Campeões vão estar presentes em Águeda
O Águeda Rali Travocar tem vários campeões à partida, e alguns deles são presenças especiais por virem de outras competições para as quais a prova não pontua.
carlos.sousa@autolook.pt
Começamos por Vítor Pascoal, o campeão nacional de Montanha de GT em 2024, ano em que conseguiu o seu quarto título nacional em provas de montanha. Mas nos ralis, o piloto de Baião já colecionou títulos, desde os regionais ao Campeonato de Portugal de Ralis de GT onde conseguiu sagrar-se campeão por quatro vezes. É navegado por Ricardo Faria e conduz o imponente Porsche 991 GT3 Cup, faz parte do lote dos pilotos do Porsche que irão ser os primeiros na estrada.
Passamos para o penúltimo carro na lista de inscritos. Pode parecer estranho, mas por imposição da estrutura federativa é preciso descer ao fundo da lista de inscritos para encontrar um jovem bicampeão nacional de ralis. Trata-se de Gonçalo Henriques que é navegado por Inês Veiga. A dupla campeã nacional de ralis de duas rodas motrizes de 2024 alinha com o Renault Clio Rally4 com que conseguiu o título.
Para a navegadora esta é uma prova especial por ser na sua terra, e poderá ser ainda mais especial se conseguir vencer o Águeda Rali Travocar, já que integra o lote de favoritos. Gonçalo Henriques já tinha sido campeão nacional de ralis de duas rodas motrizes em 2023, assim como conquistou, no mesmo ano, o título de campeão nacional de Ralis Júnior. É uma das jovens promessas do automobilismo nacional.
O último campeão não vem de fora, é mesmo do próprio Campeonato Promo de Ralis que encerra em Águeda: Adruzilo Lopes. O veterano piloto nortenho dispensa apresentações, possui um palmarés de mais de uma dezena de título em ralis, onde se inclui três campeonatos absolutos de ralis que são o mais alto galardão que um piloto pode conquistar em Portugal.
A entusiasmar-nos nos troços desde os anos 80, Adruzilo Lopes chega a esta última prova do Campeonato Promo de Ralis com título de 2024 assegurado, que se juntou ao de 2023 e 2022. O seu navegador Vítor Hugo é que ainda não pôde festejar o título de navegadores, mas está perto de o conseguir em Águeda.
«O Águeda Rali Travocar que conta para o Campeonato Promo de Ralis e é o último rali desta época, sendo uma prova decisiva e cheia de emoção. O nosso principal objetivo é garantir que o Vítor Hugo conquiste o título de campeão absoluto de navegadores do nosso campeonato, ceptro esse já garantido por mim no Rali do Vidreiro», sublinhou o experiente piloto de Regilde, concelho de Felgueiras.
O Águeda Rali Travocar recebe campeões de 2024 mas irá decidir campeões, já que a prova pontua para os campeonatos Promo de Ralis, Start Norte, Start Norte 2RM, GT de Ralis, Clássicos de Ralis, Clássicos de Ralis 2RM, FPAK Júnior Team de Ralis e KIA Rally Cup. De todos estes, ainda faltam atribuir vários títulos que se decidirão no Baixo Vouga.