AUTOLOOKNotícias Várias

Circuito das Beiras: de Castelo Branco à Guarda

Nem a forte chuva conseguiu travar o Circuito das Beiras by Bridgestone Firststop, iniciativa que ligou este sábado as cidades de Castelo Branco à Guarda. É o concretizar de um legítimo sonho dos dirigentes do Clube Escape Livre, inspirado nos sumptuosos automóveis que fizeram história.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: LUÍS COSTA / NEWSMOTORSPORTS

Partiu de Coimbra, passou por Castelo Branco e já está na Guarda. Já só faltam cerca de 160 km para a conclusão do Circuito das Beiras by Bridgestone Firststop para consumar os 440 km previstos na “agenda” do Clube Escape Livre.

O clube da cidade mais alta de Portugal reeditou a corrida efetuada há 120 anos com o triunfo, na época, a sorrir a Tavares de Melo. Tratou-se de um entusiasta da mobilidade que nasceu no Sabugal mas foi na cidade de Coimbra que se notabilizou profissionalmente.

Com as duas primeiras etapas concluídas, o Circuito das Beiras by Bridgestone Firststop regressa hoje ao ponto de partida, ou seja, a Coimbra. Luís Celínio não tem a menor dúvida de que, se está «a fazer história, com as Câmaras Municipais de Coimbra, Castelo Branco e Guarda, ao aliarem-se ao Clube Escape Livre, estão a promover os seus territórios e a recordar um nome importante do automobilismo nacional, na circunstância Tavares de Melo».

«Reeditar uma prova que foi icónica em 1903 e marcar os 120 anos é, para nós muito gratificante», sublinhou o presidente do Clube Escape Livre, sustentando ainda que a caravana está «muito entusiasmada com o evento».

«Sabíamos da dificuldade em reunir carros pré-guerra, mas confiámos ser possível reunir um conjunto variado de viaturas emblemáticas, inclusive um Darracq de 1902, conduzido por Tiago Gouveia, que continua a fazer a sua parte nesta iniciativa inédita que faz parte do espólio do Museu do Caramulo», afirmou Luís Celínio.

Na estrada encontra-se, igualmente, Luis Mata Perez, num Berliet de 1926, participando pelo Museu de Historia de la Automotion de Salamanca, Márcio Fernandinho presente pelo Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco com um Graham-Page 1929 e, ainda, Pedro Vilas Boas num MG J2 de 1932, Manuel Simões em Adler de 1936, Luis Lavin em Ford A de 1930, António Ribeiro em Wolsley de 1937 e António Dionísio em Hotchkiss “La Baule” de 1931.

Entre as viaturas mais recentes realce para o MGA de 1959 de Isabel Tinoco, o Peugeot 403 de 1960 de Joaquim Costa Gomes, o Jaguar E-Type de 1967 de Francisco Belo, entre muitos outros.

Este sábado, os primeiros veículos pré-guerra partiram pelas 9h00 de Castelo Branco rumo à Guarda, enquanto os restantes modelos saíram uma hora depois. O reencontro dos dois grupos teve lugar em Castelo Novo para um “coffee break e visita guiada, que antecedeu ao almoço, no Fundão, no Hotel Resort Alambique de Ouro.

A caravana deslocou-se depois para a Guarda, onde foi recebida com entusiasmo, apesar da chuva que se fez notar, mas que não impediu que as viaturas desfilassem na cidade mais alta da Guarda, embora a anunciada prova de perícia tenha sido cancelada, uma vez que a organização, devido às condições climatéricas adversas, enveredou pela segurança em detrimento das “aventuras e peripécias” dos “pilotos” circunstanciais.

Seguindo o programa previamente delineado, os participantes seguiram para o Hotel Versatile onde foi servido o jantar, seguindo-se uma sessão de autógrafos no Centro Comercial La Vie e apresentação do livro “Circuito das Beiras”. O dia culminou com uma visita ao centro histórico da cidade da Guarda com encenação do grupo “Hereditas” e alojamento no Hotel Versatile.

Para este domingo, está prevista a terceira etapa, que liga a Guarda a Coimbra. Às 8h30 dar-se-á a partida para os veículos pré-guerra e, meia hora depois, partem os restantes veículos. Depois de um “coffee break” às 10h30, a chegada a Coimbra está prevista para as 12h00, estando excluída a prova de perícia inicialmente anunciada para a Praça da Canção.

O almoço de encerramento está programado para as 13h30, seguindo-se a cerimónia da entrega de prémios e fotografia dos vencedores.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *