Duas interrupções com chuva e saídas de estrada
George Russell (Mercedes) terminou o primeiro treino livre para o Grande Prémio da Hungria na liderança quando a chuva e as bandeiras vermelhas interromperam a sessão. Oscar Piastri, da McLarenm foi segundo, e Lance Stroll (Aston Martin) foi terceiro.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Uma saída de pista do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), logo na primeira volta, levou ao aparecimento da bandeira vermelha, logo ao fim de quatro minutos da sessão, que recomeçaria oito minutos mais tarde.
Só que a chuva apareceu e todos os carros regressaram às “boxes”, para voltarem à pista alguns minutos depois, com os carros a utilizarem os pneus médios. Como consequência da paragem da chuva, que voltaria pouco depois, mas os pilotos não tiveram outra alternativa senão ir para a pista, porque tudo indica que a chuva vai ser presença regular durante o fim-de-semana
A sessão voltou a ser interrompida a 14 minutos do fim, quando o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) saiu da pista e, ao tentar regressar ao asfalto, ficou com o carro no ar, num degrau, o que levou ao aparecimento da bandeira vermelha, com a interrupção a durar cerca de quatro minutos.
A curta duração da interrupção foi consequência do facto dos comissários de pista terem empurrado o Ferrari para o asfalto e o espanhol ter conseguido levá-lo até à “box” para a equipa verificar os estragos provocados pelo despiste.
O inglês George Russell (Mercedes) acabou por registar o melhor tempo, à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) e do canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), com a marca alemã a colocar cinco carros “empurrados” pelos seus motores nas cinco primeiras posições, depois de ao longo da sessão, muitos pilotos terem passado pelo topo da tabela, consequência do momento em que estavam em pista.
A instabilidade das condições de aderência da pista levou a que sete pilotos, entre os quais o neerlandês Max Verstsappen (Red Bull/Honda) e o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) tivessem saído várias vezes para a pista, mas não tivesse registado qualquer tempo, por só terem ido perceber o estado do piso.
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TEMPO |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | 1’38,795″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’39,154″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’40,013″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’40,277″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’40,687″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’41,032″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’41,142″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’41,363″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’41,416″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’42,706″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’42,906″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’45,575″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’47,403″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | sem tempo |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | sem tempo |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | sem tempo |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | sem tempo |
Riccardo Patrese | Alpha Tauri AT04 | Honda | sem tempo |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | sem tempo |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | sem tempo |