DAKAR

Audi RS Q e-Tron preparado para o Dakar

Teste no sul de França conclui preparação para o Dakar. Participação das três equipas de pilotos, com o objetivo principal de consolidar a resistência dos componentes.

carlos.sousa@autolook.pt

Audi RS Q e-tron

O último grande teste antes do Rali Dakar 2024: a equipa Audi Sport submeteu o Audi RS Q e-tron ao seu último teste no sul de França. As três equipas de pilotos da Audi, Mattias Ekström/Emil Bergkvist, Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger e Carlos Sainz/Lucas Cruz, realizaram a afinação final. Antes da terceira participação da Audi no Rali Dakar, a prioridade dos engenheiros era aumentar ainda mais a resistência de todos os componentes.

As três equipas de pilotos percorreram uma distância total de mais de 900 quilómetros durante os cinco dias de testes realizados no Château de Lastours: «Cumprimos, assim, as nossas tarefas de desenvolvimento e estamos agora a concentrar-nos no restante trabalho logístico antes de janeiro», disse Rolf Michl, diretor da Audi Motorsport.

Stéphane Peterhansel

«Preparámo-nos tão bem quanto possível, mas o Rali Dakar continua a ser a tarefa mais ambiciosa e de longe a mais difícil do calendário. E nós abordamo-lo com grande respeito. Um grande obrigado também a toda a equipa, bem como aos nossos pilotos e co-pilotos pelo trabalho até agora realizado para este desafio tão exigente», acrescentou o responsável.

Sob a liderança do diretor técnico Leonardo Pascali, os engenheiros focaram-se na confirmação dos padrões de qualidade. O inovador Audi RS Q e-tron demarca-se pelo seu sistema de tração elétrico com uma bateria de alta tensão.

O sistema de bateria e outros componentes deste conceito altamente eficiente e de baixas emissões submeteram-se a exigentes testes finais de resistência entre Narbonne e Perpignan, na costa mediterrânica francesa.

Carlos Sainz

«Logisticamente, este local era ideal para nos deslocarmos e permitia tempos de reação curtos se precisássemos de algo da Alemanha. Analisámos todas as montagens e sistemas, tanto as peças herdadas do modelo anterior como as desenvolvidas de novo. Tratava-se de cumprir os padrões de qualidade especificados para todas as áreas», resumiu Leonardo Pascali.

Ao mesmo tempo, os pilotos puderam confirmar mais uma vez a configuração do RS Q e-tron para o Rali Dakar que tinham já desenvolvido e apurado em diferentes condições de teste ao longo da época.

Mattias Ekström

«Conseguimos trabalhar em todos os pontos necessários da nossa lista de verificação. Os nossos pilotos e engenheiros puseram os carros à prova para o Rali Dakar. O Carlos, o Mattias e o Stéphane estão satisfeitos. Eles até testaram algumas das peças sobressalentes nos seus carros», sustentou Sven Quandt, diretor de equipa da Q Motorsport.

«Vamos para o Rali Dakar com entusiasmo, mas também com paz de espírito. Todos mostraram que são verdadeiros membros da equipa. Abordam as suas tarefas de forma objetiva e consistente. Isto aumenta a nossa confiança para o Rali Dakar», concluiu Sven Quandt.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *