RALIS

António J. Pereira só pensa na pura diversão

O piloto lousanense, que faz equipa com o conterrâneo Ulisses Martins, surge no Rally Legends Luso-Buçaco com a posição de repetir a dose de outros compromissos anteriores: divertir-se, chegar ao fim e colocar o “selo” de presença na prova do Clube LusoClássicos.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

António Joaquim Pereira e o comandante Ulisses Martins estão confiantes para mais um “acordo” de “oficiais e cavalheiros” a, a partir do interior do irreverente Fiat Cinquecento. A dupla da Lousã admitiu que um “bom resultado” na terceira participação no Rally Legends Luso-Buçaco passa por alcançar ao início da tarde de domingo ao Palace Hotel do Bussaco, que é o mesmo que dizer chegar ao fim.

«Efetivamente, o nosso principal objetivo é de chegar ao fim, não deixando, contudo, de tentar alcançar o melhor resultado possível, com o propósito de levar o mais longe possível a mensagem dos nossos parceiros», sublinhou o lousanense que recusou afirmar taxativamente que «lutar por uma eventual vitória à classe está fora da equação».

Depois de dezenas de anos a palmilhar quilómetros como professor, António Joaquim Pereira, que já foi o “patrão” da AJP Sport, admitiu, porém, que «a festejar 50 anos de participação em provas automobilísticas já não ambiciono títulos». «Nesta altura das nossas carreiras só queremos mesmo estar presente, inseridos no ambiente, rever amigos e conhecidos, sem descurar novas amizades. O resultado é fazer o melhor possível, mas já não é importante».

António Joaquim Pereira conduz o pequeno Fiat Cinquecento com o número 63 nas portas e, na baquet direita do carro da marca italiana, está o competente Ulisses Martins, que já foi comamndante dos Bombeiros Municipais da Lousã, um fervoroso adepto da competição automóvel e dos ralis em particular.

«O Ulisses (Martins) tem sido o companheiro ideal para esta fase das minhas participações. Ambos queremos muito divulgar quem nos apoia, pois, sem eles, nada seria possível. O nosso muito obrigado a todos», sustentou o piloto, revelando que «nós os dois “fazemos “ um verdadeiro “festim” no interior do nosso Cinquecento em muitas situações de corrida, o que não deixa de ser uma forma de espairecer e mandar às malvas eventuais adversidades».

Ainda de acordo com António Joaquim Pereira, «o Clube LusoClássicos está de parabéns porque, ao longo dos anos, tem construído uma prova de mérito, nacional e internacional. Basta saber que, além do elevado número de equipas inscritas e aceites, grande parte são estrangeiras, revela bem o extraordinário trabalho efetuado». «Este ano, houve ainda muitas equipas que ficaram de fora, por limites de inscrições».

O programa para esta sexta-feira da sétima edição do Rally Legends Luso-Bussaco compreende a apresentação e partida simbólica das equipas participantes, entre as 15h30 e as 17h30, na vila de Luso, com a mítica super-especial de Mortágua agendada para as 20h00.

Para sábado, os pilotos têm a segunda “prova de fogo” às 9h00, com a especial de Algeriz (7,85 km), repetindo a dose às 10h48, estando reservada a partida simbólica junto à Câmara Municipal de Penacova às 13h13, antecedendo o início da terceira especial, às 14h00, Penacova-Bussaco, traçado original do Rali Portugal, mas em piso de asfalto. A segunda passagem é efetuada às 15h58.

O dia termina com o habitual Boucle “Alfredo César Torres”, no Luso e Lameira de São Pedro, com a primeira passagem marcada para as 21h00 e, a segunda, às 21h17. Trata-se de uma “super-especial” noturna que privilegia o espetáculo e leva à vila termal milhares de pessoas.

No domingo, o Rally Legends Luso-Bussaco, com partida às 9h30, da Avenida Emídio Navarro, desenrola-se na especial de Monte Novo, com dupla passagem pelas 10h18 e 12h06, com a chegada prevista da primeira equipa ao Parque Fechado às 12h31, no Palace Hotel do Bussaco. A entrega de prémios terá lugar às 16h30, na Avenida Emídio Navarro, no Luso.

Refira-se que o Clube LusoClássicos conta com as parcerias das autarquias da Mealhada, Mortágua e Penacova, bem como do Turismo Centro de Portugal, Fundação Mata do Bussaco, Junta de Freguesia do Luso, entre outros.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *