TURISMO

Escapadinhas na Páscoa pelo Turismo de Aldeia

Com a Páscoa à porta, a Small Portuguese Hotels selecionou os melhores destinos de Turismo de Aldeia por todo o país para celebrar esta data em família, longe da confusão do dia-a-dia.

carlos.sousa@autolook.pt

Cada um destes espaços combina autenticidade, uma cultura local sentida, tradições antigas, sabores genuínos, tranquilidade e uma curta distância dos pontos turísticos de cada região, além de muitas atividades inesquecíveis para toda a família. Com o fim de semana prolongado a aproximar-se, esta é a altura perfeita para passar uns dias com quem mais gosta e criar memórias para uma vida inteira.

 

Aldeia da Pedralva em Vila do Bispo

Quando foi encontrada em 2006, a Aldeia da Pedralva, em Vila do Bispo, na Costa Vicentina, tinha apenas nove habitantes. Sublimemente restaurada, a aldeia funciona como empreendimento turístico desde 2010 e dispõe agora de 24 casas totalmente remodeladas.

Passear pelas ruelas empedradas, desfrutar de uma refeição no restaurante Sítio de Pedralva ou dar um mergulho na piscina, há muito por descobrir na Aldeia da Pedralva. Os hóspedes podem ainda alugar bicicletas e percorrer os 300 quilómetros de trilhos que rodeiam a zona. Longe da azáfama da cidade e dos pontos mais turísticos, é o sítio ideal para desligar e desfrutar da família e dos amigos.

Chão do Rio em Travancinha

No sopé das montanhas da Serra da Estrela, encontra-se o Chão do Rio, uma quinta única, composta por oito hectares de jardim e um conjunto de charmosas casas de pedra que prometem surpreender quem as visita.

Trata-se de um experiência relevante e em contacto muito próximo com a natureza, onde os momentos de lazer e de diversão dividem-se entre a piscina biológica, a horta, o galinheiro, o parque infantil e os carrinhos de mão. O verdadeiro turismo de aldeia em Seia, no sopé da Serra da Estrela. Oito hectares de natureza à sua disposição durante a Páscoa e no ano inteiro.

Moinho do Maneio em Penamacor

O Moinho do Maneio é uma antiga aldeia, totalmente recuperada, onde cada pormenor foi pensado ao detalhe. As casas com paredes de xisto, vigas de madeira expostas e uma decoração de estilo rústico proporcionam uma atmosfera romântica e naturalista.

Rodeada pela natureza verdejante, os animais fazem parte também do dia-a-dia: cães, gatos e burros fazem as delícias, especialmente, dos mais novos. Sem rede de telemóvel ou televisão, o Moinho do Maneio convida a desligar do mundo exterior e apreciar o tempo em contacto com a natureza, com muitas atividades para manter toda a família entretida, desde caminhadas, passeios de bicicleta ou a cavalo, mergulhos refrescantes na piscina ou passeios de canoa pela ribeira.

Casas do Côro em Marialva

As Casas do Côro, em Marialva, oferecem um conjunto único de casas de arquitetura beirã, maravilhosamente reconstruídas num ambiente relaxante e tranquilo. Aqui, os hóspedes podem usufruir da piscina, da capela da casa, da horta biológica e ainda do Spa Eco Friendly, que inclui jacuzzi duplo, sauna e banho turco panorâmico, piscina interior com quatro zonas de tratamento e cascata.

Atividades também não faltam, desde programas gastronómicos a degustações de vinho ou divertidos passeios pelas aldeias envolventes. Este é o sítio ideal para um programa a dois ou em família.

Mountain Whisper em Gondramaz

Situado no coração da Serra da Lousã, na Aldeia do Xisto de Gondramaz, o Mountain Whisper é um grupo de cinco casas rústicas na Serra da Lousã que oferece tranquilidade e privacidade a cada um dos seus hóspedes.

Neste refúgio mágico situado a cerca de duas horas de Lisboa e uma e meia do Porto, os hóspedes podem desfrutar de uma série de atividades, incluindo caminhadas, ciclismo e canoagem, passar umas horas na piscina ou visitar a vila de Miranda do Corvo, a cinco quilómetros, e saborear a gastronomia local.

Aldeia da Fonte, nas Lajes do Pico

Situada na Ilha do Pico, nos Açores, a Aldeia da Fonte apresenta-se como um resort ecologicamente sustentável, entre o Oceano Atlântico e a Montanha do Pico, com seis casas de pedra vulcânica debruçadas sobre as falésias e rodeadas de jardins exuberantes.

Além de uma torre para observação de baleias, sessões de ioga e um jardim com acesso ao oceano, este hotel dispõe ainda de um restaurante, o Fonte Cuisine, que serve pratos vegetarianos e regionais.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *