AUTOLOOK

Ruben Rodrigues defende título na Terceira

Lista de Inscritos XXVI Alem Mar Rali TAC É nas estradas asfaltadas da ilha Terceira que arranca o Campeonato dos Açores de Ralis, com Ruben Rodrigues (Skoda Fabia RS Rally2) a iniciar, esta sexta-feira e sábado, a defesa do título.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: MERCADINHO E P. PARREIRA

O Além Mar Rali TAC vai esta sexta-feira para a estrada, ficando a dúvida de saber se a declaração de que Ruben Rodrigues não irá participar em todas as provas da temporada, para competir em algumas do Campeonato de Portugal de Ralis. Caso venha a confirmar-se, deixa Luís Miguel Rego (Skoda Fabia R5 Evo) com todas as possibilidades de reconquistar o ceptro, perdido o ano passado.

Bruno Amaral (Ford Fiesta R5) é o terceiro candidato ao pódio e pode aproveitar algum problema que afecte os dois principais candidatos ao triunfo. No que diz respeito às duas rodas motrizes, Emanuel Garcia (Renault Clio Rally4), Cláudio Bettencourt (Peugeot Rally4) e Rafael Botelho (Peugeot 208 Rally4), que está de regresso à estrada, perfilam-se como os mais sérios candidatos ao triunfo na respectiva categoria.

Mas se há emoção na frente e se as viaturas Rally2/R5 são natural fator de curiosidade e de atenção, certo é que é no Campeonato dos Açores de Ralis reservado às viaturas de tração não integral, habitualmente designado por “duas rodas motrizes”, que existem as maiores novidades e onde vão existir imensas disputas.

Dos notáveis, a presença de Felipe Marques e Edgar Silva com o seu Peugeot 208 R2 que iniciam também no Rali TAC a tarefa da renovação do título alcançado nessa competição em 2023. Para isso, vão ter que se degladiar com Paulo Matos e André Ventura, que trocaram o Citroen Saco Cup por um Citroen DS3 R3T, um carro que já passou pelos Açores pelas mãos de Rafael Botelho, ele também regressado à competição este ano, a integrar o novo Team Lotus, equipa irmã do Team Além Mar, que irá alinhar ao volante de um Peugeot 208 Rally4.

Em viatura idêntica e a participar nesta primeira prova do Campeonato dos Açores de Ralis estará também o graciosense Cláudio Bettencourt naquela que se espera que seja a primeira de sete provas a cumprir este ano.

Desta vez, a prova organizada pelo Terceira Automóvel Clube tem o seu centro na cidade da Praia da Vitória, que rende a capital da ilha, Angra do Heroísmo. A temporada começa esta sexta-feira, com uma dupla passagem pela “super-especial” Praia da Vitória/Bogoni (2,97 km – 21h00 e 21h40), desenhada nas ruas da cidade e cuja classificação é feita pela soma dos tempos das duas passagens.

No sábado, os concorrentes cumprirão uma dupla passagem pelas provas de classificação de Entre Picos/Bogani (10,58 km – 10h30 e 12h05), a mais extensa, e Agualva/Bogani (7,30 km – 11h05 e 12h40) de manhã e Ribeirinha/Bogani (8,81 km – 15h25 e 16h55) e São Sebastião – Eólicas/Bogani (8,69 km – 15h55 e 17h25).

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *