DAKAR

Nasser Al-Attiyah: quinto triunfo nos automóveis

O qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) confirmou hoje o quinto triunfo nos automóveis no Rali Dakar de todo-o-terreno e tornou-se no segundo mais vitorioso na prova, apenas atrás do francês Stéphane Peterhansel (Audi), que tem oito títulos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

O Dakar, versão 2023, provou ser um sucesso impressionante para a África do Sul. O GR Hilux DKR T1+ da dupla formada por Nasser Al Attiyah e Mathieu Baumel conquistou a terceira vitória no Dakar para a Toyota Gazoo Racing.

O qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) conquistou o segundo triunfo consecutivo, quinto da sua carreira, depois de uma prova, onde assumiu o comando na terceira etapa, para não mais o perder, para desde cedo ter ficado patente, face aos problemas dos seus adversários que só algo de imprevisto o podia impedir de repetir o feito de 2022.

Para o príncipe do Qatar, a segunda parte da prova foi um verdadeiro “passeio” face ao avanço, mais de uma hora, que tinha sobre os seus mais diretos perseguidores, o que o levou a não correr riscos e a limitar-se a levar o carro até ao fim. À partida, Nasser Al-Attiyah considerava o francês Sébastien Loeb (BRX), descartando as hipóteses dos Audi e veio a provar-se que teve razão.

O francês foi o mais rápido em sete das 14 etapas, seis delas de forma consecutiva, mas o tempo perdido (1m5m) no Setor Seletivo, em consequência de furos e problemas de suspensão, roubou-lhe a possibilidade de discutir o triunfo com Nasser Al-Attiyah, mas conseguiu recuperar até ao segundo lugar, à frente do brasileiro Lucas Moraes (Toyota) que, na primeira presença na prova, terminou no derradeiro lugar do pódio.

A prova ficou marcada pelo descalabro da Audi, que viu o francês Stéphane Peterhansel e o espanhol Carlos Sainz e ficarem pelo caminho, o primeiro, em consequência da queda de uma duna, na sétima tirada, com Edouard Boulanger, o seu navegador a ser conduzido ao hospital, e o segundo a cair na mesma duna e a abandonar três etapas depois com problemas mecânicos.

Paulo Fiúza levou o lituano Vaidotas Zala (Hunter) a ser segundo em dois Setores Seletivos, mas problemas mecânicos levaram-nos ao abandono a três dias do final da prova, enquanto José Marques, que acompanhou o lituano Gintas Petrus (Optimus), conseguiu chegar, mas nos derradeiros lugares da classificação.

Tal como Nasser Al-Attiyah nos automóveis, também o norte-americano Austin Jones (BRP Maverick), nos T3, teve uma fase final de gestão, para terminar à frente do seu compatriota Seth Quintero (BRP Maverick) e do belga Guillaume De Mevius (OT3), que chegou a passar pelo comando.

João Pedro Ré, que navegou o saudita Saleh Alsaif (CAN-AM X3), foi o melhor classificado lusitano, em sexto, mas o destaque vai para os triunfos em etapas de João Ferreira (Yamaha X-Raid) e Ricardo Porém (Yamaha X-Raid) cuja a classificação final foi consequência dos dias de problemas que tiveram de enfrentar.

Nos T4 repetiu-se a situação vivida nos motos, com o polaco Eryk Gozcal (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo) a aproveitar os erros do lituano Rokas Basciuka (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), que largou *a frente para o derradeiro SS, para chegar ao triunfo, à frente do seu adversário e do seu irmão Marek Gozcal (BRP CAN-AM Maverick XRS).

Pedro Bianchi Prata levou o brasileiro Bruno Conti de Oliveira (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo) ao sexto lugar da geral, enquanto Fábio Mota, que navegou o brasileiro Cristiano Baptista (BRP Can-AM Maverick XRS Turbo), apesar de dois segundos lugares em SS, acabou no fundo da tabela, em consequência de alguns maus dias.

CLASSIFICAÇÕES

SECTOR SELECTIVO (136 KM)

AUTOMÓVEIS – 1.º, Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Hunter), 1.09’24”; 2.º, Mattias Ekstrom/Emil Bergvist (Audi), 1.11’00”; 3.º, Sébastien Halpern/Bernardo Graue (Mini JCW), 1.11’17”; 4.º, Jakub Przygonski/Armand Monleon (Mini JCW), 1.12’32”; 5.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), 1.13’08”; 6.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), 1.14’12”; 7.º, Yazzed Al-Rahji/Dirk Von Zitzewitz (Toyota), 1.14’32”; 8.º, Nasser Al-Atiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 1.15’05”; 9.º, Giniel De Villiers/Dennis Murphy (Toyota), 1.15’33”; 10.º, Carlos Checa/Marc Sola (Astara 01 Concept), 1.15’42”: …; 31.º, Gintas Petrus/José Marques (Optimus), 1.29’46”

SSV (T3) – 1.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (CAN-AM Maverick), 1.18’01”; 2.º, Ignacio Casale/Alvaro Leon (Yamaha X-Raid), 1.18’59”; 3.º, David Zille/Sebastian Cesana (CAN-AM Maverick XRS), 1.19’32”; 4.º, Hans Weijs/Rudolf Meijer (Arcane T3), 1.19’47; 5.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrache (CAN-AM XRS), 1.20’55”; …; 8.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid), 1.22’29”; …; 10.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), 1’24’04”; …; 13º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 1.24’13”; …; 17.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), 1.26’10”

SSV (T4) – 1.º, Carlos Vento/Carlos Ruiz (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 1.21’54”; 2.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 1.22’32”; 3.º, Michal Gozcal/Szymon Gospodarczyk (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 1.22’48”; 4.º, Marek Gozcal/Maciej Marton (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 1.23’44”; 5.º, Rodrigo Luppi Oliveira/Mayhel Justo (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 1.24’20”; 6.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), 1.24’28”

GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º, Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 45.03’15”; 2.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), a 1.20’49”; 3.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota), a 1.38’31”; 4.º, Giniel De Viliers/Dennis Murphy (Toyota), a 2.31’12”; 5.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), a 2.36’23”; 6.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Raptor RS Cross Country), a 3.40’44”; 7.º, Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras (Toyota), a 4.27’09”; 8.º, Wei Han/Ma Li (SMG), a 4.29’21”; 9.º, Sébastien Halpern/Bernardo Graue (Mini JCW), a 4.42’38”; 10.º, Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Hunter), a 5.22’10”; …; 44.º, Gintas Petrus/José Marques (Optimus), a 76.16’15”,

SSV (T3) – 1.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP Maverick), 51.55’53”; 2.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (BRP Maverick), a 52’05”; 3.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), a 1.35’42”; 4.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (BRP Maverick), a 2.56’20”; 5.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM XRS), a 2.59’48”; 6.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), a 4.14’08”; …; 12.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), a 10.46’41”; …; 27.º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 35.18’19”; …; 37.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid), a 123.54’40”

SSV (T4) – 1.º, Eryk Gozcal/Oriol Mena (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), 53.10’14”; 2.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 16’44”; 3.º, Marek Gozcal/Maciej Maron (CANAM Maverick XRS Turbo), a 18’15”; 4.º, Jeremias Gonzalez/Pedro Gonzalo (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.07’00”; 5.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 1.49’18”; 6.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), a 3.02’21”; …; 32.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 45.37’26”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *