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O novo sistema de pontuação do WRC

Que o WRC precisa de alterações profundas, não é novidade para ninguém. Difícil, como em tudo na vida, é tomar decisões acertadas, que permitam melhorar a situação atual.

A primeira alteração que a federação apresentou, na esperança de aumentar a competitividade, foi a revisão do sistema de pontuação. Poderá ser uma ajuda, mas por si só não resolverá o problema, ainda para mais porque não me parece ser um sistema justo!

Fazer do fim de semana um conjunto de três pontuações poderá até aumentar a competitividade, mas também trará complexidade a quem segue a prova.

Basicamente, replica-se o que acontece no MotoGP, com uma prova “longa” e uma prova “sprint” (chamemos-lhes assim, para facilitar as referências futuras) e acrescentam-se os pontos da Power Stage.

Logo aqui, fico com uma dúvida: uma vez que não existe um tempo acumulado de todo o fim de semana (as provas “longa” e “sprint” serão independentes), quem será declarado o vencedor do fim de semana, o vencedor da prova longa ou o piloto que acumular mais pontos no conjunto das três pontuações? Para quem segue o WRC o sistema até pode fazer algum sentido, mas para os espectadores ocasionais, poderá não ser fácil de entender ou de explicar!

Relativamente ao sistema de pontuação proposto pela FIA, realço o seguinte:

– faz sentido que o primeiro lugar da prova “longa” valha mais do que o dobro do primeiro lugar da prova “sprint”?

– faz sentido que o vencedor da Power Stage receba quase tantos pontos como o vencedor da prova “sprint”?

Apresento uma sugestão de uma distribuição de pontos que me parece mais justa. As ideias subjacentes são simples:

– para que a luta pelos pontos seja apenas um assunto para os Rally 1, só os sete primeiros classificados (da prova “longa”) recebem pontos;

– a diferença pontual entre os três primeiros é para motivar os pilotos a lutarem sempre por mais: uma vitória vale tanto como a soma de um segundo e um terceiro lugares;

– uma prova longa vale o mesmo que duas provas sprint;

– a Power Stage é um bónus, só para os três primeiros classificados (outra possibilidade seria terminar com a Power Stage e atribuir esses pontos aos 3 pilotos que vencerem mais especiais);

– para as marcas pontuam os 2 melhores classificados de cada equipa, com o mesmo sistema pontual.

 

  Prova longa (6.ª f + sábado) Prova Sprint (domingo) Power Stage
18 9 3
12 6 2
8 4 1
6 3  
4 2  
2 1  
1    

 

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