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MissionH24 apresenta nova decoração para 2023

Protótipo faz parte do projeto MissionH24, para acelerar o desenvolvimento da mobilidade com zero emissões baseada no hidrogénio, que tem a Michelin como parceiro de referência. Michelin equipa H24 com pneus fabricados com mais de 50% de materiais sustentáveis, reciclados e de origem biológica.

(auto.look2010@gmail.com)

O H24 reluz nas suas novas cores para a temporada 2023. O protótipo de propulsão elétrica com pilha de combustível de hidrogénio, que faz parte do programa desportivo MissionH24, foi apresentado perante a Comissão Europeia, em Bruxelas, no âmbito de um evento que teve lugar na capital belga para estabelecer as bases da estratégia europeia do hidrogénio; e também participou na Eurexpo de Lyon, a maior montra francesa da inovação industrial, que teve lugar recentemente.

O programa MissionH24, que conta com a colaboração da Michelin enquanto um dos parceiros principais, tem como objetivo dar forma ao futuro da competição automobilística com zero emissões. O H24 estreou uma decoração com uma cor azul, e bolhas como símbolo da água, as únicas emissões do protótipo durante o seu funcionamento.

Também foi incorporado um cronómetro, que evoca a contagem decrescente para a comemoração do centenário das 24 Horas de Le Mans, que tem lugar este ano, e o tempo que este programa desportivo, baseado no hidrogénio, pretende poupar ao planeta, reduzindo as emissões de CO2.

Partindo do trabalho realizado em 2022, o protótipo H24 prosseguirá o seu desenvolvimento participando nas corridas de resistência da Taça Michelin Le Mans, e estará presente nas 24 Horas de Le Mans, que terão lugar nos dias 10 e 11 de junho.

A MICHELIN E O PROJETO MISSIONH24

O programa Mission H24, impulsionado pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizador das 24 Horas de Le Mans, e pela GreenGT, empresa pioneira em mobilidade elétrica baseada no hidrogénio, foi posto em marcha em 2018.

O LMP H2G, com as cores da equipa H24 Racing, concebido como um protótipo de laboratório, tornou-se no primeiro LMP (Le Mans Prototype) do mundo com um sistema de propulsão elétrico de pilha de hidrogénio.

O H24 que participou nas provas da Michelin Le Mans Cup de 2021 é já um protótipo real, equipado com dois motores elétricos, e com um módulo de energia baseado em quatro pilhas que utilizam hidrogénio como combustível para gerar a eletricidade de que os motores necessitam para impulsionar o veículo. Durante o seu funcionamento, o protótipo emite, unicamente, água.

O grupo Michelin colabora com o projeto MissionH24 de duas formas: através da sua filial Symbio, fornecendo a tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio; e equipando o protótipo com pneus MICHELIN fabricados com materiais sustentáveis, reciclados e de origem biológica.

A percentagem destes materiais nos pneus de competição do H24 passou de 46% em 2021 para 53% atualmente, graças à maior proporção de borracha natural, à utilização de negro de carbono proveniente de pneus em fim de vida, e outros materiais, como casca de laranja e de limão, óleo de girassol ou resina de pinheiro.

Para a Michelin, a competição tem sido sempre um motor de inovação e o melhor laboratório tecnológico para desenvolver soluções de alta tecnologia em condições extremas. O projeto MissionH24 é uma ilustração perfeita desta visão audaz e pioneira, e encaixa na perfeição na estratégia “Tudo Sustentável” da Michelin, que volta a dar mostras da sua capacidade para incorporar uma percentagem cada vez maior de materiais sustentáveis nos seus produtos sem comprometer a performance.

Uma tendência que coincide com o compromisso da Michelin, de fabricar todos os seus pneus exclusivamente com materiais de origem biológica e reciclada a partir de 2050.

MELHORAR DE FORMA SUSTENTÁVEL A MOBILIDADE DOS CLIENTES

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte.

De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 177 países, emprega mais de 124.760 pessoas e dispõe de 68 centros de produção de pneus, que, em 2021, fabricaram 173 milhões de pneus.

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