Fórmula E

Félix da Costa foi desqualificado em Misano

Vitória no Grande Prémio de Misano de Fórmula E retirada ao piloto português. Em causa a mola do amortecedor do Porsche do piloto luso, que não estaria em conformidade com os regulamentos.

carlos.sousa@autolook.pt

António Félix da Costa, da TAG Heuer Porsche, foi desqualificado do E-Prix de Misano, sexta prova do Campeonato do Mundo de Fórmula E de 2024. A desqualificação deve-se ao facto de a mola amortecedora do acelerador do seu carro não se encontrar em conformidade com os regulamentos, informou ao início da noite deste sábado a entidade organizadora da prova.

Como resultado da desqualificação, todas as viaturas abaixo de António Félix da Costa na classificação original da corrida sobem uma posição, o que significa que Oliver Rowland, da Nissan, herda a vitória da corrida.

De acordo com a decisão da Federação Internacional do Automóvel (FIA), «o responsável pela equipa e o representante do construtor explicaram que, desde o início da 9.ª temporada, não mudaram a mola do amortecedor do acelerador».

«O Team Manager aceitou que a peça selada, conforme consta do anexo do Relatório Técnico 13, foi montada no carro 13 e foi selada na presença do mecânico chefe da equipa. O Team Manager afirmou, também, que na lista Spark (pedais) a parte selada não está listada».

O Team Manager, segundo a FIA, «explicou que normalmente as alterações do catálogo do Spark são destacadas para que todos possam ver as alterações, mas não as remoções». «O Delegado Técnico da FIA confirmou este procedimento. Os representantes da Spark confirmaram que esta peça estava listada na lista de peças dos carros GEN2, mas não no atual carro GEN3. Eles também confirmaram que a retirada de peças desse catálogo não está destacada nem cancelado», segundo a decisão da FIA.

Para e entidade federativa internacional, «o piloto é responsável pela conformidade do carro e mesmo que não haja vantagem de desempenho, o carro tem que cumprir o Regulamento (Artigo 1.3.3 do Código Desportivo Internacional)». «Devido a este resultado, o carro tem que ser desclassificado da corrida e os próximos carros sobem na classificação».

A Porsche já declarou a intenção de recorrer e, para isso, tem 96 horas para a confirmar.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *