AUTOMÓVEISComércio & Indústria

Kia EV9 em formato XXL “ligado”… ao futuro

O novo SUV 100% O EV9 é o primeiro modelo da Kia com a possibilidade de sete lugares e três filas de bancos. Trata-se de uma versatilidade que é acentuada pela elevada autonomia até 563 km, sendo-lhe conferido um design arrojado e apetrechado de muita tecnologia…

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Com o carregamento ultrarrápido que assegura 239 km em apenas 15 minutos, o futuro está assegurado pelo Kia EV9. Acabadinho de chegara Portugal com duas versões disponíveis, “1st Edition” e “GT-Line”, a nova proposta da marca sul-coreana pode ser adquirida a partir dos 77.000 euros para particulares e 60.990 para empresas, mais IVA).

As duas versões para o mercado nacional distinguem-se pela motorização, sistema de tração e por alguns elementos de equipamento adicionais incorporados de série na variante GT-Line. Ambas incluem uma bateria com uma capacidade de 99,8 kWh, com tecnologia de quarta geração da Kia, permitindo carregamento ultrarrápido de 800V.

Depois do EV6, a Kia sublinha que o EV9 é o primeiro com a possibilidade de sete lugares e três filas de bancos. Uma versatilidade que é manifestada pela autonomia de 563 km. De acordo com a marca, o novo modelo representa um passo fundamental para uma mobilidade livre de emissões e totalmente conectada, sustentando que, em pouco mais de três anos, prevê integrar no seu portefólio 14 modelos EV.

A “1st Edition” surge equipada com um motor com 204 cv (150 kW) de potência e 350 Nm de binário máximo, com tração às rodas traseiras (RWD). Este modelo vem rotulado com a velocidade máxima de 185 km/h e regista uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos.

A versão GT-Line de tração integral (AWD) é alimentada por dois motores elétricos de 141 kW, um em cada eixo, perfazendo um total de 385 cv e 700 Nm. A velocidade máxima é de 200 km/h e a aceleração dos 0 aos 100km/h cumpre-se em apenas 5,3 segundos. Com um consumo em ciclo combinado de 22,8 kWh/100 km, a autonomia é de 505 km (norma WLTP).

O EV9 está equipado com carregamento bidirecional, o que significa que não só é possível carregar a bateria, como também utilizar a energia armazenada para alimentar aparelhos eletrónicos (Vehicle-to-Load, V2L) ou mesmo, no futuro, a casa (Vehicle-to-Home, V2H) ou a rede elétrica (Vehicle-to-Grid, V2G).

Dotado de uma nova suspensão Multi-Link na traseira com sistema auto-nivelante em função da carga, o EV9 possui quatro modos de condução: Eco, que maximiza a eficiência; Sport, que eleva a curva de potência para melhor desempenho; Normal, para o melhor equilíbrio entre desempenho e eficiência; e My Drive, cujos parâmetros podem ser personalizados.

Na versão com tração integral, o sistema Terrain Mode Select permite selecionar os modos Lama, Areia ou Neve, ajustando automaticamente a gestão do motor, a distribuição de binário e o chassis.

DESIGN EXTERIOR INSPIRADO NA NATUREZA

O EV9 é um automóvel com uma presença visual marcante, que decorre da filosofia de design “Opposites United”, exclusiva da Kia, inspirada nos contrastes da natureza, da modernidade e da tecnologia. O exterior é caracterizado por uma geometria sólida, linhas limpas e um perfil SUV arrojado.

Detalhes como a última geração da Digital Tiger Face, com distintivos faróis verticais na dianteira, ou a assinatura luminosa “star map” nos LED posteriores, conferem ao Kia EV9 uma aparência imediatamente reconhecível.

O EV9 estará disponível em cinco cores com acabamento brilhante: Snow White Pearl, Aurora Black Pearl, Flare Red, Pebble Grey e Iceberg Green. A cor Ivory Silver brilhante é um exclusivo do EV9 “1st Edition”, enquanto a Ocean Blue, cor herdada do Concept EV9, pode ser aplicada na versão GT-Line.

HABITÁCULO PRIMA PELO ESPAÇO E TECNOLOGIA

O habitáculo segue idêntica linha de inovação, sobressaindo pela capacidade de adaptação a diferentes estilos de vida, tendo como denominadores comuns os atributos de sofisticação, conforto e conetividade.

Graças à arquitetura da plataforma totalmente plana, é proporcionado um espaço amplo para todos os ocupantes, em ambiente de “lounge” que se alarga pelas três filas de bancos. Os bancos de relaxamento disponíveis de série na fila dianteira, aquecidos e ventilados, oferecem conforto superior e podem ser reclinados, contando com um apoio para os pés que pode ser estendido durante o estacionamento ou o carregamento.

Além do amplo espaço disponível para os passageiros, o Kia EV9 sobressai também pela capacidade de bagagem. A capacidade da bagageira é de 828 litros na configuração de 5 bancos e de 333 litros no formato de 7 lugares. Na dianteira, sob o capô, existe uma zona adicional, com uma capacidade de 90 litros na versão com tração traseira e de 52 litros na versão com tração integral.

Ao entrar no Kia EV9, destaca-se desde logo o Panoramic Wide Display, que incorpora um painel de instrumentos de 12,3 polegadas, um monitor de infotainment também de 12,3 polegadas e, entre estes, um sistema de controlo de climatização de 5,3 polegadas.

Destaque também para o sistema de som Meridian Premium, com 14 altifalantes distribuídos pelo habitáculo, alimentados por um amplificador dedicado, incluído de série em ambas as versões do EV9.

A Kia definiu uma Estratégia de Sustentabilidade de Design para integrar materiais mais ecológicos nos seus automóveis. Em concreto, o plano abrange a eliminação progressiva da utilização de couro de origem animal, a aplicação de dez itens sustentáveis “indispensáveis” nos interiores dos seus veículos e a inovação contínua de novos materiais de base biológica.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *