FÓRMULA 1

Charles Leclerc com a “pole position” nos EUA

O monegasco da Ferrari vai largar da “pole position” para o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, no no domingo, após fazer o melhor tempo no treino de classificação esta sexta-feira no Circuito das Américas, em Austin (Texas).

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

A falha de uma travagem e a ultrapassagem dos limites da pista impediram o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) assegurar a 11.ª “pole position” da temporada. Indiferente a essas “manobras” esteve o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) que garantiu o lugar mais desejado, a terceira da temporada, com a Ferrari a repetir o que havia feito o ano passado, quando o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) partiu da primeira linha da grelha, à frente do monegasco.

Ao contrário do que sucedeu na primeira sessão, a McLaren regressou aos lugares da frente com o inglês Lando Noorris (McLaren/Mercedes) a garantir a presença ao lado de Charles Leclerc na primeira linha da grelha, enquanto o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) fechou o lote de pilotos que chegaram à Q3.

A Mercedes parece estar em condições de brilhar no fim-de-semana, com o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) a assegurar a terceira posição da grelha, depois de ter sido o mais rápido na Q1, à frente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), com a marca de Maranello a ser a primeira a colocar os seus dois carros mais à frente.

Como consequência da anulação do seu melhor tempo, Max Verstappen “caiu” para a sexta posição da grelha, atrás do inglês George Russell (Mercedes), perdendo a posição do inglês por 0,002”.

A Alpine foi a quinta equipa a colocar os dois carros no lote dos 10 primeiros, com os seus pilotos a partilharem a quarta linha, com o francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) a levar a melhor sobre o seu compatriota Esteban Ocon (Alpine/Renault), com o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) a conseguir colocar-se à frente de Oscar Piastri.

Em dificuldade desde a sessão de treinos livres, a Aston Martin viu os seus dois pilotos não passarem da Q1, tal como sucedeu com os Williams, com o alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari), depois de ter estado no topo da tabela de tempos na Q1, a ser o quinto piloto a ficar de fora, ao contrário do que sucedeu com o regressado Riccardo Patrese (Alpha Tauri/Honda) que passou à Q2, onde foi o mais lento.

GRELHA DE PARTIDA – 1.ª linha: Charles Leclerc (Ferrari), 1’34,723”; Lando Norris (McLaren/Mercedes), 1’34,853”; 2.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes)l 1’34,862”; Carlos Sainz (Ferrari), 1’34,945”; 3.ª linha: George Russell (Mercedes), 1’35,079”; Max Verstappen (Red Bull/Honda), 1’35,081”; 4.ª linha: Pierre Gasly (Alpine/Renault), 1’35,089”; Esteban Ocon (Alpine/Renault), 1’35,154”; 5.ª linha: Sergio Perez (Red Bull/Honda), 1’35,173”; Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), 1’35,467”; 6.ª linha: Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), 1’35,697”; Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari), 1’35,698”; 7.ª linha: Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), 1’35,858”; Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), 1’35,880”; 8.ª linha: Riccardo Patrese (Alpha Tauri/Honda), 1’35,974”; Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari), 1’36,235”; 9.ª linha: Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), 1’36,268”; Alexander Albon (Williams/Mercedes), 1’26,315”; 10.ª linha; Lance Strool (Aston Martin/Mercedes), 1’36,589; Logan Sargeant (Williams/Mercedes), 1’36,827”.

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