FÓRMULA 1

Duas interrupções com chuva e saídas de estrada

George Russell (Mercedes) terminou o primeiro treino livre para o Grande Prémio da Hungria na liderança quando a chuva e as bandeiras vermelhas interromperam a sessão. Oscar Piastri, da McLarenm foi segundo, e Lance Stroll (Aston Martin) foi terceiro.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Uma saída de pista do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), logo na primeira volta, levou ao aparecimento da bandeira vermelha, logo ao fim de quatro minutos da sessão, que recomeçaria oito minutos mais tarde.

Só que a chuva apareceu e todos os carros regressaram às “boxes”, para voltarem à pista alguns minutos depois, com os carros a utilizarem os pneus médios. Como consequência da paragem da chuva, que voltaria pouco depois, mas os pilotos não tiveram outra alternativa senão ir para a pista, porque tudo indica que a chuva vai ser presença regular durante o fim-de-semana

A sessão voltou a ser interrompida a 14 minutos do fim, quando o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) saiu da pista e, ao tentar regressar ao asfalto, ficou com o carro no ar, num degrau, o que levou ao aparecimento da bandeira vermelha, com a interrupção a durar cerca de quatro minutos.

A curta duração da interrupção foi consequência do facto dos comissários de pista terem empurrado o Ferrari para o asfalto e o espanhol ter conseguido levá-lo até à “box” para a equipa verificar os estragos provocados pelo despiste.

O inglês George Russell (Mercedes) acabou por registar o melhor tempo, à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) e do canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), com a marca alemã a colocar cinco carros “empurrados” pelos seus motores nas cinco primeiras posições, depois de ao longo da sessão, muitos pilotos terem passado pelo topo da tabela, consequência do momento em que estavam em pista.

A instabilidade das condições de aderência da pista levou a que sete pilotos, entre os quais o neerlandês Max Verstsappen (Red Bull/Honda) e o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) tivessem saído várias vezes para a pista, mas não tivesse registado qualquer tempo, por só terem ido perceber o estado do piso.

TEMPOS DO TREINO

PILOTO CHASSIS MOTOR TEMPO
George Russell Mercedes W14B Mercedes 1’38,795″
Oscar Piastri McLaren MCL60 Mercedes 1’39,154″
Lance Stroll Aston Martim AMR23 Mercedes 1’40,013″
Lando Norris McLaren MCL60 Mercedes 1’40,277″
Fernando Alonso Aston Martim AMR23 Mercedes 1’40,687″
Valtteri Bottas Alfa Romeo C43 Ferrari 1’41,032″
Charles Leclerc Ferrari SF-23 Ferrari 1’41,142″
Gaunyu Zhou Alfa Romeo C43 Ferrari 1’41,363″
Logan Sargeant Williams FW45 Mercedes 1’41,416″
Nico Hulkenberg Haas VF-23 Ferrari 1’42,706″
Kevin Magnussen Haas VF-23 Ferrari 1’42,906″
Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT04 Honda 1’45,575″
Alexander Albon Williams FW45 Mercedes 1’47,403″
Pierre Gasly Alpine A523 Renault sem tempo
Lewis Hamilton Mercedes W14B Mercedes sem tempo
Carlos Sainz Ferrari SF-23 Ferrari sem tempo
Max Verstappen Red Bull RB19 Honda sem tempo
Riccardo Patrese Alpha Tauri AT04 Honda sem tempo
Sergio Perez Red Bull RB19 Honda sem tempo
Esteban Ocon Alpine A523 Renault sem tempo

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *