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eCV1 vai usar alumínio reciclado na estrutura

A WEVC anuncia parceria com a Hydro Extrusions, permitindo corte em 50% do carbono incorporado em veículos comerciais elétricos. O eCV1, revolucionário da Watt Electric Vehicle Company (WEVC), será o primeiro veículo comercial elétrico a usar exclusivamente alumínio reciclado e de baixo carbono na sua estrutura.

carlos.sousa@autolook.pt

A Watt Electric Vehicle Company (WEVC), pioneira no design, engenharia e fabricação de veículos elétricos de baixo e médio volume, fez parceria com uma empresa líder de alumínio e energia comprometida com um futuro sustentável para reduzir drasticamente as emissões de produção de sua nova van elétrica leve.

Trabalhando no Reino Unido com a principal empresa industrial norueguesa, Hydro, a WEVC explorará o uso de alumínio reciclado certificado e de baixo carbono para produzir extrusões patenteadas sob medida para o seu veículo comercial leve elétrico eCV1, o que minimiza a pegada de carbono e garante uma produção responsável.

O alumínio de baixo carbono da Hydro carrega uma pegada de CO2 de apenas 4,0 kg CO2 por tonelada (contra uma média mundial de 16,7 kg), graças em parte à energia renovável utilizada no processo de produção. As duas empresas também avaliarão pela primeira vez o uso de alumínio reciclado com menor pegada de carbono em estruturas automotivas fabricadas no Reino Unido.

A WEVC pretende reduzir o carbono incorporado na produção do seu veículo comercial ligeiro elétrico eCV1 em significativamente mais de 50% em comparação com outros VCL elétricos. Aproveitando a combinação da inovadora vida útil estendida do WEVC, da arquitetura patenteada Flex-Tech® de alumínio colado e dos novos produtos de baixo CO2 e alumínio reciclado da Hydro, o WEVC será o primeiro fabricante de veículos comerciais a reduzir significativamente as emissões de CO2 na fabricação, uma pedra angular no fornecimento de sua sustentabilidade Objetivos.

Paul Warton e Bob Mustard

«Começamos o WEVC a partir de uma folha de papel em branco, para não ficarmos restritos a plataformas ou componentes legados, o que nos dá liberdade, tanto no design como na fabricação. Parte da nossa abordagem de design é a tecnologia patenteada FlexTech® usada nos nossos chassi de alumínio, que oferece níveis incríveis de flexibilidade e oportunidades de personalização, mas, o que é crucial, é ser muito leve», Neil Yates, CEO da WEVC.

«Na Hydro temos o parceiro perfeito que pode fornecer produtos de alumínio “mais ecológicos” de altíssima qualidade, que trazem uma redução significativa no carbono incorporado. A formação de uma parceria de desenvolvimento com a Hydro permite-nos garantir que as novas ligas tenham todos os atributos corretos de resistência e durabilidade e as menores emissões de fabricação possíveis, considerando toda a cadeia de fornecimento», acrescentou o responsável.

«Na WEVC, também reconhecemos que as filosofias de reparo, reutilização e reciclagem exigem mudanças tanto no design do produto, no processo de fabricação e nas práticas comerciais, e esta parceria com a Hydro também irá explorar oportunidades mais amplas, como uma reciclagem mais sustentável em circuito fechado durante a fabricação até opções de reciclagem no final da vida útil do veículo. Juntos, podemos aproveitar múltiplas oportunidades de sustentabilidade que advêm da adoção plena da economia circular», sublinhou Neil Yates.

Por seu turno, Paul Warton, vice-presidente executivo da Hydro Extrusions, acrescentou que «na WEVC, temos um parceiro que tem a sustentabilidade incorporada em sua filosofia de design». «Ao selecionar alumínio reciclado de baixo teor de carbono para o eCV1, o WEVC reduzirá a massa do veículo, ao mesmo tempo que aumentará a durabilidade e a carga útil deste veículo. Fazer isto e reduzir para metade a pegada de carbono incorporada de um veículo comercial ligeiro elétrico é um enorme passo em frente para um fabrico mais responsável».

«Estamos a discutir com o WEVC como podemos trabalhar juntos para construir um processo de reciclagem em circuito fechado para o eCV1 no eventual fim da vida útil do veículo. Fazer com que o fabricante do veículo devolva diretamente produtos de alumínio Hydro puro, que são uma quantidade conhecida em termos de qualidade e tipo de liga, facilita o reprocessamento e reduz drasticamente a pegada de carbono dos produtos de alumínio resultantes», acrescentou Paul Warton.

O WEVC eCV1, projetado e construído no Reino Unido atraiu grande interesse de empresas de primeira linha, interessadas em utilizar as capacidades exclusivas nas suas extensas frotas de veículos. A van combina baixas emissões durante o ciclo de vida, peso leve e uso eficiente de energia e grandes capacidades de carga útil, com a utilização de alumínio leve a desempenhar um papel fundamental em todos esses atributos.

O primeiro produto da WEVC foi projetado para a produção de 5.000 veículos por ano, o veículo inovador e altamente flexível, de codinome eCV1, permite uma ampla gama de projetos de CV elétricos, facilitando modelos específicos para missões que atendem às necessidades específicas da frota dos clientes.

A primeira de várias ofertas de veículos comerciais provenientes do WEVC, o eCV1 usa a arquitetura inovadora e patenteada Flex-Tech® da empresa, uma plataforma de veículo elétrico modular sofisticada, porém econômica.

Desenvolvido para apoiar operadores de frotas comerciais e conversores de veículos especializados na transição para um futuro elétrico, o eCV1 cumprirá os regulamentos da Grã-Bretanha e da UE e excederá os rigorosos padrões de homologação de homologação europeia.

O protótipo WEVC eCV1 tem peso bruto de apenas 1.750 kg, oferecendo carga útil e alcance líderes da classe nos segmentos de 3,5 toneladas e 4,25 toneladas. Os testes no mundo real começaram no início deste ano, à medida que o programa de engenharia se desenvolve em direção à aprovação do teste de verificação completa do projeto e ao início da produção em 2025.

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