Domínio da Mercedes no GP do Canadá
O folhetim da falha de energia impediu a realização dos primeiros treinos livres do Grande Prémio do Canadá, no Circuito Gilles Vileneuve, em Montreal, mas a segunda incursão à pista revelou-se normal, com a chuva a cair já na parte final.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
O regresso da energia permitiu a que a segunda sessão de treinos livres tivesse decorrido de forma natural, até aos minutos finais, altura em que a chuva começou a cair com intensidade, na parte norte do circuito, obrigando ao recurso de pneus de chuva.
Apesar da ter sido mais meia-hora do que o que estava previsto, para compensar a longa paragem na sessão de abertura, a sessão seria interrompida por duas vezes.
A primeira provocada por Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) com o motor a pegar fogo e a deixar a recta da meta cheia do pó dos extintores, que teve de ser limpa, e depois com a paragem do francês Esteban Ocon (Alpine/Renault) que implicou a interrupção da sessão para retirar o carro da posição em que estava.
A surpresa veio do facto da Mercedes ter registado os dois melhores tempos da sessão, com o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) a ficar à frente do seu compatriota George Russell (Mercedes), com o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) a registar o terceiro tempo, depois de ter estado no topo da tabela de tempos.
O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que tem sido o maior adversário dos “Red Bull boys”, registou o quarto tempo, à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que confirmou a eficácia dos carros vermelhos nos treinos, que depois não confirma nas corridas.
Contra o habitual, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) não foi além do sexto tempo, ficando a quase meio segundo dos pilotos da Mercedes.
Mais rápido na curtíssima primeira sessão, o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari) registou o sétimo tempo, mostrando argumentos para chegar à Q3, à frente do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), do canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) e do francês Pierre Gasly (Alpine/Renault), que fecharam o lote dos 10 mais rápidos.
Tempos dos treinos
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TEMPO | 2.º TREINO |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | sem tempo | 1’13,718″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | sem tempo | 1’13,745″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’24,991″ | 1’13’844″ |
Fernando Alonso | Aston Martin AMR23 | Mercedes | 1’19,807″ | 1’14,044″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’26,809″ | 1’14,094″ |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’20,231″ | 1’14,144″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’18,728″ | 1’14,220″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’20,154″ | 1’14,250″ |
Lance Stroll | Aston Martin AMR23 | Mercedes | 1’19,175″ | 1’14,419″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | sem tempo | 1’14,477″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’21,496″ | 1’14,533″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’24,045″ | 1’14,544″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | sem tempo | 1’14,617″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’24,961″ | 1’14,811″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | sem tempo | 1’14,941″ |
Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’32,274″ | 1’15,002″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | sem tempo | 1’15,003″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | sem tempo | 1’15,052″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | sem tempo | 1’15,426″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’24,336″ | 1’16,369″ |