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Paddon vence em Fafe e Breen o melhor “luso”

O piloto neozelandês venceu hoje o Rali Serras de Fafe, Felgueiras, prova de abertura dos campeonatos da Europa e de Portugal, com o irlandês a ser o melhor “português” que participam no Campeonato de Portugal.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Emoção a rodos nas derradeiras quatro especiais, com o neozelandês Hayden Paddon (Hyundai i20 N Rally2) a conseguir a vitória na “Power Stage”, onde Mikko Heikkila (Skoda Fabia Rally2 Evo) entrou com 2,8 segundos de vantagem.

No entanto, o piloto finlandês não evitou um furo, parou para mudar a roda, custando-lhe mais de dois minutos de atraso, pelo que foi relegado para o oitavo lugar da geral, com o norueguês Mads Ostberg (Citroën C3 Rally2) e o estónio Georg Linnamae (Hyundai i20 N Rally2) a completarem o pódio.

Ao longo da tarde a luta foi intensa, com o finlandês a começar a segunda volta pelas quatro especiais do dia, com 2,9 segundos de vantagem sobre o norueguês e 4,6” sobre o neozelandês, que ganhou, 0,1 segundos aos seus adversários nos 8,9 km de Luilhas. Logo a seguir, no Seixoso (9,97 km), Hayden Paddon foi o mais rápido e ascendeu ao segundo lugar a 3,0 segundos de Mikko Heikkila e passou a ter 1,9 segundos de avanço sobre Mads Ostberg, que reconheceu não ter condições para continuar a lutar pela vitória.

Em Santa Quitéria, aquele que viria a ser o futuro vencedor, recuperou mais 0,2 segundos ao comandante, com Mads Ostberg a ficar a 7,7 segundos, numa confirmação da sua incapacidade para continuar na luta.

Finalmente, na Lameirinha (14,90 km), Hayden Paddon entra a ganhar 0,7 segundos a Mikko Heikkila no primeiro ponto de controlo, mas logo a seguir o finlandês não evitou uma pedra e comprometeu de forma irremediável a esperança de vencer.

Um cenário que permitiu ao neozelandês inscrever pela primeira vez o seu nome na lista de vencedores do Campeonato de Portugal de Ralis, naquela que é a 11.ª vitória da marca sul-coreana, que colocou dois carros no pódio.

Em termos de Campeonato de Portugal, Craig Breen (Hyundai i20 N Rally2) confirmou, sem surpresa, o favoritismo que lhe era atribuído e só os mais de 2m30s, perdidos com os furos, o terão impedido de lutar pela vitória, como o demonstrou esta manhã ao ser o mais rápido em três das quatro especiais, juntando ainda o triunfo na “Power Stage”.

«Foi um bom começo de campeonato, mas gostava de ter ganho também a nível absoluto… Gostei da prova e agora que venha a próxima», comentou Craig Breen, que ganhou seis das 14 classificativas disputadas (três foram canceladas no sábado).

A prova de abertura da temporada foi funesta para Armindo Araújo, que deverá ter perdido as hipóteses de revalidar o título, que seria o oitavo, uma vez que não se sabe quando poderá regressar à estrada, sendo evidente que não irá estar no Rali Casinos do Algarve dentro de 15 dias, tudo dependendo da rapidez da recuperação das fracturas das três costelas sofridas.

Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2 Evo) foi o segundo, depois de ter passado pelo comando, em consequência do tempo perdido pelo irlandês e pelo abandono de Armindo Araújo.

«Hoje, já conseguimos andar ao nosso ritmo, o carro estava muito melhor e este resultado foi bastante positivo para início de campeonato», disse o piloto natural de Braga.

Ricardo Teodósio (Hyundai i20 N Rally2), que foi o primeiro comandante da prova, por ter sido o mais rápido na super-especial que na sexta-feira, à noite, abriu o rali, a completar o pódio, penalizado pelo mau tempo de ontem, sabendo-se, como se sabe, que os pisos molhados não são os que mais agradam ao piloto algarvio.

O algarvio, que sofreu um furo na derradeira especial da prova, que valia pontos extra, disse que «apostava em conseguir um bom resultado na “Power Stage” (Lameirinha 2), para amealhar o máximo de pontos, mas fui surpreendido por um furo e quase perdia o terceiro lugar. Até chorei… Felizmente, tudo acabou bem», explicou o campeão nacional de 2019 e 2021.

José Pedro Fontes (Citroën C3 Rally2), depois de uma prova discreta, foi quarto e Bernardo Sousa (Citroën C3 Rally2), que tinha desistido, ontem, e regressado, hoje, em “Super Rally”, voltou a ser forçado a abandonar.

FICHA DA PROVA

Prova – Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto

Data – 10/11 de Março

Organizador – Demoporto

Estrutura – 784,08 km divididos por três secções: Fafe – Fafe (1,94 km); Fafe – Fafe (499,64 km); Fafe – Fafe (282,50 km)

PC – 17 (1 + 8 + 8) previstas, 14 (1 + 6 + 7) efectuadas

Extensão das PC – 180,29 km (1,43 km + 94.58 km + 84,28 km) regulamentados, 145,93 km (1,43 km + 60,22 km + 84,28 km) percorridos

Percentagem das PC – 22,99 % idealizada, 18,61 % concretizada

Inscritos – 86 (45 RC2, 3 RC3, 19 RC4, 3 RC5, 16 R3N)

Participantes – 84 (44 RC2, 3 RC3, 19 RC4, 2 RC5, 16 R3N)

Classificados – 55 (32 RC2, 2 RC3, 8 RC4, 13 R3N)

COMANDANTES SUCESSIVOS

Absoluto – Ricardo Teodósio, na 1.ª PC; Mads Ostberg, na 2.ª PC; Mikko Heikkila, na 3.ª PC; Mads Ostberg, na 4.ª e 5.ª PC; Craig Breen, na 6.ª PC; Mikko Heikkila, da 7.ª à 16.ª PC; Hayden Paddon, na 17.ª PC

RC2 – Ricardo Teodósio, na 1.ª PC; Mads Ostberg, na 2.ª PC; Mikko Heikkila, na 3.ª PC; Mads Ostberg, na 4.ª e 5.ª PC; Craig Breen, na 6.ª PC; Mikko Heikkila, da 7.ª à 16.ª PC; Hayden Paddon, na 17.ª PC

RC3 – Pierre Ragues, na 1.ª PC; Jon Armstrong, da 2.ª à 17.ª PC;

RC4 – José Loureiro, na 1.ª PC; Ernesto Cunha, na 2.ª PC; Ricardo Sousa, na 3.ª PC; Ernesto Cunha, da 4.ª à 17 PC

RC5 – Gonçalo Henriques, da 1.ª à 9.ª PC

R3N – Sergi Francoli, na 1.ª e 2.ª PC; Bruno Bulacia, da 3.ª à 17.ª PC

VENCEDORES

Absoluto – Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 N Rally2)

RC2 – Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 N Rally2)

RC3 – Jon Armstrong/Andrew Browne (Ford Fiesta Rally3)

RC4 – Ernesto Cunha/Carlos Magalhães (Peugeot Rally4)

R3N – Bruno Bulacia/Marco Der Ohannesian (Toyota GR Yaris RZ)

CLASSIFICAÇÃO

POS. EQUIPA CARRO TEMPO
1.º Hayden Paddon/John Kennard Hyundai i20 N Rally2 1.42’21,3″
2.º Mads Ostberg/Patrik Barth Citroen C3 Rally2 a 10,8″
3.º Georg Linnamae/James Morgan Hyundai i20 N Rally2 a 27,6″
4.º Mikolaj Marczyk/Szymon Gospodarczyk Skoda Fabia RS Rally2 a 1’13,5″
5.º Yoann Bonato/Benjamin Boulloud Citroen C3 Rally2 a 2’11,9″
6.º Craig Breen/James Fulton Hyundai i20 N Rally2 a 2’19,7″
7.º Efrén Llarena/Sara Fernandez Skoda Fabia RS Rally2 a 2’22.0″
8.º Mikko Heikkila/Samu Vaaleri Skoda Fabia Rally2 Evo a 2’41,3″
9.º Tom Kristensson/Andreas Johansson Citroen C3 Rally2 a 2’43,7″
10.º Miklós Csomós/Attila Nagy Skoda Fabia Rally2 Evo a 2’49,6″

OS MAIS RÁPIDOS

1.º 2.º 3.º 4.º 5.º 6.º
Craig Breen 6 2 1 0 0 0
Mads Ostberg 2 0 3 0 2 1
Robert Virves 2 0 1 1 1 1
Ricardo Teodósio 1 5 4 3 0 0
Hayden Paddon 1 3 2 3 1 0
Martins Sesks 1 2 0 1 2 2
Mikko Heikkila 1 0 0 0 0 0
Erik Cais 0 1 0 0 0 0
Mikolaj Marczyk 0 1 0 0 0 0
Armindo Araújo 0 0 2 0 1 1
Miklós Csomós 0 0 1 3 1 3
Simone Tempestini 0 0 1 1 3 1
Filip Mares 0 0 0 2 1 0
Tom Kristensson 0 0 0 1 0 0
Simone Campedelli 0 0 0 0 1 0
Pontus Tidemand 0 0 0 0 0 1
Georg Linnamae 0 0 0 0 0 1
Yoann Bonato 0 0 0 0 0 1
Fabrizio Zaldivar 0 0 0 0 0 1

Próximas provas – Rally Islas Canarias, de 4 a 6 de Maio, a contar para o Campeonato da Europa, e Rali Casinos do Algarve, de 31 de Março e 1 de Abril, a contar para o Campeonato de Portugal.

Classificação do campeonato – 1.º, Craig Breen, 28 pontos; 2.º, Miguel Correia, 22; 3.º, Ricardo Teodósio, 17; 4.º, José Pedro Fontes, 15; 5.º, Pedro Almeida, 12; 6.º, Lucas Simões, 10; 7.º, Paulo Neto, 8; 8.º, Ernesto Cunha, 6; 9.º, Paulo Caldeira, 4; 10.º, Anton Korzun, 2.

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