RALIS

Clio Trophy Portugal na terra e asfalto em 2025

O calendário da segunda edição do Clio Trophy Portugal está definido e com a novidade da estreia dos pisos de terra. O início da época está marcado para 7 de março. A Michelin passa a ser o fornecedor de pneus da competição promovida pela Renault Portugal.

carlos.sousa@autolook.pt

Cinco ralis integram o calendário da edição 2025 do Clio Trophy Portugal, os dois primeiros disputados em pisos de terra e os restantes em asfalto. Para além da estreia dos pisos de terra, a segunda época do Clio Trophy Portugal é marcada pela entrada da Michelin como fornecedor de pneus. O fabricante francês junta-se, assim, à Mobilize Financial Services e à MOTRIO como parceiros da iniciativa promovida pela Renault Portugal.

Quanto a prémios, o valor total volta a ser de 40.000 euros. Por prova, vão ser atribuídos 2.500 euros ao vencedor, 1.750 euros ao segundo classificado, 1.250 euros (3.º), 750 euros (4.º), 500 euros (5.º), 250 euros (6.º), enquanto o prémio final para o vencedor da competição é de 3.000 euros + 2.000 euros em material Alpine Racing.

Uma excelente temporada em perspetiva, até em função do sucesso da edição de estreia, que confirmou o Clio Trophy Portugal como uma proposta única no automobilismo nacional: uma verdadeira escola de talentos – Danny Carreira, foi coroado “campeão” com apenas 23 anos de idade –; uma imbatível relação competitividade/preço; e a irrepreensível fiabilidade do Clio Rally 5, que não registou uma única desistência por problemas técnicos!

Recorde-se que o Clio Rally 5 que serve de base ao troféu tem origem no modelo de série do Clio. Para além de beneficiar de uma homologação FIA, é equipado com uma caixa de velocidades sequencial Sadev, diferencial autoblocante, suspensões e travões específicos e, claro, todos os equipamentos de segurança exigidos pelos regulamentos internacionais.

A mais competitiva e bem-sucedida proposta para os pilotos, sobretudo os mais jovens, que sonham com a oportunidade de competir, aos comandos de um carro competitivo, fiável e acessível.

Em relação à época de 2025, Pedro Matos Chaves, coordenador desportivo do Clio Trophy Portugal, destaca «a inclusão de ralis em pisos de terra é uma evolução natural para o troféu, permitindo aos pilotos um contacto mais amplo com diferentes superfícies e tornando-os mais versáteis e competitivos».

«O “feedback” dos pilotos e equipas foi essencial para esta decisão, e estamos confiantes de que a temporada de 2025 será ainda mais emocionante», argumentou o ex-campeão nacional de ralis e piloto de Fórmula 1.

Já Hugo Barbosa, diretor de Comunicação da Renault Portugal, sublinha que «o Clio Trophy Portugal reafirma-se como a competição referência para jovens pilotos». «Com resultados notáveis, novas parcerias e a inclusão de pisos de terra, estamos a cumprir a missão de organizar um troféu que não só forma talentos, mas também promove o desporto automóvel como um todo», sublinhou o responsável.

Refira-se que o Clio Trophy Portugal é um troféu monomarca promovido pela Renault Portugal, baseado no Renault Clio Rally5, um modelo homologado pela FIA. Com um calendário competitivo e acessível, o troféu é ideal para pilotos em início de carreira que desejam destacar-se no desporto automóvel.

A segunda edição do Clio Trophy Portugal está assim pronta para arrancar em 2025, com a primeira prova marcada para 7 de março, a saber:

7 e 8 de março – Rallye Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas e Cabeceiras de Basto

2 e 3 de maio – Rali Terras d’Aboboreira

13 e 14 de junho – Rali Castelo Branco e Vila Velha de Ródão

17 e 18 de outubro – Rali Vidreiro Centro de Portugal

31 e 1 de novembro – Rally de Lisboa

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *