AUTOLOOKNotícias Várias

Noite mágica no êxito dos 50 anos do Escape Livre

O Teatro Municipal da Guarda foi pequeno para conter a família, os amigos e todos quantos decidiram estar presentes na Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre. Uma noite mágica com Luís de Matos a celebrar as Bodas de Ouro do programa de rádio mais antigo de Portugal, dedicado ao automóvel, ao desporto motorizado e à segurança rodoviária, criado por Luís Celínio.

(auto.look2010@gmail.com)

A Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre foi o ponto alto das celebrações do quinquagésimo aniversário do programa de rádio dedicado ao automóvel mais antigo de Portugal, emitido na antena da Rádio Altitude.

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) engalanou-se, encheu-se de amigos do Escape Livre, guardenses e forasteiros, que prestaram tributo a uma ferramenta que tem sido decisiva na promoção da Guarda e da sua região.

Antes da Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre, as comemorações deste importante marco na história da cidade, da rádio e do fundador do programa, Luís Celínio, arrancaram com uma inédita produção das “24 Horas de Escape Livre”, um programa que deu a volta completa aos ponteiros do relógio com uma viagem pela avenida da memória, remexendo no baú das recordações.

Com Pinto Moreira, José Manuel Costa e Luís Celínio ao volante, a renovada equipa do Escape Livre desfilou memórias, ideias, entrevistas e conversa sobre o passado extraordinário do programa, o presente que continua a sorrir ao profissionalismo e empenho da equipa Escape Livre e sobre um futuro que, como referiu o presidente do clube, os próximos 50 anos não serão iguais… serão melhores».

Da emissão em direto com a RFM e o programa 6PM de Pedro Fernandes e Mariana Alvim, à visita do programa GTI+ da TVI aos estúdios da Rádio Altitude, a emissão maratona do Escape Livre conheceu divulgação nacional nestas celebrações.

Com a presença do Dr. Raul Moreira, diretor de filatelia dos CTT, na loja da Guarda, foi lançado o postal de aniversário, em edição limitada, com o selo e carimbo realizados para o efeito. E os primeiros postais dos 50 anos com o selo e carimbo do dia ali mesmo colocado já seguiram para os seus destinatários.

A magia de Luís de Matos trouxe à Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre a espetacularidade que a efeméride reclamava, tendo o mágico feito aparecer em palco um Renault 5, o modelo alvo do primeiro ensaio do Escape Livre feito por Luís Celínio e Francisco Carvalho dentro das instalações das Indústrias Lusitanas Renault.

A ligação do passado ao futuro ficou sublinhada pela presença do neto de Luís Celínio lado a lado com Luís de Matos dentro do Renault 5. O espetáculo foi vibrante e estendeu a passadeira vermelha ao segundo momento da Gala SPAL 50 Anos do Programa Escape Livre.

Muitas são as pessoas, individualidades e instituições que neste inaudito meio século de vida do Escape Livre marcaram a rica história do programa. Por isso Luís Celínio e o Escape Livre distinguiram vinte cinco pessoas e entidades, algumas a título póstumo, com uma extraordinária peça de porcelana concebida e produzida pela SPAL, parceiro de longa data do Escape Livre.

E Ângelo Mesquita, administrador da SPAL, acabou por surpreender o fundador do programa com uma peça especial que celebra os 50 anos do Escape Livre. Também o reconhecido artista/pintor, natural da Guarda, Arménio Dinis ofereceu um magnífico quadro em acrílico alusivo à ocasião.

Luís Coelho, diretor da Escape Livre Magazine e dos projetos especiais do universo Escape Livre, lembrou o caminho percorrido e «tudo o que fizemos até hoje na promoção e divulgação da Guarda e da região» prometendo que «enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar!».

Pedro Machado, presidente da Região de Turismo do Centro, aproveitou para destacar «o papel fundamental que o Escape Livre tem assumido na promoção da região a nível nacional» agradecendo o «trabalho feito por Luís Celínio e pela sua equipa» na promoção do território dando os «parabéns por estes 50 anos».

Por seu turno, Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, sustentou o apoio da edilidade ao Escape Livre «pelo seu trabalho na promoção e atração de pessoas à Guarda, um trabalho feito com profissionalismo e empenho» deixando os parabéns pelo aniversário, e vincando que «os municípios da região terão de dar as mãos e defender aquilo que é o bem maior, o desenvolvimento e promoção da Guarda e da Beira Interior em Portugal e no mundo».

Para Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre e fundador do Programa Escape Livre, foi uma noite de emoções fortes: «Tenho aqui os meus amigos e a minha família», disse com a voz embargada durante um discurso onde ficou claro o desejo que os próximos 50 anos sejam ainda melhores.

«Foi uma emoção ver o magnífico Teatro Municipal da Guarda cheio com a família, os amigos do Escape Livre e todos aqueles que se quiseram juntar a nós nesta celebração» referiu Luís Celínio no final da gala.

E refletindo sobre a jornada até aqui, lembrou que «a minha ideia de um programa de rádio dedicado aos automóveis nunca teve como objetivo cumprir 50 anos». «Aconteceu e a Guarda e a Beira Interior vão ficar na história radiofónica portuguesa lado a lado com a Rádio Altitude. E uma vez mais inovámos com o “24 Horas de Escape Livre”. Por isso, muito feliz, e pronto para os próximos anos a informar sobre o automóvel, divulgar a Guarda e a sua região».

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *