Fórmula E

Jake Dennis assume comando do campeonato

António Félix da Costa, que tinha partido da sétima posição, ainda liderou durante grande parte da corrida, mas acabou por baixar a terceiro na parte final, atrás de Nick Cassidy e de Jake Dennis.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Duas neutralizações, uma consequência da paragem do espanhol Roberto Mehri (Mahindra), a outra provocada pelo despiste do suíço Nico Muller (Cupra), que ficou sem travões e embateu nos “rails” de protecção, levaram ao aumento de quatro voltas que marcou a corrida americana.

A vitória acabou por pertencer ao australiano Nick Cassidy (Envision), com o inglês Jake Dennis (Andretti) a terminar em segundo, depois de ter largado da “pole position”, o que lhe permitiu ascender ao comando do campeonato, graças aos três pontos atribuídos a quem garante a primeira posição da grelha, com um ponto de avanço sobre o australiano.

O português António Félix da Costa (Porsche), que passou várias vezes pelo primeiro lugar, num traçado, onde as ultrapassagens eram fáceis, dada a largura da pista, mas onde ninguém queria estar à frente, para não gastar demasiada energia, completou o pódio, ao perder as duas primeiras posições na derradeira volta.

A corrida foi um jogo do “gato e do rato”, com os pilotos a prescindiram de assumir o comando e a preferirem seguir na roda dos seus adversários, para poupar energia.

Por isso, tudo ficou decidido na derradeira volta, com o português a não resistir aos ataques dos adversários, depois de ter aproveitado as circunstâncias para passar pelo comando, onde nunca conseguiu ganhar uma vantagem suficiente para resistir aos ataques dos adversários, como sucedeu com todos os que passaram pelo primeiro lugar.

António Félix da Costa somou, assim, 15 pontos para o campeonato: «Foi um dia bom e sólido para mim. Estive forte toda a corrida e na luta da vitória. Portanto, nesse aspeto [estou] muito contente com a performance que tivemos aqui em Portland», começou por dizer o piloto português, natural de Cascais.

Sobre o resultado, António Félix da Costa considerou que «um pódio é sempre um pódio». No entanto, ficou com um sabor agridoce pois liderou «grande parte da corrida». «Sinto que podíamos ter vencido, mas é assim na Fórmula E, as corridas são decididas no final e hoje não deu para mim. De qualquer forma estou contente e seguimos fortes para as quatro corridas que faltam», concluiu o piloto português.

Com estes resultados, Félix da Costa é sexto, com 93 pontos, enquanto Jake Dennis é o novo líder, com 154, mais um do que Nick Cassidy.

Classificações

Corrida – 1.º, Nick Cassidy (Envison), 32 voltas (102,080 km), em 50’40,629” (120,9 km/h); 2.º, Jake Dennis (Andretti), a 0,204”; 3.º, António Félix da Costa (Porsche), a 1,140”; 4.º, Mitch Evans (Jaguar), a 1,758”; 5.º, Sébastien Buemi (Envision), a 2,220”; 6.º, Max Gunther (Maserati), a 2,307”; 7.º, Lucas Di Grassi (Mahindra), a 2,982”; 8.º, Pascal Wehrlein (Porsche), a 3,684”; 9.º, Norman Nato (Nissan), a 3,961”; 10.º, Robin Frijns (Cupra), a 4,300”. Alinham mais 12 pilotos.

Campeonatos

Pilotos – 1.º, Jake Dennis, 154 pontos; 2.º, Nick Cassidy, 153, 3.º, Pascal Werhlein, 138; 4.º, Mitch Evans, 122; 5.º, Jean-Eric Vergne, 97; 6.º, António Félix da Costa, 93; 7.º, Max Gunther, 78; 8.º, Sébastien Buemi, 72; 9.º, Sam Bird, 62; 10.º, Jake Hughes, 46; 11.º, Stoffel Vandoorne, 42; 12.º, René Rast, 40; 13.º, Sacha Fenestraz, 31; 14.º, Lucas Di Grassi, 24; 15.º, André Lotterer, 23; 16.º, Norman Nato, 23; 17.º, Dan Ticktum, 18; 18.º, Edoardo Mortara, 17; 19.º, Sérgio Sette Câmara, 10; 20.º, Oliver Rowland, 9; 21.º, Robin Frijns, 6; 22.º, Nico Muller, 2.

Equipas – 1.º, TAG Heuer Porsche Formula E Team, 231 pontos; 2.º, Envision Racing, 225; 3.º, Jaguar TCS Racing, 184; 4.º, Avalanche Andretti Formula E, 177; 5.º, DS Penske, 139; 6.º, Maserati MSG Racing, 95; 7.º, Neon McLaren Formula E Team, 86; 8.º, Nissan Formula E Team, 54; 9.º, Mahindra Racing, 33; 10.º, NIO 333 Racing, 28; 11.º, ABT Cupra Formula E Team, 8

Próxima prova – Hankook Roma E-Prix, dia 15 de Julho.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *