RALISTroféus

Peugeot Rally Cup Ibérica avança para a 2.ª temporada

Depois da consagração de Roberto Blach como o primeiro Campeão da Peugeot Rally Cup Ibérica, já está em marcha a preparação da 2.ª edição desta fórmula de sucesso, de uma copa de ralis inédita que se divide por provas em Portugal e Espanha.

(auto.look2010@gmail.com)

A primeira edição da Peugeot Rally Cup Ibérica, iniciativa co-organizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, que, em 2018, contou com as parcerias da Pirelli e da Total revelou-se um verdadeiro caso de sucesso. Foram muitos os pilotos oriundos de seis países – Portugal, Espanha, Inglaterra, Argentina, Lituânia e Suécia – que protagonizaram lutas cerradas em seis ralis da Península Ibérica, dois em terra e quatro em asfalto, incluindo duas incursões no mundo do WRC.

Aos comandos dos competitivos Peugeot 208 R2, lutaram pelos diferentes títulos – Absoluto, Junior Cup e Ladies Cup – e por um aliciante lote de prémios. Demonstração da competitividade do plantel, houve cinco vencedores diferentes, atingindo-se a derradeira prova com nada menos do que seis pilotos a discutir o ceptro maior, num ano em que, curiosamente, nem o campeão nem o vice-campeão venceram qualquer rali!

PEUGEOT RALLY CUP IBERICA – Vodafone Rallye de Portugal 2018 Photo: AIFA/Jorge Cunha

São estes sólidos alicerces que permitem à Sports & You, entidade responsável pela colocação no terreno da Peugeot Rally Cup Ibérica, e também distribuidor oficial da Peugeot Citroën Racing Shop para Portugal e Espanha, poder estar já a pensar numa segunda temporada, que se irá reger por moldes muito semelhantes e na qual se pretende encontrar o sucessor de Roberto Blach, piloto oriundo da Galiza que se sagrou campeão de 2018, batendo os portugueses Diogo Gago e Pedro Antunes, entre os demais participantes.

Mantendo-se a promessa de promoção da modalidade e de contribuir para o surgimento de novos valores nas provas de estrada realizadas nas diferentes classificativas que compõem alguns dos mais renomados ralis de ambos os países, incluindo as provas do WRC – Vodafone Rali de Portugal e Rally RACC Catalunya/Rally de España – a Peugeot Rally Cup Ibérica 2019 terá, novamente, um calendário de seis provas (três em Portugal) mas com a novidade de a estrutura ser equitativa entre asfalto e terra.

O seu conjunto e datas serão anunciados oportunamente, assim que forem aprovados, pelas federações competentes (FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, RFEdA – Real Federación Española de Automovilismo), os calendários de ralis de Portugal e de Espanha e o respectivo Regulamento Desportivo. Pode-se, de qualquer modo, confirmar que a primeira prova será o Rali Serras de Fafe (22 e 23 de Fevereiro).

Produto dos ateliers da Competição Cliente da Peugeot Sport, o Peugeot 208 R2 voltará a ser a base de trabalho das equipas que vierem a inscrever-se em 2019. Tido com uma das mais competitivas máquinas da categoria “R2”, recorre a um motor de 1.598 cc, com um débito máximo de potência de 185 cv às 7800 rpm, associado a uma caixa sequencial de 5 velocidades de comando mecânico e travões de disco ventilados.

PEUGEOT RALLY CUP IBERICA – Rali de Castelo Branco 2018 Photo: AIFA/Jorge Cunha

Semelhante deverá ser o pacote de prémios a distribuir, montante que na primeira temporada foi cerca de 120.000 euros, entre valores pecuniários e peças, que se viu complementado com um Prémio Final, traduzido na atribuição de um volante de um modelo da categoria “R5” num rali no ano seguinte (a indicar).

Brevemente a Sports & You dará a conhecer os novos parceiros desta iniciativa da Peugeot Portugal e da Peugeot Espanha, herdeira de outras competições nacionais e internacionais que, no seu tempo, registaram para a marca do Leão feitos memoráveis, em ralis de ambos os países.

Em Portugal destacam-se o Troféu Peugeot 206 (de 2003 a 2006), os sete títulos de Pilotos e seis de Marcas alcançados entre 1997 e 2009, enquanto em Espanha, a Peugeot Rally Cup Ibérica buscou inspiração no Desafio Peugeot, emblemática taça monomarca, que gerou grandes nomes para o Campeonato de Espanha de Ralis, ao longo das suas quase quatro décadas de existência, num verdadeiro viveiro de talentos que contribuíram para que a Peugeot seja a marca mais galardoada do país vizinho, com um total de 11 vitórias.

Os interessados poderão desde já solicitar o Regulamento e informações adicionais sobre a competição junto da Sports & You, pelo telefone + 351 22 416 01 61 ou através do email peugeotrallycupiberica@sportsandyou.pt.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *