DAKAR

João Ferreira vence quarta etapa nos SSV

Este é o 42.º triunfo português em etapas do Dakar, numa série que começou em 1997 com a vitória de Duarte Guedes, em automóveis, na nona etapa. Nesse ano, o famalicense Paulo Marques, nas motos, viria a vencer a 13.ª etapa.

carlos.sousa@autolook.pt

O piloto português João Ferreira (Can-Am) venceu hoje, sem apelo nem agravo, a quarta etapa dos veículos ligeiros de série (SSV) da 46.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, entre Al-Salamiya e Al-Hofuf, na Arábia Saudita.

O piloto de Leiria gastou 3h13m09s para cumprir os 299 quilómetros cronometrados, deixando o segundo classificado, o saudita Yasir Seaidan (MMP) na segunda posição, a 2m48s. O francês Xavier de Soultrait (Bardahl) foi o terceiro, a 4m54s.

«Fizemos uma etapa limpa, isenta de erros, e que, acima de tudo, nos fez recuperar bastante tempo para o nosso companheiro na South Racing e líder da classificação geral dos SSV, (o espanhol) Gerard Farrés Guell», começou por referir o jovem piloto leiriense.

«Estamos conscientes do nosso andamento e sabemos que não podemos cometer erros até ao final se queremos sonhar com um bom resultado neste Dakar. Trabalho e empenho vão ser as palavras de ordem ao longo dos próximos dias», garantiu João Ferreira, que faz equipa com o navegador Filipe Palmeiro.

Este é o 42.º triunfo português em etapas do Dakar, numa série que começou em 1997 com a vitória de Duarte Guedes (em automóveis) na nona etapa. Nesse ano, Paulo Marques, nas motas, viria a vencer a 13.ª etapa.

A dupla formada por João Ferreira e Filipe Palmeiro garantiu hoje o segundo triunfo no Dakar que, recorde-se, já tinham vencido a nona tirada da edição de 2023, primeira deste ano para portugueses.

Hélder Rodrigues, em motos, é o recordista, com nove triunfos, conseguidos entre 2007 e 2016. Nas quatro rodas, o almadense Carlos Sousa é o mais vitorioso, com seis, entre 2000 e 2014.

Com este triunfo, João Ferreira recuperou 17 minutos ao líder da classificação dos SSV, Farrés Guell, mas mantém a sétima posição, a 31m09s. Nesta categoria, o navegador Fausto Mota terminou na quarta posição, juntamente com o piloto brasileiro Cristiano Batista (Can-Am), e ocupa idêntica posição na geral.

Nos Challenger (veículos ligeiros protótipos), Ricardo Porém (MMP) foi quinto classificado e João Monteiro (Can Am) o 14.º. Na geral, Ricardo Porém é 12.º e João Monteiro o 14.º.

Nos automóveis, o francês Sébastien Loeb (BRX) conquistou uma etapa da prova pela 24.ª vez, primeira nesta edição. O antigo piloto de ralis, nove vezes campeão mundial, é o quinto piloto diferente a vencer nesta edição do Dakar em cinco dias de prova já disputados, incluindo o Prólogo.

Sébastien Loeb gastou 2h36m02s, deixando o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota) na segunda posição, a 1m08s. O qatari Nasser Al-Attiyah (BRX) foi o terceiro, a 1m22s. O navegador pde Mafra, Paulo Fiúza, que acompanha o lituano Vaidotas Zala (Mini), terminou na oitava posição.

Na geral, Yazeed Al-Rajhi mantém o comando, com 4m29s de avanço para o espanhol Carlos Sainz (Audi), com Nasser Al-Attiyah em terceiro, a 11m03s.

Para esta quarta-feira disputa-se a quinta etapa da prova, entre Al-Hofuf e Shubaytah, com 645 quilómetros, 118 deles cronometrados. É o regresso do mar de dunas do Quarto Vazio, o deserto da Arábia Saudita.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *