Rali Serras de Fafe com 16 etapas desafiadoras
O Campeonato da Europa de Ralis (ERC) da FIA inicia 2023 com 40 pilotos a competir em carros de Rally2 na prova de abertura: Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto, de 10 a 12 de março.
(auto.look2010@gmail.com)
Para sublinhar ainda mais a popularidade do ERC – a reconhecida série alimentadora do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA – 48 equipas inscreveram-se para somar pontos no ERC na primeira jornada da temporada no seu 70.º aniversário a desenvolver no norte de Portugal. São 14 campeões nacionais ou regionais a alinhar na prova da Demoporto, estando representadas 23 nacionalidades.
Para o responsável do ERC, Iain Campbell, «é fantástico entrar na temporada dos 70 anos do ERC sabendo que há tanto interesse no campeonato com base na lista de inscritos». «Além de ser grande em termos de quantidade, a jornada de abertura também é grande em qualidade, com um número incrível de pilotos de alto nível, muitos novos com o objetivo de ganhar experiência internacional, mas em um ambiente altamente competitivo. Também é uma ótima notícia que tantas nacionalidades estejam representadas».
Estabelecido em 1953, o ERC continua a ser a principal série de ralis da Europa e o reconhecido trampolim para pilotos que saem do nível nacional com o objetivo de um dia fazer carreira no Campeonato Mundial de Rali da FIA.
Com provas a decorrer ao longo de dois dias, a ação é constante e as lutas por posições intensas, tornam o ERC um meio ideal para adquirir conhecimento e construir experiência competitiva a nível internacional.
Promovido pelo Promotor do WRC para uma segunda temporada por meio de um acordo de longo prazo com o órgão regulador mundial do automobilismo, a FIA, as etapas de todos os ralis são transmitidas ao vivo no WRC+ e na nova plataforma Rally.TV de 2023.
Os pilotos de carros de Rally2 podem fazer parceria com um dos quatro principais fabricantes de pneus: Hankook, Michelin, MRF Tires ou Pirelli. Existem categorias para carros Rally3 (ERC3) e carros Rally4 e Rally5 (ERC4), enquanto jovens talentos têm a chance de brilhar no FIA Júnior ERC Championship, apoiado por Hankook, que começa no ORLEN 79th Rally Polónia em maio.
O Rali Serras de Fafe, Felgueiras, Boticas, Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto proporciona um início difícil para a temporada de 2023 do ERC, com 16 etapas desafiadoras baseadas em pisos de terra, além de uma super-especial no asfalto e ruas de paralelepípedos da cidade anfitriã de Fafe. O percurso da prova percorre 180,29 quilómetros e termina com a Lameirinha Power Stage, com o complemento com o icónico salto da Pedra Sentada, a partir das 16h00 de domingo.