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Mattias Ekström vence Corrida dos Campeões

O piloto sueco comemorou no pódio com pompa e circunstância o triunfo na Race Of Champions, versão 2023, revelando muita aptidão na neve, gelo e “drift” com os melhores pilotos do mundo…

(auto.look2010@gmail.com)

O piloto da Cupra no Mundial do E-TCR e da Audi no Dakar, Mattias Ekström, foi o grande vencedor da “Race of Champions” (Corrida dos Campeões), prova que se realizou em Pitea Havsbad, no norte da Suécia – a cerca de 96 quilómetros do círculo Polar Ártico –, que juntou alguns dos melhores pilotos do mundo de várias modalidades do desporto automóvel, desde a Fórmula 1, WRC, Nascar ou IndyCar.

Na grande final, Mattias Ekström (campeão DTM, E-TCR e World Rallycross) bateu o alemão Mick Schumacher (campeão de F2 e piloto de F1, filho de Michael Schumacher), tendo alcançado a proeza de igualar o número de vitórias (quatro) de Sébastien Loeb (WRC) e de Didier Auriol ao longo da história da competição (iniciada em 1988).

A prova teve lugar numa pista de gelo e neve, perto da turística localidade de Pitea Havsbad, na Suécia, contando com a presença de vários pilotos “caseiros” – nada menos que Oliver Solberg, Peter Solberg, Johan Kristoffersson e Felix Rosenqvist –, além de outros nomes sonantes, tais como Mika Hakkinen, Valteri Bottas, David Coulthard ou Sebastian Vettel, por exemplo.

A lista de inscritos contou também com o norte-americano Travis Pastrana, além do estreante Felipe Drugovich (brasileiro, campeão mundial de F2 em 2022 e atual piloto de reserva da Aston Martin na F1), sendo ainda possível destacar Adrien Tambay (campeão mundial E-TCR pela Cupra) e Thierry Neuville (WRC) e, por último, o consagrado Sébastien Loeb (9 vezes campeão do WRC).

Na manga final, Mattias Ekström (44 anos) foi surpreendido por um pequeno incêndio no “cockpit”, junto à transmissão, mas nem isso o deteve, tendo sacudido e apagado o fogo com as próprias luvas, acelerando ‘a fundo’ até à vitória final.

A Corrida dos Campeões desenrolou-se, como é hábito, através de eliminatórias (e por sorteio), tendo todos os pilotos guiado à vez automóveis tão diferentes como os elétricos Cupra UrbanRebel Concept e os Zeroid X1 (da espanhola QEV), além dos RX2e do Mundial de Rallycross (SuperCar Lites) e os Polaris RZR.

A Cupra associou-se à competição com a participação de dois UrbanRebel Concept e a presença do Cupra Tavascan Extreme E (“show-car”), neste último caso através da promissora piloto Klara Anderson.

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