Max Verstappen bate os “McLaren boys’’
Piloto neerlandês da Red Bull larga da “pole position” para o Grande Prémio do Japão, registando o melhor tempo na qualificação. Lando Norris, da McLaren, parte ao seu lado, enquanto o companheiro de equipa, Oscar Piastri, larga da segunda fila, ao lado de Charles Leclerc (Ferrari).
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt

Se os “McLaren boys” confirmaram, na terceira de sessão de treinos livres, a superioridade que têm exibido ao colocarem-se nas duas primeiras posições, com o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren), na hora da verdade, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull) garantiu a 41,ª “pole position”, ao bater o inglês por 0,012 segundos’, sendo os únicos a chegar ao segundo “26’’.
O australiano colocou-se logo a seguir, a 0,32 segundos’ do seu colega de equipa, à frente do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que bateu os dois pilotos da Mercedes.
Na luta entre os pilotos da marca da estrela, o inglês George Russell (Mercedes) levou a melhor sobre o italiano Kimi Antonelli (Mercedes), que continua a ser o melhor dos “rookies” e que garantiu a sexta posição da grelha, naquele que é o seu melhor resultado até agora.

Outro estreante, o francês Isack Hadkjar (Alpine/Renault), garantiu o sétimo lugar da grelha, a frente do inglês Lewis Hamilton (Ferrari), que não confirmou as boas indicações dadas na Corrida “Sprint”, na China.
A fechar o lote de pilotos que chegaram ao Q3 colocaram-se o tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes), pela terceira vez, nutra tantas corridas, a chegar à hora da decisão, numa confirmação da evolução que os Williams conheceram de uma temporada para outra, e o inglês Oliver Bearman (Haas/Ferrari) que surpreendeu, tudo e todos, ao colocar um dos carros da equipa americana na fase decisiva da qualificação.
Pelo caminho, na Q2, ficaram os espanhóis Carlos Sainz (Williams/Renault), que tem sido batido pelo seu colega de equipa, Alexander Albon, e Fernando Alonso (Aston Martin//Mercedes), o francês Pierre Gasly (Alpine/Renault).
Fica a curiosidade do neo-zelandês Liam Lawson (VCAR/Honda), “despromovido” da Red Bull para a Racing Bulls, ter ficado à frente do japonês Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda), que fez o percurso inverso, com o neo-zelandês a parecer mais relaxado, por a pressão, por ser colega de equipa de Max Verstappen, ter diminuído.
De referir que a terceira sessão de treinos livres foi, tal como sucedeu ontem, interrompida, por duas vezes, por incêndio na relva que ladeia a pista, situação que se repetiu a meio da Q2, ficando a dúvida de saber o que poderá suceder na corrida se a situação se repetir.
Contudo, as previsões meteorológicas apontam para que, amanhã, a corrida decorra debaixo de chuva e se isso se confirmar, o problema dos incêndios deixa de existir.
GRELHA DE PARTIDA
Max Verstappen | |
Red Bull RB21/Honda | |
1’26,983” | |
Lando Norris | |
McLaren MCL39/Mercedes | |
1’26,995” | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL39/Mercedes | |
1’27,027” | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-25/Ferrari | |
1’27,299” | |
George Russell | |
Mercedes W16/Mercedes | |
1’27,318” | |
Kimi Antonelli | |
Mercedes W16/Mercedes | |
1’27,555” | |
Isack Hadjar | |
VCARB02/Honda | |
1’27,569” | |
Lewis Hamilton | |
Ferrari SF-25/Ferrari | |
1’27,610” | |
Alexander Albon | |
Williams FW47/Mercedes | |
1’27,615” | |
Oliver Bearman | |
Haas VF25/Ferrari | |
1’27,867” | |
Pierre Gasly | |
Alpine A525/Renault | |
1’27,822” | |
Carlos Sainz | |
Williams FW47/Mercedes | |
1’27,836” | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR25/Mercedes | |
1’27,897” | |
Liam Lawson | |
VCARB02/Honda | |
1’27,906” | |
Yuki Tsunoda | |
Red Bull RB21/Honda | |
1’31,368” | |
Nico Hulkenberg | |
Kick Sauber C45/Ferrari | |
1’28,570” | |
Gabriel Bartoleto | |
Kick Sauber C45/Ferrari | |
1’28,622” | |
Esteban Ocon | |
Haas VF25/Ferrari | |
1’28,696” | |
Jack Doohan | |
Alpine A525/Renault | |
1’28,877” | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR25/Mercedes | |
1’29,271” |