24 Horas de Le Mans

Porsche 963 hybrid nas 24 Horas de Le Mans

A Porsche Penske Motorsport vai contar com um terceiro protótipo LMDh em Le Mans e vai ter o n.º 75 para comemorar os “75 anos de Automóveis Desportivos Porsche”. Equipa da PPM do campeonato FIA WEC vai ter o apoio dos colegas do campeonato IMSA.

(auto.look2010@gmail.com)

A Porsche Penske Motorsport vai enfrentar as 24 Horas de Le Mans com três Porsche 963. Para além dos dois Hypercar que participam no FIA World Endu[1]rance Championship (WEC), a equipa vai ainda competir com um protótipo hí[1]brido do IMSA WeatherTech SportsCar Championship.

Para o grande evento do 100.º aniversário da clássica prova de resistência, a Porsche Penske Motorsport vai contar com elementos das equipas de ambas as competições. A equipa cli[1]ente, a Hertz Team JOTA, vai participar com um quarto Porsche 963 na prova que decorre entre os dias 10 e 11 de junho.

O ACO, organizador do evento, já deu “luz verde” a este protótipo adicional com aproximadamente 500 kW (680 CV). O terceiro veículo vai ter o n.º 75, uma vez que, em 2023, a Porsche celebra o 75 aniversário, com a prova de Le Mans a celebrar o seu 100º aniversário. A equipa cliente, a Hertz Team JOTA, participará com o quarto Porsche 963.

«Le Mans é o ponto alto de todas as temporadas de resistência – mais ainda este ano com a luz do 100.º aniversário da corrida de 24 horas. Para nós, trata-se de maximizar as nossas hipóteses de conseguir a 20.º vitória em Le Mans no 75.º aniversário da marca Porsche. É por isso que vamos participar com um terceiro veículo. A história da corrida tem mostrado que os veículos adicionais são muitas vezes o fator que, em última aná[1]lise, faz a diferença. Não temos de olhar muito atrás na história da Porsche Motorsport para ter provas disso: em 2015, o terceiro Porsche 919 Hybrid deu-nos a vitória em Le Mans», resume Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport.

«Embora a escolha de nos comprometermos em Le Mans com três veículos aumente as nossas hipóteses, também apresenta enormes desafios», explica Urs Kuratle, director Factory Motorsport LMDh.

«Temos de reunir uma equipa adicional e enviar um dos veículos de IMSA para França e voltar novamente. Para além disso, devido aos contínuos problemas de fornecimento de certas fábricas, o fornecimento de peças pode não ser perfeito. Queremos fazer o melhor que conseguirmos e brilhar no 75º ano da marca Porsche e no 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans», acrescentou.

«Desde o primeiro dia da Porsche Penske Motorsport que as 24 Horas de Le Mans tem sido o nosso objetivo principal. O privilégio de participar com um terceiro Porsche 963 coloca-nos desafios logísticos e operacionais», descreve Jonathan Diuguid, managing director Porsche Penske Motorsport.

«Mesmo quando estabelecemos o nosso programa, fizemo-lo com a premissa de que o podíamos expandir, caso fosse necessário. Somos uma equipa global com compromissos no World Endurance Championship e IMSA. Temos profissionais altamente treinados e motivados que se apoiam uns aos outros. Ter um terceiro veículo significa que os membros da nossa equipa de IMSA vão estar na Alemanha e França durante sensivelmente quatro semanas. Vão unir forças com os colegas do WEC para preparar os veículos e os materiais relevan[1]tes. Depois será o dia de testes e, finalmente, a semana da corrida. O calendário de IMSA permite isto sem ser necessário fazer grandes concessões. Teremos três veículos na grelha de partida que estarão todos exatamente ao mesmo nível”»

O Porsche 963 n.º 5 será conduzido por Dane Cameron dos EUA, Michael Christensen da Dinamarca e pelo francês Frédéric Makowiecki. No Porsche 963 n.º 6 estarão Kévin Estre de França, o belga Laurens Vanthoor e o três vezes vencedor de Le Mans, André Lotterer.

O brasileiro Felipe Nasr fará parte do conjunto de pilotos do veículo com o n.º 75. Os dois colegas de equipa, anunciados numa data posterior, serão do alinhamento de pilotos da Porsche Penske Motorsport IMSA.

Com o n.º 38, a equipa cliente, Hertz Team JOTA, escolheu o português António Félix da Costa, piloto de fábrica da Porsche, Will Stevens do Reino Unido e Yifei Ye. O piloto chinês é apoiado pela Porsche Mo[1]torsport Asia-Pacific.

A primeira prova das 24 Horas de Le Mans aconteceu em França há 100 anos. A 91.ª corrida terá lugar entre os dias 10 e 11 de junho. Na luta pela vitória à geral na nova categoria Hypercar, a Porsche vai enfrentar fabricantes como a Ferrari, Cadillac, Toyota e Peugeot.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *