TURISMO

Expofacic passou no teste de governantes

Os três secretários de Estado que visitaram a 34.ª edição da Expofacic nos dois primeiros dias ficaram rendidos à dinâmica do evento, que consideram ser um exemplo nacional neste tipo de iniciativas.

auto.look2010@gmail.com

Pedro Cardoso, Helena Teodósio, Rui Rocha e Silvério Regalado na inauguração do certame

A Expofacic – Exposição/Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede continua “na boca do mundo”, quer pelo turismo e excelentes avaliações de visitantes, nacionais e estrangeiros, como pelos múltiplos serviços englobados na feira/festa, fortemente animados pela hospitalidade que carateriza a cidade e a região, atraindo cada vez mais atenção

Até 9 de agosto, todos os caminhos vão dar no Parque Expo-Desportivo de São Mateus, para um evento considerado há mais de duas décadas e meia como a mais importante certame económico e festivo da região centro e um dos mais assinaláveis do país.

Helena Teodósio dá a conhecer a Expofacic a Emídio Sousa

No dia da inauguração, presidida pelo secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, esteve também presente o seu homólogo da Proteção Civil, Rui Rocha, tendo ambos elogiado o impacto de um evento desta magnitude.

Silvério Regalado sublinhou na altura que «a Expofacic é muito mais do que uma feira e muito mais do que uma festa». «É a afirmação da capacidade de Cantanhede para mobilizar uma comunidade inteira», enfatizou o governante que, entre outros cargos, já foi presidente do vizinho Município de Vagos.

O titular das pastas da Administração Local e Ordenamento do Território referiu ainda que a proximidade e articulação da Câmara Municipal com os agentes económicos, sociais e culturais ajudam a explicar o crescimento da Expofacic, bem como «a sua afirmação no panorama nacional».

Pedro Machado na companhia de Helena Teodósio e Pedro Cardoso

Também o secretário de Estado da Proteção Civil, Rui Rocha, referiu-se à maior feira-festa do país como «uma referência nacional», justificando, assim, a participação da Autoridade Nacional da Segurança Rodoviária no evento, com um espaço próprio onde estão disponíveis diversas atividades interativas, nomeadamente em matéria de prevenção.

No segundo dia, o certame recebeu a visita do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa, que antes presidiu à sessão de abertura do Dia dos Açores, uma estreia na programação. Na ocasião, o governante destacou a diversidade de setores presentes na Expofacic, que refletem a dinâmica do município.

Quem também marcou presença na Expofaci foi secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado, mas a título pessoal. Conhecedor profundo da maior feira/festa do país, o governante elogiou a capacidade de «conciliar o crescimento com uma tradição». «É um bom exemplo a nível nacional e, quase diria, internacional», sublinhou ainda Pedro Machado.

Para a presidente da Câmara Municipal e da Comissão Organizadora, Helena Teodósio, a presença de membros do Governo «é o reconhecimento da importância económica e sociocultural da Expofacic como o maior evento do país a este nível».

«Estas visitas permitem aos membros do Governo um melhor conhecimento das realidades regionais, mas também fortalecer a confiança entre os cidadãos e as instituições», concluiu a autarca cantanhedense.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *