AUTOLOOKNotícias Várias

Foz Côa TT Tour é já uma terapia de grupo

Está tudo a postos para o “batalhão” de participantes alinhar, este domingo, dia 6 de abril, na sexta edição do Foz Côa TT Tour, e os “generais” do Foz Côa Automóvel Clube apetrechados para oxigenar ainda mais tão importante coluna de bravos fora de estada. A iniciativa é já uma terapia de grupo…

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Com o Douro, património mundial da UNESCO e procurado anualmente por milhares e milhares de turistas, e o Coa, dos poucos rios que segue para Norte, a servirem de pano de fundo, o já famigerado Foz Côa TT Tour vai este domingo, dia 5 de abril, para fora de estada.

Trata-se de um passeio para veículos automóveis todo-o-terreno que, desde a primeira edição, ultrapassou as fronteiras territoriais e é hoje um evento de referência.

À semelhança do rio Douro, o Foz Côa TT Tour também é procurado, anualmente, por gente que procura ver o seu nome na lista de participantes, dada a qualidade intrínseca de um conjunto de características que valorizam um local e região, tornando-o especial e muito apreciado.

Como não poderia deixar de ser, o Foz Côa Automóvel Clube tem como princípio promover o Foz Côa TT Tour por percursos que entusiasmem os participantes pelas freguesias do concelho de Vila Nova de Foz Côa. Nada é feito ao acaso, com a estrutura organizativa a privilegiar as belíssimas paisagens das amendoeiras em pleno Douro Vinhateiro.

O passeio fora de estrada não é “atropelado” por paisagens de suster a respiração. A simpatia vincada no bem receber das gentes de Vila Nova de Foz Côa é outro dos pontos fortes que carateriza a iniciativa do Foz Côa Automóvel Clube. A simpatia não é como arrancá-la de saca-rolhas, se bem que o passeio é fértil em visitas a quintas para provas de vinhos.

A simpatia das gentes de Vila Nova de Foz Coa é genuína que garante aos participantes a vontade de regressar e dinamizar um território com uma história e uma dinâmica social e económica muito ligadas ao vinho, azeite, mel e amêndoa.

Não fosse o Douro Superior uma referência de excelência no mundo. Por isto, e muito mais, a simpatia das gentes de Foz Coa confirma a marca já deixada pelo TT Tour nos amantes do turismo de Natureza.

O programa contempla as origens da região, com um passeio que preenche toda a manhã e tarde, com um intervalo, como é tradição, com um almoço de que servirá para retemperar energias. Com vinhedos a perder de vista, naturalmente que não vão faltar visitas a quintas para provas de vinhos, conforme já foi referido.

Para quem não é apreciador de vinho, sempre tem o rio Côa, até desaguar no rio Douro, para apreciar, próximo de Vila Nova de Foz Coa. O supracitado rio Côa percorre 135 km quase sempre por áreas naturais, praticamente selvagens – a reserva da Faia Brava é um exemplo disso mesmo –, o que preserva a pureza da água.

Em suma, a sexta edição do Foz Côa TT Tour reúne mais de centena e meia de participantes das mais variadas latitudes do país: Coimbra, Porto, Aveiro, entre outras, levam até Foz Coa uma grande fatia dos participantes.

Na bagagem levam a emoção de conduzir viaturas 4×4 fora de estrada percorrendo um território único, num conceito em que os participantes vão, com toda a certeza, divertir-se, conviver, sem nunca deixar de apreciar as paisagens vincadas pelos sulcos criados entre o Douro e o Côa, contando com gastronomia e a cultura de mãos dadas proporcionando a todos tudo aquilo que tem de diferente para ser admirado.

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *