IMSA

Revelados os calendários IMSA para 2027

A International Motor Sports Association (IMSA) revelou os seus calendários para 2027 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship e do IMSA Michelin Pilot Challenge, tornando-se a primeira grande entidade reguladora do automobilismo a anunciá-lo para a temporada seguinte pelo terceiro ano consecutivo.

carlos.sousa@autolook.pt

«Anunciar o nosso calendário tão cedo no ano, que já se tornou tradição, é uma prova da estabilidade dos nossos eventos e de nossos relacionamentos com os promotores, e somos gratos a todos os nossos parceiros», disse Ed Bennett, CEO da IMSA.

«Isso também oferece a todos os envolvidos – desde as partes interessadas e participantes até os fãs das corridas da IMSA – a oportunidade de se planejarem com bastante antecedência para comparecer. Quase todos os nossos eventos registaram aumento de público ano após ano nos últimos anos, então é possível que a nossa estratégia de anunciar os nossos calendários em março esteja a dar resultados», acrescentou disse Ed Bennett.

O Campeonato WeatherTech volta a ter uma temporada de 11 corridas com algumas alterações subtis, enquanto o Michelin Pilot Challenge continua com 10 corridas, mas incluirá um segundo evento principal em 2027. O Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar de 2027 terá um evento histórico em Sebring.

A estabilidade continua a ser a palavra de ordem do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, com todos os 11 circuitos das últimas temporadas regressam em 2027.

«Cada temporada representa uma oportunidade para consolidar o incrível momento da IMSA, e o calendário de 2027 representa o melhor das nossas parcerias de longa data e locais de classe mundial», disse o presidente da IMSA, John Doonan.

«Somos gratos pela colaboração contínua com a nossa parceira de televisão, a NBC Sports, cujo apoio permite-nos mostrar as emocionantes corridas multiclasse da IMSA para os fãs de automobilismo em todo o mundo. Também agradecemos a cooperação das outras restantes entidades confirmadas, enquanto trabalhamos juntos de boa fé para minimizar conflitos de datas e criar o calendário mais forte possível para equipas, parceiros e fãs», sustentou John Doonan.

«A temporada de 2027 é especialmente significativa, pois celebramos diversos marcos históricos: a 75.ª edição das 12 Horas de Sebring, o 70.º aniversário do WeatherTech Raceway Laguna Seca, a 65.ª edição das 24 Horas de Daytona e a 30.ª edição do Motul Petit Le Mans. Estes icónicos eventos representam a essência do automobilismo desportivo, e estamos ansiosos para honrar os seus legados com os nossos pilotos e a nossa apaixonada legião de fãs na próxima temporada», sustentou ainda o presidente da IMSA.

A temporada começa um fim de semana depois da tradicional 65.ª edição das 24 Horas de Daytona programada para o fim de semana de 28 a 31 de janeiro, no circuito de 5,73 km do Daytona International Speedway.

Daytona dará início novamente às “36 Horas da Flórida”, seguida pela histórica 75.ª edição das 12 Horas de Sebring, de 17 a 20 de março. Ambas as corridas farão parte da temporada de cinco corridas da IMSA Michelin Endurance Cup e incluirão todas as quatro classes – Grand Touring Prototype (GTP), Le Mans Prototype 2 (LMP2), Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) e Grand Touring Daytona (GTD).

A série segue para a Califórnia para a anual “West Coast Swing”, que inclui o Acura Grand Prix de Long Beach, com duração de 100 minutos, nos dias 16 e 17 de abril, e uma corrida de duas horas e 40 minutos no WeatherTech Raceway Laguna Seca, em Monterey, Califórnia, de 30 de abril a 2 de maio. Long Beach contará com as classes GTP e GTD, enquanto a GTD PRO se junta à festa em Monterey.

As ruas do centro de Detroit voltarão a ser palco da visão e do som dos carros das categorias GTP e GTD PRO nos dias 4 e 5 de junho, quando a série regressa para mais uma batalha de 100 minutos como parte do Grande Prémio de Detroit da Chevrolet.

As Seis Horas de Watkins Glen, organizadas pela Sahlen, abrem a temporada de verão com o Campeonato WeatherTech fazendo a sua viagem anual à região dos Finger Lakes, em Nova York, para o confronto anual de quatro classes e seis horas de duração, entre os dias 24 e 27 de junho. Watkins Glen marca a metade da disputa pela Michelin Endurance Cup.

O Canadian Tire Motorsport Park em Bowmanville, Ontário, recebe três categorias do WeatherTech Championship – LMP2, GTD PRO e GTD – para duas horas e 40 minutos de corrida entre os dias 9 e 11 de julho.

Todas as quatro categorias reúnem-se em Elkhart Lake, Wisconsin, para mais uma batalha de seis horas no famoso circuito de Road America, com seus 6,4 quilómetros (quatro milhas), entre os dias 29 de julho e 1 de agosto, marcando a penúltima etapa da Michelin Endurance Cup de 2027.

O Virginia International Raceway em Alton, Virgínia, recebe a sua tradicional disputa de duas horas e 40 minutos pelas classes GTD PRO e GTD no Michelin GT Challenge, de 20 a 22 de agosto. Após um intervalo de quase um mês, todas as quatro classes vão reunir-se no Indianapolis Motor Speedway para a TireRack.com Battle on the Bricks, também com duas horas e 40 minutos de duração, na penúltima corrida do WeatherTech Championship da temporada, de 17 a 19 de setembro.

Tudo isso preparará o terreno para uma final épica de 10 horas – a 30.ª Motul Petit Le Mans – no Michelin Raceway Road Atlanta em Braselton, Geórgia, de 6 a 9 de outubro, para encerrar as temporadas de 2027 do WeatherTech Championship e da Michelin Endurance Cup.

A temporada de 2027 começa novamente com três dias de testes no Roar Before the Rolex 24, de 22 a 24 de janeiro. O Roar é obrigatório para todas as equipas que competem nas 24 Horas de Daytona.

TESTES AMPLIADOS COM HOMOLOGAÇÃO DA IMSA

Além de divulgar o calendário do WeatherTech Championship de 2027, a IMSA também revelou planos para oferecer testes oficiais ampliados antes das cinco etapas da IMSA Michelin Endurance Cup em cada um dos circuitos que sediarão esses eventos.

Os testes oficiais serão exclusivos para competidores inscritos no WeatherTech Championship. Mais informações e datas específicas serão anunciadas posteriormente. A edição de 2027 do IMSA Michelin Pilot Challenge regressa a Lime Rock Park para a corrida principal.

O IMSA Michelin Pilot Challenge, com suas duas classes – Grand Sport (GS) e Touring Car (TCR) – será o destaque de dois dos seus 10 fins de semana de eventos em 2027. A série regressa ao Lime Rock Park como atração principal, além de ser o grande destaque com a sua corrida anual de quatro horas no Mid-Ohio Sports Car Course.

O FCP Euro Northeast Grand Prix será a penúltima etapa do Michelin Pilot Challenge de 2027, levando a categoria ao circuito oval de 1,5 milhas em Lakeville, Connecticut, no fim de semana de 23 a 25 de setembro. A corrida de duas horas será a primeira prova sancionada pela IMSA em Lime Rock desde a temporada de 2023.

«Os fãs fiéis do Lime Rock Park estavam ansiosos pelo regresso da competição IMSA e estamos muito felizes em poder trazê-la no outono de 2027. Esta corrida dará ao IMSA Michelin Pilot Challenge mais uma oportunidade merecida de brilhar e, sem dúvida, será um dos destaques do que esperamos ser mais uma temporada altamente competitiva em 2027», disse John Doonan.

Oito das 10 corridas do Michelin Pilot Challenge serão realizadas em paralelo à temporada do WeatherTech Championship. A temporada começa com a tradicional prova de quatro horas no Daytona International Speedway, no fim de semana de 28 a 31 de janeiro, seguida pela ida ao Sebring International Raceway para a primeira das oito corridas de duas horas da temporada, de 17 a 20 de março.

A série deixará de lado a ida à Costa Oeste em 2027, regressando à competição com a segunda e última corrida de quatro horas da temporada como o evento principal em Mid-Ohio, de 11 a 13 de junho. Watkins Glen International será a próxima etapa, de 24 a 27 de junho, seguida pelo Canadian Tire Motorsport Park, de 9 a 11 de julho, para encerrar a primeira metade da temporada.

A segunda metade da temporada começa em Road America, de 29 de julho a 1 de agosto, seguida por Virginia International Raceway, de 20 a 22 de agosto, e Indianapolis Motor Speedway, de 17 a 19 de setembro.

A próxima etapa, em Lime Rock, será rápida, com apenas uma semana de intervalo, seguida por uma pausa de duas semanas antes da final da temporada em Michelin Raceway Road Atlanta, de 6 a 9 de outubro. A temporada de 2027 do Michelin Pilot Challenge começa novamente com três dias de testes não obrigatórios no Roar Before the Rolex 24, de 22 a 24 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *