Hyundai N Vision 74: evolução do design de 50 anos
Do Hyundai Pony Coupé ao Hyundai N Vision 74: o protótipo futurista da Hyundai foi inspirado no legado da marca. Os designers da Hyundai descobriram dados relevantes de um dos esboços mais impactantes das décadas de 70 e 80.
(auto.look2010@gmail.com)
A Hyundai revelou, no início deste ano, o Hyundai N Vision 74. Um veículo único, de alta performance, movido a hidrogénio, com um design inspirado num outro protótipo icónico da marca sul-coreana. O protótipo de design futurista é a mais recente aposta de inovação da gama N da Hyundai, espelhando a visão de futuro e progresso pela humanidade da marca.
Os designers da Hyundai desenvolveram o Hyundai N Vision 74 em homenagem ao Hyundai Pony Coupé, um protótipo lançado em 1974. Este modelo apresentava um design diferente, concebido pelo famoso designer automóvel italiano Giorgetto Giugiaro, e impressionou o público quando foi apresentado no Salão Automóvel de Turim.
Recentemente, a Hyundai anunciou que iria colaborar novamente com Giugiaro, em homenagem à herança da marca, recuperando o carro que impulsionou a indústria automóvel sul-coreana. Assim, a empresa italiana GFG Style, fundada por pai e filho, Giorgetto e Fabrizio Giugiaro, irá reconstruir o conceito original do Pony Coupé.
Quando os designers da Hyundai começaram a conceber o Hyundai N Vision 74, mergulharam nos arquivos do Centro de Design da marca sul-coreana, analisando documentos e protótipos de design do Pony Coupé. No entanto, ao mesmo tempo que consultavam os esboços e planos desgastados pelo tempo, fizeram uma descoberta fascinante que desafiou a sua própria perceção da história do design da marca.
UMA ATITUDE AMBICIOSA E ARROJADA DESDE O INÍCIO
O legado da Hyundai é uma história que retrata a filosofia pioneira e a ambição ousada do seu fundador, Chung Ju-yung, cuja atitude e espírito inabaláveis ainda hoje caraterizam a empresa.
Nascido em 1915, Chung sempre sonhou em ser dono de uma empresa automóvel. Contudo, na primeira metade do século XX, a Coreia tinha muito poucas estradas pavimentadas, que são essenciais para o transporte automóvel.
Entre 1940 e 1943, geriu uma oficina de reparação automóvel e em 1946, criou a primeira empresa de nome Hyundai, Hyundai Auto Repair. No ano seguinte, estabeleceu uma empresa de construção, a Hyundai Engineering and Construction Company.
A Hyundai Engineering and Construction Company ganhou importantes contratos de construção governamentais, tornando-se responsável pela construção de muitas das infraestruturas e vias de comunicação de transporte na Coreia, durante a industrialização do país, na década de 1960.
Com as infraestruturas já desenvolvidas, Chung conseguiu finalmente concretizar o seu sonho de se tornar proprietário de uma empresa automóvel, quando fundou a Hyundai Motor Company, em 1967. No ano seguinte, foi concluída a construção da fábrica de montagem que é, atualmente, uma das maiores instalações de fabrico automóvel integrado do mundo, com uma capacidade de produção anual de 1,5 milhões de unidades.
O desenvolvimento do Pony, o primeiro modelo de produção em massa da Hyundai Inicialmente, a Hyundai desenvolveu veículos em colaboração com outros fabricantes automóveis. Até que, em meados dos anos 70, a empresa decidiu produzir o seu primeiro modelo e o primeiro carro da Coreia produzido em massa, o Hyundai Pony.
Para liderar esta entrada no mercado automóvel, a Hyundai contratou George Turnbull, o antigo diretor executivo da Austin Morris na British Leyland em fevereiro de 1974. Com o objetivo de desenvolver um modelo a partir do zero, contratou imediatamente seis engenheiros-chefe europeus para o acompanhar, incluindo um designer de carroçarias, dois designers de chassis, dois engenheiros de produção e um engenheiro de testes.
O Hyundai Pony contou com o design do jovem, agora lendário, Giorgetto Giugiaro, que Chung escolheu pessoalmente. Quando a empresa abordou Giugiaro, em 1974, foi-lhe dada total liberdade para desenhar um modelo à sua imagem, um modelo conceptualmente puro e intemporal.
«O Hyundai Pony apareceu com uma silhueta alongada e simplista, que o tornou no design mais emocional alguma vez desenhado» afirmou SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe do Centro de Design Hyundai. Como um sinal de aprovação do público, o automóvel compacto com tração traseira foi mais tarde apelidado de “kukmincha”, que significa “carro para o povo” em coreano.
Em 2019, Giugiaro disse que desenhou «o Hyundai Pony quando ainda era um jovem designer no início da minha carreira». «Fui responsável por criar um carro que visava a classe média. Senti-me muito orgulhoso por me ter sido encarregue a missão de criar um veículo de produção para um país que estava prestes a enfrentar um mercado feroz e competitivo».
O CONCEPT CAR PONY COUPE
O Hyundai Pony teve a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Turim em outubro de 1974, juntamente com um fascinante modelo protótipo – o Hyundai Pony Coupe. Este modelo, mostrou as ambições de design da Hyundai para os mercados globais, numa altura em que a empresa procurava estabelecer-se no palco internacional.
Embora não tenha entrado na produção em massa, o Hyundai Pony Coupe serviu como um carro conceito que demonstrou claramente o espírito desafiador da Hyundai. Nos anos seguintes à sua estreia no Turim Motor Show, este foi um protótipo que serviu como fonte de inspiração para a marca.
O concept car 45 EV da Hyundai, estreou-se no Salão Automóvel Internacional (IAA) 2019 em Frankfurt e prestou homenagem ao Pony Coupe. O 45 EV serviu de inspiração para o aclamado carro do ano, o Hyundai IONIQ 5, em 2022.
Para os designers da Hyundai, o Pony Coupe continua a ser um marco significativo no legado da marca sul-coreana. Não foi, portanto, surpresa que tenha servido de inspiração no desenvolvimento de um modelo tão significativo como o primeiro Fuel Cell EV (FCEV) de alta performance da marca, alguns anos após o 45 EV.
DESVENDAR O LEGADO DOS CARROS DESPORTIVOS DA HYUNDAI
Quando os designers da Hyundai iniciaram o processo de desenvolvimento do Hyundai N Vision 74, visitaram os arquivos do Centro de Design da empresa. Lá, descobriram um documento significativo e até então quase esquecido, que revelou um modelo praticamente abandonado.
O documento em questão era um protótipo de design, um “Piano di Forma” (“Plano de Forma”). O esboço do veículo apresentava uma linha de tejadilho muito ligeira, pelo que os designers concluíram, inicialmente, que este era o surpreendente Hyundai Pony Coupé. Em seguida, analisaram a data do esboço: 18 de fevereiro de 1977 – dois anos e meio após a revelação em 1974.
Determinados a descobrir mais, conseguiram saber que este esboço foi o primeiro a entregue à equipa de engenharia pela equipa de design e, compreenderam então, que o Pony Coupé estava a ser desenvolvido com o potencial de se tornar um carro de produção em massa. Intensificando a pesquisa por pistas sobre o modelo, para poderem ter um relato mais fidedigno da história por detrás do mesmo, surgiram mais factos.
Descobriram que, enquanto a Hyundai estava a dar os primeiros passos para desenvolver o Pony, o seu modelo de produção original, o fundador Chung acreditava que a empresa também precisava de desenvolver um carro desportivo para se tornar um player relevante no mercado automóvel global.
Na tentativa de concretizar esta visão, Chung solicitou a aplicação de uma engenharia inversa à do Pony Coupé e os engenheiros fizeram vários esforços nesse sentido. Mediram, criaram e otimizaram uma versão do modelo para carro desportivo. Esta versão chegou mesmo à fase de protótipo avançado, com vários modelos construídos.
Mais tarde, foram desenvolvidos mais planos detalhados, ainda com o objetivo de criar protótipos adicionais. No fim, o sonho de Chung de criar o primeiro carro desportivo produzido na Coreia foi travado por uma série de fatores internos e externos.
Hoje em dia, tudo o que resta do carro desportivo dos anos 70 da Hyundai são algumas fotografias dos protótipos e alguns desenhos de engenheiros. O Pony Coupé foi uma demonstração da audácia e ambição de Chung, e representou a ousadia e determinação da Hyundai em assumir riscos.
«Quando vi este carro pela primeira vez, não pude deixar de pensar no nosso fundador que sonhava em ser dono de uma empresa automóvel. Ele retrata a filosofia pioneira, e o espírito audaz que caracteriza a Hyundai até aos dias de hoje», disse SangYup Lee.
O DESIGN DO N VISION 74
Para os designers da Hyundai, o passado da empresa serve como uma bússola que orienta o futuro. Inspirado no conceito do Hyundai Pony Coupé de 1974, o Hyundai N Vision 74 é o mais recente exemplo da sua ambição. Um Fuel Cell EV (FCEV) concebido para alta performance, redefinindo a relação da Hyundai com o seu legado e com os modelos que ainda estão por vir.
O exterior abre uma janela de possibilidades sobre como poderão ser os futuros carros de alta performance, mas, ao mesmo tempo, inspira-se no legado histórico da marca. A sua superfície minimalista, o perfil dinâmico e proporcional, assim como, o pilar B foram todos herdados do Pony Coupé.
Paralelamente, as luzes frontais Parametric Pixel do N Vision 74 e a grelha frontal são símbolos da mobilidade sustentável, que a marca pretende desenvolver, dando continuidade à recente linha de design da Hyundai, nomeadamente, nos modelos IONIQ.
A estética funcional inspirada no motor do modelo, assegura que a forma segue a sua função, representando a paixão da Hyundai pela alta performance sustentável, ao mesmo tempo que se expressa e apresenta como um verdadeiro N.
O Hyundai N Vision 74 está equipado com elementos de refrigeração que estão totalmente integrados no seu design, cumprindo os requisitos de um FCEV. Isto inclui entradas de ar na traseira e lateral da viatura. O protótipo foi também projetado com uma aerodinâmica melhorada, para uma experiência de condução superior.
Características como o para-choques e o difusor traseiro também tornaram a sua imagem mais elegante. Por sua vez, as jantes aerodinâmicas equilibram a eficiência aerodinâmica com a performance, permitindo que o modelo se mantenha assente nos três pilares da gama N: com um excelente desempenho em curva, boa capacidade em pista e consegue ser o seu desportivo do dia-a-dia.
No interior, o Hyundai N Vision 74 proporciona um ambiente de condução único que mistura elementos herdados com um design moderno e assentos de desportivos. O interior herda o cockpit do conceito de centralidade no condutor do Hyundai Pony Coupé, ao mesmo tempo que os detalhes são inspirados no Performance Blue criando uma sensação interior única e exclusiva de um N.
«Com o Hyundai N Vision 74, o legado da Hyundai responde aos desafios da era da eletrificação. A sua sensibilidade de alta performance é um marco no design da Hyundai, que contém uma visão de futuro que respeita o passado e oferece uma sensibilidade emblemática», diz SangYup Lee.