DAKAR

António Maio “preso” em rochas numa trialeira

Piloto lusitano perdeu 15 minutos na etapa inaugural do Dakar Rally 2025, após um percalço com a sua Yamaha WR450 Rally, que ficou “enclausurada” numa ravina, encaixada entre duas pedras numa zona trialeira.

carlos.sousa@autolook.pt

O prólogo que definiu a ordem de partida para a primeira etapa colocou António Maio, inscrito por Franco Sport Yamaha Racing Team, a ser o terceiro a ir para a pista na tirada inicial do Dakar Rally 2025. Aos comandos da sua Yamaha WR450 Rally esta primeira etapa ficou marcada para o piloto português por um percalço que lhe fez perder cerca de 15 minutos.

«Foi uma etapa onde tudo aconteceu. Começou bem. Fui o terceiro a arrancar. Entendi-me bem com a navegação até ao km 300. Houve um ou outro erro que fez com que perdesse tempo, mas era natural. Durante muito tempo tinha apenas uma marca no chão, mas fiquei bastante contente com o ritmo», referiu António Maio.

«Depois do reabastecimento, ao km 300, fiquei preso numa ravina, com a moto encaixada entre duas pedras numa zona trialeira. Acabei por perder imenso tempo. Tive ali quase 15 minutos. Depois houve um piloto, o Nosiglia, que me ajudou a tirar a moto porque sozinho não conseguiria. Tentei, depois disso, entrar num bom ritmo, mas já estava no meio de outros pilotos e havia pó», acrescentou o piloto alentejano.

«Foi pena este percalço que me fez perder bastante tempo, mas estou contente por ter chegado ao fim. Também está tudo bem com a moto apesar de algumas mazelas devido à situação em que fiquei entalado nas rochas, mas tirando isso está tudo bem e vamos agora preparar a etapa das 48 horas», salientou no regresso ao bivouac o experiente piloto e major da GNR.

Nos próximos dois dias disputa-se a etapa crono de 48 horas introduzida pela primeira vez na edição de 2024. Quando forem 17h00, os participantes terão de parar na próxima das seis áreas de descanso que se encontram no percurso da especial. Os pilotos ficarão isolados do mundo acampando sob o céu estrelado depois de partilhar um jantar com os adversários.

Na manhã seguinte, as ordens dos participantes serão dadas ao amanhecer em cada área de descanso, mas a segunda parte da etapa crono de 48 horas acontecerá em terreno mais variado no Norte de Bisha.

Embora as dunas não sejam tão assustadoras, a dificuldade permanecerá praticamente inalterada. A maioria dos participantes enfrentará cerca de cem quilómetros de dunas todos os dias.

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