AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Honda aliada a maior empresa de baterias da China

Acordo anunciado permite que o negócio vai permitir contratar mais de 123 GWh de capacidade para cerca de 1 milhão de veículos.

(auto.look2010@gmail.com)

A Honda está a preparar o lançamento de 10 novos automóveis elétricos no decurso dos próximos cinco anos. Para esse efeito, a marca anunciou um acordo com a maior empresa chinesa de fabrico de baterias – a CATL –, cujos acumuladores equiparão os futuros modelos elétricos à venda entre 2024 e 2030. O negócio permitirá contratar mais de 123 GWh de capacidade para cerca de 1 milhão de veículos.

A Honda e a CATL já tinham iniciado uma parceria estratégica em 2020, inclusive ao nível do desenvolvimento e produção de baterias, assim como no âmbito da reciclagem e da reutilização das mesmas. Na China, a submarca e:N (100% elétrica) propõe atualmente os modelos e:NS1 e e:NP1, produzidos através de “joint-venture” com a Dongfeng e a GAC, respetivamente.

Mais tarde, esses modelos poderão chegar à Europa – e aos restantes mercados mundiais –, sendo que a partir de 2024 a Honda também recorrerá a uma nova plataforma inteiramente dedicada a automóveis “zero emissões”.

Nos EUA, a Honda também prepara a construção de nova “gigafactory” com capacidade anual de 40 GWh, a partir de janeiro de 2023, localizada no Ohio, em parceria com a LG Energy Solutions. Em breve, surgirá no mercado o SUV Prologue com base numa arquitetura elétrica da GM.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *