AUTOMÓVEISComércio & Indústria

48 Volt para os híbridos C4 e C4X da Citroën

O C4 Hybrid 136 está disponível para encomenda a partir de 28.725 euros e o C4 X Hybrid 136 a partir de 29.315 euros. A chegada a Portugal ocorrerá no mês de abril.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

Já conhecida no C5 Aircross, a Citroën apresenta os C4 e C4 X Hybrid 136 com a nova tecnologia híbrida 48V. Esta garante uma redução de quase 20% no consumo de combustível e nas emissões de CO2. Os C4 e o C4 X estão, mais do que nunca, em sintonia com as expectativas dos clientes, propondo motores a gasolina e Diesel, grupos motopropulsores eléctricos e esta nova solução híbrida para facilitar o acesso à electrificação.

A Citroën introduz o bloco Hybrid 136 nos modelos C4 e C4 X. Esta mecânica híbrida combina as vantagens da gasolina e da eletricidade. Assente na tecnologia Hybrid 48V, compacta e leve, compõe-se de uma bateria de 48V, que se recarrega durante certas fases da condução, um motor a gasolina de 3 cilindros, com 136 cv (100 kW), de nova geração, concebido especificamente para se adaptar a este novo sistema híbrido e acoplado à nova caixa de velocidades de dupla embraiagem electrificada ë-DCS6, que integra um motor eléctrico ë-Motor de 21 kW.

Os C4 e C4 X Hybrid 136 podem ser conduzidos em modo 100% eléctrico nas zonas urbanas, em estradas suaves ou em manobras. Em cidade, esta versão híbrida pode efectuar até 50% dos trajectos de forma totalmente eléctrica, sem emissões nem vibrações. Graças às vantagens da condução exclusivamente eléctrica, o conforto a bordo é reforçado durante as deslocações diárias em cidade ou em estrada.

De acordo com os dados do construtor francês, a tecnologia Hybrid 48V optimiza o desempenho e o consumo de combustível dos modelos C4 e C4 X, permitindo uma economia média de combustível de 1 litro/100 km (ou seja, 20%) em relação ao motor a gasolina PureTech 130 EAT8.

Este motor é igualmente muito eficaz em condução urbana, com uma economia média de combustível de cerca de 30%. Tem igualmente um impacto positivo nas emissões de CO2, reduzidas até 20% (ou seja, menos 25 g/km) em relação ao motor a gasolina PureTech 130 S&S EAT8. Com 107 g/km de CO2 (segundo o ciclo combinado WLTP), o C4 e o C4 X oferecem uma liberdade de condução sem constrangimentos em numerosas zonas com restrições de circulação.

O C4 Hybrid 136 está disponível para encomenda a partir de 28.725 euros e o C4 X Hybrid 136 a partir de 29.315 euros. A chegada a Portugal ocorrerá no mês de abril.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *