AUTOLOOKNotícias Várias

Rally Petrolettes de Coimbra sábado na Bairrada

Com a participação de 16 motos e 18 participantes, a edição deste ano regressa a um território de excelência para completar o que já tinha sido feito o ano passado.

Carlos Sousa (carlos.sousa@autolook.pt)

O Rally Petrolettes de Coimbra vai para a estrada este sábado, ação que incentiva mulheres que partilham a paixão comum por motos, aventuras e peripécias. Esta iniciativa é um passeio de motos realizado anualmente por mulheres, iniciado na Alemanha, espalhando-se pelo mundo inteiro com grupos locais a acelerar simultaneamente no mesmo fim de semana.

Unidas pelo movimento mundial, as Petrolettes de Coimbra iniciaram a prática desta iniciativa muito recentemente mas, paulatinamente, vão proliferando o número de entusiastas, algumas provenientes de clubes, coletivos e individuais femininos.

Com a participação de 16 motos e 18 participantes – duas são penduras, uma delas a fotojornalista transportada numa “sidecar” –, o Rally Petrolettes de Coimbra 2023 regressa à Rota da Bairrada para completar o que já tinha sido feito o ano passado.

Trata-se de uma missão que reúne participantes de Coimbra, Aveiro, Águeda, Cantanhede, Mealhada, Mortágua, Tentúgal e Lisboa, além de Patrícia Tenreiro que aceitou o convite sem hesitar.

A presidente e fundadora da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima Motard (APAVAM) é natural de Coimbra mas reside em Setúbal devido a questões de índole profissional.

DOIS PASSEIOS E OUTROS TANTOS PRÉMIOS

Refira-se que as Petrolettes de Coimbra já ganharam dois prémios internacionais nos passeios já realizados, na Nazaré e Rota da Bairrada. Este ano, o Rally Petrolettes de Coimbra, que conta com alguns parceiros, entre eles NEXX, ACM2R, Trialmotor, Ondacoimbra, Ducati Leiria, tem o “meetpoint” no Seminário Maior de Coimbra, às 8h00, em direção a norte da cidade, efetuando uma paragem na Ondacoimbra para uma foto de família.

A primeira edição do Rally Petrolettes teve lugar em 5 de junho de 2021, ligando Coimbra à Nazaré, com passagem pelo Forte de Santa Catarina (Figueira da Foz) e farol de S. Pedro de Moel, enquanto a segunda, também com partida de Coimbra – o “meetpoint” foi na Praça da Canção – privilegiou parte da Rota da Bairrada.

Neste território, houve tempo para uma visita ao Museu Etnográfico e Agrícola da Cordinhã – superiormente recebidas por José Carlos Póvoa dos Santos, presidente da Junta de Freguesia da Cordinhã, e Arsénio Cavaco, fundador do Rancho Lavradores da Cordinhã e um “expert” do museu.

Integrado numa zona fortemente agrícola e com grande tradição vitivinícola, o Museu Etnográfica e Agrícola oferece uma visão de como a vida quotidiana se processava antes da modernização e utilização de máquinas. A visita culminou com uma prova dos excelentes vinhos da Cordinhã, acompanhado de iguarias regionais.

Seguiu-se a praia fluvial das Sete Fontes situada na freguesia de Ourentã, junto à N 234. Trata-se de uma infraestrutura construída em forma oval e com profundidade de até cerca de 1,2 metros de profundidade. O passeio prosseguiu para a Praia de Mira, com as motos a ficarem imobilizadas nas proximidades da estátua dos pescadores de arte xávega, junto à Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Depois da contemplação do mar, as Petrolettes de Coimbra seguiram para a Casa da Quinta de São José, na Barra da Praia de Mira, que culminou com um jantar e acampamento naquela herdade de turismo rural para, no dia seguinte, cada uma seguiu para a sua casa.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *