WRC

Rovanpera resgata liderança em dia arrasador

Piloto finlandês alcançou o final do segundo dia do Rali da Grécia isoladíssimo na frente do pelotão, beneficiando dos abandonos dos vários líderes da prova, nomeadamente Thierry Neuville e Sébastien Ogier, que se alternaram na frente até ao abandono.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) tem a vitória do Rali da Grécia praticamente na mão, depois dos seus mais directos adversários terem tido problemas, que num caso levaram ao abandono.

Primeiro foi o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), que comandava a prova e partiu a direcçãp, no início da segunda volta pelas três especiais do dia; depois foi o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), que tinha ascendido ao comando, que furou e danificou a suspensão na derradeira classificativa do dia o que implicou a queda para o quarto lugar da geral.

Com o francês no comando, o finlandês foi pragmático ao considerar que não ia discutir a vitória com o seu colega de equipa, porque tinha que pensar no campeonato, ao contrário do que sucede com o francês, que participa, apenas, em algumas provas.

Como consequência do abandono de Thierry Neuville e de Sébastien Ogier, o finlandês Kalle Rovanpera entra para o derradeiro dia da competição, com mais de dois minutos de avanço sobre o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20N Rally1), uma vez mais o homem de confiança da marca sul-coreana para a obtenção de pontos.

Se o primeiro lugar está decidido, os restantes lugares do pódio estão em aberto, uma vez que o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) dista escassos cinco segundos do espanhol, pelo que o duelo entre os dois promete animar o derradeiro dia da competição, uma vez que Sébastien Ogier está a mais de um minuto e meio do inglês.

Emoção entre os RC2, com o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia RS Rally2), que, ontem, sido vitima de três furos, o que o fez perder o comando da categoria, a regressar à primeira posição na derradeira classificativa do dia, para partir para o último dia de competição com escassos 0,4” de avanço sobre o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2).

O derradeiro dia da prova grega integra três especiais, uma com 23,37 km e uma dupla passagem por outra, com 9,00 km, encurtada em 10 km devido à destruição do piso provocada pelo mau tempo, com a segunda passagem a funcionar como “Power Stage”.

CLASSIFICAÇÃO APÓS 12 ESPECIAIS – 1.º, Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 2.29’40,5”; 2.º, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), a 2’04,4”; 3.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’09,4”; 4.º; Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a 4’14,8”; 5.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), a 4’49,7”; 6.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 6’16,2”; 7.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rall1), a 7,02,2”; 8.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Skoda Fabia RS Rally2), a 8’51,1” (1.º RC2); 9.º, Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2), a 8’51,5”; 10.º, Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2), a 9’56,3”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *