Race For Good – Race With Me” em Froteira
Temo Pinão, paratleta de Coimbra a residir em Cantanhede, antecipa as BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira com a iniciativa “Vem viver um dia diferente”, integrada na competição do Automóvel Club de Portugal.
CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt – Fotos: ROGÉRIO LENTE
O atleta português que se distinguiu em três dições dos Jogos Paralímpicos, a mais recente das quais este ano em Paris, conquistando o primeiro diploma para Portugal ao terminar em sétimo na prova de perseguição individual de 3.000 metros na classe C2, encontra-se hoje, de “alma e coração”, na ação “Vem viver um dia diferente”.
Trata-se de uma viagem a partir do interior de um carro de competição integrada na 26.ª edição BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira. A trajetória deste atleta não é indiferente para ninguém, superando de forma exemplar todas as adversidades para realizar os seus legítimos sonhos, estando no horizonte a ambição de participar no Rally Dakar.
Porém, as baterias estão agora apontadas para uma causa nobre e de elevado peso: “Race For Good – Race With Me” (“Corra para sempre – Corra comigo”). Numa pista preparada para o efeito “edificada” nas imediações do traçado das BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, três viaturas realizam o sonho de crianças, jovens e adultos de várias IPSS, entre as quais a CERCI de Portalegre e Associação Salvador.
Para levar por diante este notável projeto, Temo Pinão reuniu uma equipa de excelência, que integra, ainda, André Venda, João Silvestre, Miguel Pacheco, e Diogo Cancela, apadrinhada por dois pilotos que dispensam qualquer apresentação: Filipe Albuquerque, Miguel Barbosa e Luís Portela Morais.
A equipa Astronda regressa à prova do ACP Motorsport, composta por Telmo Pinão, Ludgero Santos, Nuno Neto, Milton Dias e Miguel Barbosa, vai estar à partida das das BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira ao volante de um Buggy Astra GTC.
Esta participação de Telmo Pinão não deixa de ser encarado como um passaporte que serve na perfeição a transição para o desporto motorizado e, conforme já foi referido, os passos firmes para concretizar um novo objetivo desportivo: competir, mundialmente, no Dakar, a famosa corrida no deserto, que nos últimos anos está de “pedra e cal” na Arábia Saudita.
Em Fronteira, o atleta, que goza de uma carreira consolidada no ciclismo adaptado, testa a sua inteligência contra alguns dos melhores pilotos nacionais e internacionais, sobretudo do todo-o-terreno. Para trás ficou, irremediavelmente, o acidente em 2002 que resultou na amputação da sua perna esquerda, encontrando no ciclismo adaptado uma forma de superação e inspiração. Hoje é, sem margem para qualquer dúvida, um exemplo de resiliência e determinação.
Naquela altura, Telmo Pinão tinha uma carreira altamente promissora pela frente nos desportos motorizados até que um acidente grave deixou marcas para evidenciar as suas aptidões. Mas o atleta que reside em Cantanhede recusou desistir.
Após passar por uma série de operações, perdendo músculo e sensibilidade na perna esquerda, que o fez mudar a sua vida, mas não o suficiente para beliscar a sua paixão pelo desporto. O seu foco voltou-se para o paraciclismo, o que o levou a participar nas mais diversas provas nacionais e internacionais, com resultados importantes em competições mundiais.
Agora, Telmo Pinão propôs-se a um novo desafio: participar no Rally Dakar e, para realizar um sonho, é muito importante focar em um objetivo. Ao embarcar neste projeto das BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira, atleta de Coimbra tem a noção de que está perante uma oportunidade de transição.
No alto Alentejo vai permitir-lhe aprimorar as suas habilidades num ambiente automóvel adaptado e adquirir experiência em competições de longa duração e resistência. O ponto de partida está agendado de hoje, quinta-feira, dia 5, a domingo, dia 8, que tem também como objetivo promover a inclusão no desporto adaptado.