AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Novo Lancia Ypsilon: eletrificação e distinção

O modelo faz a sua estreia como novo Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina, uma versão 100% elétrica, disponível em Itália em 1.906 unidades numeradas e certificadas. O novo Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina representa a expressão máxima do design, do conforto e do bem-estar a bordo.

carlos.sousa@autolook.pt

O habitáculo transforma-se numa autêntica “sala de estar Lancia”, lembrando as acolhedoras casas de design italiano, caracterizada por um tom azul homogéneo que envolve os bancos com textura “Cannelloni”, o painel de instrumentos e as inserções dos painéis das portas e do painel de instrumentos. O novo “tavolino” multifuncional Cassina, utilizado pela primeira vez no interior de um automóvel, oferece a possibilidade de carregar o smartphone.

O novo Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina sublinha a ligação entre duas marcas italianas de destaque, Lancia e Cassina, nos seus respetivos setores: automóvel e design de interiores. Representa mais um passo no percurso iniciado com o conceito Lancia Pu+Ra HPE: as duas marcas partilham valores comuns, como a vocação para a investigação e a inovação, o respeito pelo passado e pela tradição, bem como a atenção às questões ambientais.

O Lancia Ypsilon é o melhor da sua classe no segmento Hatchback B Premium, graças às especificações mais completas da sua categoria: um grande ecrã de 10,25″, o melhor sistema de ajuda ao estacionamento de série e o melhor sistema de iluminação exterior, em termos de tecnologia e alcance. É também o único modelo do segmento equipado de série com Condução Autónoma de Nível 2.

O Ypsilon é o primeiro automóvel de produção Stellantis dotado do sistema de infotainment S.A.L.A., uma interface virtual inteligente para uma experiência de condução confortável, em linha com a tecnologia sem esforço da Lancia. O modelo tem a melhor autonomia da sua classe no segmento B Hatchback Premium, até 403 km em ciclo combinado WLTP, e demora menos de 10 minutos a recarregar o suficiente para percorrer 100 quilómetros.

O modelo é apoiado pelo Free2move Charge, um ecossistema completo e integrado cujas soluções competitivas simplificam o processo de carregamento do automóvel em casa e na estrada, contribuindo, também, para a realização dos objetivos definidos no plano estratégico “Dare Forward” da Stellantis.

A versão exclusiva do novo Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina está disponível para encomenda a partir de hoje em Itália, com uma proposta de financiamento da Stellantis Financial Services Itália de 200 euros por mês, incluindo a solução de carregamento doméstico Easy Wallbox e 3 anos/30.000 km de garantia.

A nova campanha de comunicação dedicada conta a história do novo Lancia Ypsilon Edizione Limitatata Cassina em termos de estilo italiano, conforto a bordo, tecnologia simples e intuitiva e sugestões de design, comparáveis às que se encontram numa bela casa italiana.

O novo Lancia Ypsilon é o primeiro dos três modelos do plano estratégico da marca, espoletando uma ambiciosa estratégia de eletrificação, um novo modelo de distribuição e o regresso da Marca à Europa a partir de 2024.

«Com o novo Lancia Ypsilon, o primeiro automóvel da nova era da marca, estamos a relançar-nos, uma vez mais a partir de Itália. O seu design é inspirado no passado glorioso da marca, agora reinterpretado de uma forma moderna. O modelo representa a expressão máxima do conforto e do design a bordo, caracterizado pela tecnologia e conectividade líderes na categoria, mas sempre simples e intuitiva, no perfeito estilo Lancia», afirmou Luca Napolitano, CEO da marca Lancia.

«Este resultado foi, também, possível graças à colaboração com a Cassina, que, juntamente com o nosso Centro Stile em Turim, concebeu uma verdadeira sala de estar, inspirada nas acolhedoras casas italianas», acrescentou Luca Napolitano.

NOVA LINGUAGEM DE DESIGN PARA A CARROÇARIA

O novo Lancia Ypsilon é o primeiro automóvel de produção a aplicar o Lancia Pu+Ra Design (denominação resulta da combinação de “puro” e “radical”), a inigualável linguagem de design Lancia destinada a perdurar no tempo.

Enfatizando a combinação de tradição e inovação, o modelo traz a marca para a nova era, utilizando um elementos atípicos para a indústria automóvel: os volumes são criados através da sobreposição de camadas sucessivas, adicionando e intersectando formas básicas e icónicas.

A carroçaria apresenta as formas suaves, elegantes, puras e sensuais do Aurelia e do Flaminia, combinadas com as mais modernas expressões de radicalismo inspiradas na história desportiva da marca, encarnada pelos famosos Stratos e Delta, e na linguagem da arquitetura, do mobiliário e da moda.

A referência à alma mais brutal da marca surge, claramente, na traseira do modelo, apresentando o maior sistema de iluminação do segmento em termos de tecnologia e extensão. O novo Lancia Ypsilon inclui os icónicos faróis redondos full-LED, recordando o inesquecível Lancia Stratos, um modelo lendário no mundo dos ralis.

Os dois faróis contêm agora um novo elemento de design, a letra “Y”, síntese simbólica extrema disposta horizontalmente dentro das circunferências, enquadrando o novo lettering Lancia. O “Y” é realizado com um acabamento em aço inoxidável escovado, marcado pelo tipo de letra original inspirado numa das indústrias italianas mais importantes e mais ligadas à história da marca, a moda*.

Uma ligação ideal entre pureza e radicalismo, também enfatizada pelo lettering “Ypsilon” presente na traseira, caracteres “manuscritos” inspirados em modelos Lancia icónicos e históricos que simbolizavam a pureza, como o Fulvia, o Flavia e o Flaminia.

O novo lettering também está presente na frente em preto brilhante, inspirado no Lancia Beta Montecarlo. A inscrição “Lancia” destaca-se por cima de uma reinterpretação moderna da histórica grelha, o “cálice”, levada para o futuro pelos três raios futuristas de luz LED que a tornam icónica, memorável e reconhecível à distância, tanto de dia como de noite.

Esta dupla assinatura do “chalice lettering” deverá aparecer na frente dos três novos modelos da marca: um “cálice de luz” que abraça, virtualmente, o nome da marca, sublinhando, claramente, a nova identidade da Lancia ao entrar na era elétrica.

AUTOMÓVEL CITADINO DE TOPO DE GAMA

O novo Lancia Ypsilon é um veículo citadino inteligente que se destaca no ambiente urbano pela sua facilidade de condução, maneabilidade e uma série de características topo-de-gama. De facto, o novo Lancia Ypsilon encarna a visão da marca em termos de tecnologia e infotainment.

A tecnologia Lancia é de fácil utilização, sem esforço e intuitiva, para facilitar a experiência do cliente no automóvel, dando-lhe as boas-vindas e fazendo-o “sentir-se em casa”, onde quer que se encontre.

O pilar deste conceito é o S.A.L.A., uma interface virtual e inteligente que inclui os parâmetros essenciais para criar uma experiência de condução confortável, no perfeito estilo Lancia. Em italiano e português, “SALA” significa “sala de estar”, mas neste caso significa Sound Air Light Augmentation, um sistema de infotainment que reúne as funções de áudio, climatização e iluminação. O condutor e os passageiros podem assim ajustar o ambiente interior com o simples toque de um botão.

O sistema áudio do automóvel foi especialmente criado por um designer de som da Lancia. O sistema de ar condicionado está equipado com um filtro de alta eficiência que pode remover até 99% das partículas nocivas, para um habitáculo mais saudável e confortável.

A iluminação pode ser totalmente personalizada através de um simples toque no ecrã, para criar uma atmosfera exclusiva em combinação com a função de iluminação ambiente.

O sistema S.A.L.A. significa que a “sala de estar” do novo Lancia Ypsilon pode adaptar-se ao estado de espírito do momento, alterando imediatamente a música, o ar e a luz no interior do habitáculo.

NOVO LANCIA YPSILON – CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Comprimento: 4.08 m

Largura: 1.76 m

Altura: 1.44 m

Peso: 1.584 kg

Tecnologia: BEV

Segmento: B Hatchback Premium

Unidade de potência: 100% elétrica com 115 kW / 156 cv

Tempo de carregamento: 24 minutos (20% a 80%)

Consumo de energia: 14,3 a 14,6 kWh / 100 km

Autonomia: Até 403 km

Binário do motor elétrico: 260 Nm

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *