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Ferrari SF90 XX Stradale “criado” com 1.030cv

Equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros, o modelo tem edição limitada, com a Ferrari a anunciar que apenas irá produzir 799 unidades. Este SF90 XX conta com mais 36 cv, passando a ter um total de 1.016 cv de potência, razão pela qual é o Ferrari de produção mais rápido em Fiorano.

CARLOS SOUSA carlos.sousa@autolook.pt

As viaturas da versão especial da Ferrari têm um desempenho de produção a novos extremos. Alguns, como o 488 Pista e o 812 Competizione, conquistaram um lugar de direito no recente panteão do “Cavalo Empinado”.

Por outro lado, o “Programa XX” da Ferrari oferece a restrito grupo de clientes carros enérgicos e não homologados para a estrada, para dirigir no limite em pista. Um desses modelos é o FXX-K EVO.

A Ferrari recorreu agora a essas duas esferas diferentes de experiência para criar uma versão especial, baseando-se nos conceitos do programa para torná-lo efetivamente um XX legal para estrada: o SF90 XX Stradale.

O seu desempenho foi elevado a novos patamares impressionantes com 36 cv adicionais, lógicas de software específicas e o uso de novas soluções aerodinâmicas radicais, incluindo uma asa traseira fixa, a primeira a aparecer num Ferrari de estrada desde os tempos do F50.

Ou seja, o SF90 XX Stradale da Ferrari foi criado para a estrada, mas pensado para um enorme desempenho em pista. É por isso que, sem grande surpresa, este tornou-se no automóvel de produção mais rápido em Fiorano.

O SF90 XX Stradale está equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros, com assistência de três motores elétricos – dois colocados no eixo dianteiro e, o terceiro, entre o motor e a transmissão. Em confronto com o SF90 Stradale padrão, este SF90 XX conta com mais 36 cv, ou seja, um total de 1.016 cv de potência. Tanto o V8 como os motores elétricos foram atualizados para esta variante.

Para além dos motores, também o sistema de travagem foi revisto, assim como o design exterior, onde as diferenças são notórias. A nível aerodinâmico também existem alterações, como se pode ver pelas duas entradas de ar no capot e pelo difusor dianteiro.

A Ferrari tem um longo histórico na criação de edições especiais, procurando, normalmente, tirar partido da máxima de performance dos modelos de rua. No caso das versões XX, a transformação era tão extrema que tornavam-se carros que só podiam andar nas pistas de corrida. Isto mudou com os recém-revelados SF90 XX Stradale e SF90 XX Spider conversível, limitados a 799 e 599 unidades, respetivamente.

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