Fórmula E

Alemão Pascal Wehrlein foi o primeiro a bisar

O piloto português António Félix da Costa terminou hoje no 17.º lugar a segunda corrida do fim de semana em Misano, Itália, do Mundial de Fórmula E, para carros elétricos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt

Pascal Wehrlein (Porsche)

O alemão Pascal Wehrlein (Porsche) foi o primeiro piloto a averbar a segunda vitória da temporada, o que aconteceu na sétima corrida da temporada, que teve um final inesperado. Promovido a vencedor, depois da desclassificação de António Félix da Costa na corrida de ontem, o inglês Oliver Rowland (Nissan) parecia ter a vitória na mão, o que o projetaria para o comando destacado do campeonato.

Contudo, na derradeira volta ficou sem energia na sua viatura e ficou parado na pista, com a vitória ir parar às mãos de Pascal Wehrlein que estava no local certo na hora certa. O facto da corrida de hoje ter menos duas voltas do que a do dia anterior, não implicou o mesmo cuidado com a gestão de energia, mas nas derradeiras voltas era o alemão que dispunha de mais energia, o que lhe permitiu atacar o primeiro lugar, mas acabou por não ser preciso face ao abandono do inglês.

Pascal Wehrlein (Porsche)

Como consequência da vitória, Pascal Wehrlein está em igualdade pontual, com o inglês Jake Dennis (Andretti), que foi segundo, mas é primeiro por ter duas vitórias, contra uma do piloto da Andretti. O neozelandês Nick Cassidy (Jaguar) completou o pódio e ascendeu ao quarto lugar do campeonato, atrás de Oliver Rowland, tal como António Félix da Costa, uma das “vítimas” do traçado italiano.

Fim de semana para esquecer para António Félix da Costa (Porsche) que, depois de perder a vitória de ontem, começou da melhor maneira para, em sete voltas, subir da última posição da grelha ao 10.º lugar, mas a ver a recuperação interrompida ao não evitar um “toque”, na traseira de um adversário, que lhe danificou a asa dianteira que, por sua vez, lhe furou o pneu dianteiro direito.

O português foi à “box” trocou a asa e o pneu, voltou à pista e ficou com a magra consolação de ter feito a volta mais rápida, embora sem arrecadar o respetivo ponto suplementar por não ter terminado nos 10 primeiros. O piloto português está agora na 14.ª posição, com 20 pontos. Pascal Wherlein recuperou a liderança, agora com os mesmos 89 pontos de Jake Dennis.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA – 1.º, Pascal Wehrlein (Porsche), 26 voltas (87,906 km), em 37’05,241”; 2.º, Jake Dennis (Andretti), a 1,933”; 3.º, Nick Cassidy (Jaguar), a 2,221”; 4.º, Nico Müller (Cupra), a 2,271”; 5.º, Jake Hughes (McLaren), a 3,236”; 6.º, Sacha Fenestraz (Nissan), a 5,230”; 7.º, Sergio Sette Câmara (ERT), a 5,727”; 8.º, Jean-Eric Vergne (DS), 6,794”; 9.º, Max Gunther (Maserati), a 8,387”; 10.º, Jehan Duravala (Maserati), a 8,714”; …; 17.º, António Félix da Costa (Porsche), a 1 volta

CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Pascal Wehrlein, 89 pontos; 2.º, Jack Dennis, 89; 3.º, Oliver Rowland, 80; 4.º, Nick Cassidy, 76; 5.º, Max Gunther, 65; 6.º, Mitch Evans, 52; 7.º, Jean-Eric Vergne, 51; 8.º, Sam Bird, 37; 9.º, Jake Hughes, 31; 10.º, Norman Nato, 23; 11.º, Stoffel Vandoorne 22; 12.º, Robin Frijns, 21; 13.º, Sebastien Buemi, 20; 14.º, António Félix da Costa, 20; 15.º, Nico Müller, 18; 16.º, Sacha Fenestraz, 18; 17.º, Dan Ticktum, 12; 18.º, Sérgio Sette Câmara, 9; 19.º, Lucas Di Grassi, 1; 20.º, Jehan Durvala, 1

EQUIPAS – 1.º, Jaguar TCS Racing, 128 pontos; 2.º, Andretti Formula E, 112; 3.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team. 109; 4.º, Nissan Formula E Team, 98; 5.º, DS Penske, 73; 6.º, Neom McLaren Formula E Team, 68; 7.º, Maserati MSG Racing, 66; 8.º, Envision Racing, 41; 9.º, ERT Formula E Team, 21; 10.º, ABT Cupra Formula E Team, 19

Próxima prova – Monaco e-prix, dia 27 de Abril, no Circuito de Monte Carlo.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *