AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Ioniq 5 Robotaxi passa no exame de condução

O título desta notícia não tem enganos! Um filme promocional da Hyundai Motor, mostra o robotáxi Ioniq 5 a concluir com sucesso um processo semelhante ao de um verdadeiro exame de condução nos EUA, em Las Vegas, conhecida por várias “homologações” de condução autónoma.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

Baseado na visão progresso para a humanidade da Hyundai, o filme transmite, também, valores de inclusão, com o intuito de proporcionar liberdade de mobilidade para todos. Espera-se que a tecnologia de condução autónoma baseada em IA da Hyundai Motor, desenvolvida pela Motional, traga mudanças positivas para a vida quotidiana dos clientes da marca.

O filme mostra o robotáxi Ioniq 5, totalmente eléctrico e autónomo, a concluir com êxito um processo semelhante a um exame de condução nos EUA e mais uma vez se sublinha que este “exame” foi realizado em Las Vegas, o que não significa que seja aceite em todo o país.

Todavia, esta iniciativa não deixa de ilustrar a segurança e a confiabilidade da tecnologia de condução autónoma do robotáxi IONIQ 5. O vídeo YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=WHLVt5s30i0) tem início com uma entrevista a Pearl Outlaw, uma mulher americana portadora de deficiência visual, e à sua mãe, Ruth.

Pearl enfrenta limitações de mobilidade devido à sua doença, denominada “Retinitis Pigmentosa”, que a impede de obter uma carta de condução – um símbolo essencial de independência e liberdade para muitas pessoas.

A examinadora de condução certificada pela DMV com 25 anos de experiência, afirmou que «durante esse tempo, reprovei milhares e milhares de alunos no interesse da segurança pública». «Neste caso, os critérios são os mesmos – é como avaliar um humano. A velocidade, as mudanças de faixa de rodagem, as manobras, uma paragem completa, o virar à esquerda, o manter o veículo na faixa, e, claro, o tempo de reacção, fazem parte do processo de exame», referiu Kandice Jones.

No exame de condução, o robotáxi Ioniq 5 distinguiu-se no controlo da velocidade, mudanças de faixa e manobras realizadas, parar com precisão num sinal de “STOP”, realizar viragens à esquerda, e tempo de reacção perante os perigos que se lhe deparavam.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *