Enduro

Figueira da Foz é a capital nacional de Enduro

Coordenadas O Campeonato Nacional de Enduro CFL está de regresso à Praia da Claridade, hoje e amanhã. Trata-se dos ases da disciplina que acetaram o desafio proposto pelo Moto Clube da Figueira da Foz, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal, que conta com o apoio do Município da Figueira da Foz.

carlos.sousa@autolook.pt

Está tudo a postos para mais uma jornada do Nacional de Enduro CFL, este fim de semana de visita à Figueira da Foz, com o Parque das Gaivotas a servir de pano de fundo ao paddock, uma semana depois de ter recebido a super-especial do Vodafone Rally de Portugal. O dia de hoje sábado, está reservado aos jovens enduristas para progredir na terceira jornada do Campeonato Nacional de Mini-Enduro JETMAR, versão 2023.

Amanhã, domingo, a competição privilegia as restantes categorias que fazem parte do Campeonato Nacional de Enduro CFL, alusiva à 5.ª jornada. Trata-se de uma competição pontuável ainda para o Troféu Beta, Troféu Challenge Sherco, Troféu Enduro GasGas e Troféu TM.

Esta prova fica amplamente assinalada pela 38.ª visita dos enduristas pela Figueira da Foz, cidade que deu berço à modalidade no contexto nacional, desta vez levada a cabo pela experiência do Moto Clube da Figueira da Foz, sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal, que conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz.

Para este sábado, já entraram em competição as classes Clássicas, Promo Senhoras, Infantis, Juvenis e Juniores, em que terão pela frente um desafiante percurso de 24 km, com quatro voltas, na rua da Tiffany, Caceira e duas especiais.

Trata-se do Enduro-Test (ET), uma especial de 3,1 km, verdadeiramente de enduro, muito técnica, com alternância de pisos entre a terra, a pedra, e a erva, alguns desníveis e com zonas lentas e zonas mais rápidas. Já o Cross Test (CT) é composto por 2,8 km, desenrolando-se junto à estrada CM 1062, em Carritos-Fontela, ao lado da ET.

Amanhã, domingo, o dia está reservado para o Campeonato Nacional de Enduro CFL, com início agendado para as 9h00, na rua da Tiffany, Caceira. Os enduristas vão realizar um percurso de 55 km, que inclui três especiais. Às 9h10 terá lugar a Xtreme Test (XT), com percursos alternativos opcionais.

Esta especial é desenhada numa área inteiramente natural, e com obstáculos também 100% naturais. Pelas 9h17 desenrolar-se-á a Enduro Test (ET), um especial verdadeiramente de enduro, muito técnica, com alternância de pisos entre a terra, a pedra, e a erva, alguns desníveis, com zonas lentas e zonas mais rápidas. Às 10h30 terá lugar a Cross Test (CT), para 4 km de especial da “Praia”, com zonas rápidas, curvas largas e alguns saltos, sempre sobre areia, nas proximidades do Relógio.

A cerimónia de entrega de prémios decorre pelas 18h30, na praceta Ledesma Criado.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *