TODO TERRENO

João Ferreira na frente da Baja Portalegre 500

Os duríssimos 184,3 km do Setor Seletivo 3 colocaram João Ferreira e Filipe Palmeiro no comando da Baja Portalegre 500 entre os automóveis. As condições atmosféricas deixaram os pisos com muita água e lama, um terreno onde a dupla do Mini JCW Plus T1+ foi a mais eficaz. Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel (Prodrive Hunter T1+), estão e segundo, a 1m04,7s.

carlos.sousa@autolook.pt

João Ferreira e Filipe Palmeiro

Vencedor da Baja Portalegre 500 no ano passado, João Ferreira colocou-se em boa posição para lutar por novo triunfo este ano, sendo o mais rápido no duro SS3, hoje de manhã: «Tivemos algumas dificuldades com a lama e rodámos atrás do Nasser, que tinha problemas. Perdemos aí bastante tempo. Mas isto é Portalegre e ainda faltam muitos quilómetros», disse o piloto de Leiria.

As fortes chuvas das últimas semanas deixaram os pisos do Alto Alentejo bastante enlameados e as ribeiras do percurso com um caudal ainda mais desafiantes para máquinas e pilotos, condições onde João Ferreira e o navegador Filipe Palmeiro foram os mais fortes.

Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel

O regressado Nasser Al-Attiyah, que já confirmou em Portugal o título da Taça do Mundo FIA de Bajas, ficou sem limpa para-brisas no Prodrive Hunter T1+, navegado por Mathieu Baumel: «Muito duro desde o início, uma vez que o limpa para-brisas deixou de funcionar. Ainda parámos e, com isso, perdemos bastante tempo. Vamos ver como corre durante a tarde», disse o piloto do Qatar.

Ainda assim, Nasser Al-Attiyah bateu o saudita Yazeed Al-Rajhi, acompanhado por Timo Gottschalk, que ocupam o terceiro lugar da geral, a 2m43,4s de João Ferreira, depois de também ter tido problemas de embaciamento no para-brisas da Toyota Hilux T1+.

Yazeed Al-Rajhi e Timo Gottschalk

Os SSV da categoria T3, que ficaram a escassos 21 segundos de ganhar a edição de 2022 à geral, por intermédio de João Dias e João Miranda, têm precisamente a dupla do Can-Am como melhor representante, no quarto lugar, a 3m32,6s de João Ferreira.

Luís Portela de Morais chegou a rodar no segundo lugar da geral ao km 119, mas o piloto do GRally atrasou-se. Miguel Barbosa e Paulo Fiúza (Toyota Hilux T1+) fecham atualmente o top 5, logo na frente de Armindo Araújo e Luís Ramalho (Can-Am Maverick X3), que estão na luta pelo título nacional da categoria T3. Na categoria T1, Alexandre Franco e Rui Franco são, para já, os líderes, apesar de problemas no turbo do Mercedes 350D.

Os concorrentes vão agora enfrentar o decisivo Setor Seletivo 4, à tarde, para encontrar os vencedores da 37.ª Baja Portalegre 500.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *