TURISMO

BTL 2026 reforça posicionamento internacional

A 36.ª edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market superou as expetativas, reforçando o crescimento do seu posicionamento internacional e a capacidade de atrair cada vez mais destinos, empresas e profissionais de diferentes mercados. Promovida pela Fundação AIP, a próxima edição da BTL realiza-se de 3 a 7 de março de 2027.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Com cerca de 85.000 visitantes, a edição de 2026 atingiu o valor mais elevado de sempre, evidenciando a forte adesão do público e dos profissionais do setor.

Ao longo de cinco dias, a BTL voltou assim a consolidar-se como um dos principais momentos de decisão de consumo turístico em Portugal, concentrando milhares de portugueses na escolha e compra de férias, o que permitiu gerar um volume de negócios de vários milhões de euros.

A forte componente comercial voltou a evidenciar-se, com mais de 300 postos de venda direta em funcionamento contínuo, registando procura constante por parte dos visitantes. A diversidade de destinos nacionais e internacionais, aliada a campanhas promocionais exclusivas, gerou uma dinâmica de compra transversal a todos os pavilhões da feira.

Segundo Dália Palma, gestora coordenadora do evento, «esta foi a maior edição de sempre da BTL, um marco que reforça a relevância crescente do evento a nível nacional e internacional». «Este resultado traz também uma responsabilidade acrescida para a próxima edição, no sentido de continuar a elevar a qualidade da oferta, potenciar oportunidades de negócio e superar as expectativas de todos os participantes», sublinhou ainda a responsável.

DIMENSÃO E CRESCIMENTO SUSTENTADO

A edição de 2026 contou com 1.700 expositores e 125 destinos internacionais, registando um crescimento de 20% na área internacional. A feira ocupou cinco pavilhões e uma área total de 60.000 m², refletindo a forte procura por parte de entidades públicas, empresas e destinos que reconhecem na BTL uma plataforma indispensável para promoção, “networking” e geração de negócio.

A procura transversal traduziu-se também num crescimento expressivo em áreas-chave, como a Hotelaria (+30%), serviços (+15%) e distribuição (+10%). Destaca-se ainda o elevado grau de satisfação dos participantes: 88% afirmaram que a BTL correspondeu às suas expectativas e mais de 80% indicaram que recomendariam a feira a outros profissionais do setor, segundo um inquérito realizado durante o evento.

PROGRAMA DE “HOSTED BUYERS”

SUPERA TODAS AS EXPECTATIVAS

O programa “Hosted Buyers”, desenvolvido em parceria com a TAP Air Portugal e o Turismo de Portugal, e com apoio de outras entidades, nomeadamente a ACISO, superou as melhores expectativas ao promover mais de 3.800 reuniões de negócios entre os mais de 200 compradores internacionais, provenientes de 42 mercados emissores, e as mais de 500 empresas participantes.

Promovida pela Fundação AIP, a próxima edição da BTL- Better Tourism Lisbon Travel Market realiza-se de 3 a 7 de março de 2027, prometendo continuar a elevar a fasquia do turismo em Portugal e a afirmar Lisboa como ponto de encontro incontornável do setor a nível internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *