Josep Garcia vence 1.º dia EnduroGP em Fafe
O primeiro dia do Campeonato Mundial de EnduroGP Paulo Duarte FIM de 2025, em Fafe, colocou Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, no lugar mais alto do pódio. Um desempenho notável do piloto espanhol que vem de uma lesão, relegando Zach Pichon e Steve Holcombe para segundo e terceiro, respetivamente.
carlos.sousa@autolook.pt
Após um Super Teste AKRAPOVIC encharcado de chuva na sexta-feira à noite, que viu uma vitória surpresa da estrela do SuperEnduro Dominik Olszowy (RIEJU), o clima português melhorou no primeiro dia de corrida a sério, este sábado em Fafe. Caracterizado por paisagens impressionantes marcadas por enormes pedras, o GP de Portugal é sempre um favorito de pilotos e os fãs.
Deixando suas intenções claras desde o início, Josep Garcia, da Red Bull KTM Factory Racing, saiu determinado para o teste POLISPORT Extreme de abertura e vencer por mais de dois segundos. Logo atrás terminou Steve Holcombe, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, com Andrea Verona, da GasGas Factory Racing, cinco segundos atrás.
O primeiro teste ACERBIS Cross do dia viu Steve Holcombe no topo da tabela de tempos e assumir a liderança à geral, com Andrea Verona no seu encalço, apenas meio segundo atrás. Zach Pichon, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team, entrou na disputa, terminando em terceiro no teste e entrar na batalha por um lugar no pódio.
Vitorioso no teste GMOTO Enduro, Josep Garcia diminuiu a diferença geral para Steve Holcombe para apenas um segundo após a primeira volta de três. Assim como na primeira volta, Josep Garcia liderou o POLISPORT Extreme Test pela segunda vez para recuperar a liderança à geral.
Zach Pichon teve uma corrida alucinante para terminar em segundo, superando Andrea Verona por meros dois centésimos de segundo. Estabelecido num ritmo e claramente com os seus pontos muito fortes, o atual campeão do Enduro2, Andrea Verona, conquistou duas vitórias consecutivas no teste para completar a segunda volta no topo da classificação, à geral, por sete segundos.
Com duas voltas concluídas, apenas dois segundos separaram Steve Holcombe e Josep Garcia em segundo e terceiro, respetivamente. Zach Pichon ficou 10 segundos atrás. Após uma série de resultados fortes, Antoine Magain, da Sherco Factory Team, viu-se numa batalha estimulada pelo quarto lugar com seu companheiro de equipa Hamish Macdonald.
A terceira volta pertenceu a Zach Pichon, com o jovem piloto francês a registar o tempo mais rápido em dois dos três testes. Steve Holcombe fechou a corrida do dia com uma vitória no teste final de Enduro GMOTO, mas não foi o suficiente para o britânico garantir a vitória à geral.
Apesar de ainda estar a recuperar de uma recente cirurgia, Josep Garcia provou que, mais uma vez, é ele quem deve ser batido no EnduroGP, conquistando a primeira vitória da temporada de 2025 por quase cinco segundos, num dia de corrida incrivelmente bem disputado.
Graças aos resultados consistentes entre os três primeiros e as suas vitórias nos testes da última volta, Zach Pichon foi premiado com o segundo lugar geral no primeiro dia, ultrapassando Steve Holcombe pela honra. O britânico foi forçado a contentar-se com o degrau mais baixo do pódio, apenas três segundos atrás de Zach Pichon.
Apesar de registrar duas vitórias nos testes, Andrea Verona perdeu o pódio por mais de 10 segundos. O piloto da GasGas teve uma vantagem confortável sobre o quinto classificado, Hamish Macdonald, no entanto, terminou o dia a pouco menos de um minuto mais lento que Josep Garcia.
O companheiro de equipa Sherco de Macdonald, Antoine Magain, ficou em sexto, seguido por Samuele Bernardini, da Honda Racing RedMoto Enduro Team, em sétimo, e Albin Norrbin, da Fantic Factory Racing Team, em oitavo. A dupla da Triumph Factory Racing Enduro Team, Mikael Persson e Jamie McCanney, terminou em nono e décimo, respetivamente.
FRANCESCA NOCERA
VITORIOSA NO ENDURO FEMININO
O Campeonato Mundial de Enduro Feminino Expotrade FIM viu Francesca Nocera (Honda) correr para a vitória, terminando o primeiro dia com cinco vitórias em testes e uma liderança de mais de um minuto. A italiana segurou Rachel Gutish e Nieve Holmes (Sherco) da RIEJU Factory Racing, que conquistaram duas vitórias em testes, mas terminaram em segundo e terceiro, respetivamente.
O primeiro dia em Portugal marcou o primeiro dia completo de corrida para a recém-formada Expotrade FIM Junior Women’s Enduro World Cup. Elizabeth Tett (TM MOTO), Lorna Lafont (Sherco) e Matilda Ahlstrom (Husqvarna) conquistaram três vitórias em testes cada, mas foi Elizabeth Tett quem, finalmente, saiu por cima. A jovem piloto terminou o dia com uma liderança de dois minutos sobre Lorna Lafont, com Matilda Ahlstrom mais três minutos atrás, em terceiro.
SHERCO REIVINDICA MEMORÁVEL PÓDIO ENDURO3
Na classe Enduro3, foi um Sherco Factory Racing “um-dois-três”, com o vice-campeão do campeonato de 2024, Hamish Macdonald, liderando os tempos, à frente dos companheiros de equipa Antoine Magain e Julien Roussaly. O atual campeão Enduro3, Brad Freeman, perdeu o pódio por meio segundo.
Junto com a sua vitória à geral veio o triunfo da classe Enduro1 para Josep Garcia (KTM), com uma enorme vantagem de mais de um minuto. Samuele Bernardini (Honda) ficou em segundo lugar no pódio, com Mikael Persson da Triumph Factory Racing Enduro Team a completar os três primeiros, um feito impressionante na corrida de estreia do fabricante britânico EnduroGP.
A categoria Enduro2 provou ser a mais competitiva no primeiro dia, com apenas 13 segundos a separar os três primeiro: Zach Pichon (TM MOTO) conquistou a vitória à frente de Steve Holcombe (Honda), enquanto Andrea Verona (GASGAS) terminou em terceiro.
VITÓRIA SUADA PARA BACON NA CATEGORIA JÚNIOR
A categoria Júnior provou ser tão competitiva como sempre, com cinco vencedores diferentes nos nove testes do primeiro dia em Fafe. Kyron Bacon da MGR Kawasaki e Kevin Cristino da Fantic Factory Racing Team registraram três vitórias cada, mas foi o piloto da Tasmânia Bacon que finalmente saiu na frente por pouco mais de dois segundos.
Cristino foi forçado a se contentar com o segundo lugar, enquanto Leo Joyon (Beta), vencedor do teste de abertura ACERBIS Cross, completou os três primeiros. Na categoria Jovem, foi Romain Dagna (KTM) quem dominou, conquistando sete das nove vitórias de teste e construindo uma vantagem de meio minuto.
Alberto Elgari, da TM MOTO Boano Factory Enduro Team, terminou o dia em segundo, com duas vitórias em testes, seguido por Pietro Scardina, da Fantic Factory Racing Team, em terceiro.
RESULTADOS (1.º DIA)
ENDUROGP
1.º Josep Garcia (KTM) 54m08,59s; 2.º Zach Pichon (TM MOTO) 54m13,38s; 3.º Steve Holcombe (Honda) 54m16,29s; 4.º Andrea Verona (GasGas) 54m26,54s; 5.º Hamish Macdonald (Sherco) 55m01,70s; 6.º Antoine Magain (Sherco) 55m15,61s; 7.ºSamuel Bernardini (Honda) 55m22,95s; 8.º Albin Norrbin (Fantic) 55m54,76s; 9.º Mikael Persson (Triunfo) 55m56,90s; 10.º Jamie McCanney (Triunfo) 56m12,44s.