WRC

Sébastien Ogier esgrime argumentos no asfalto

O piloto francês francês vai tentar, no Rali da Croácia, manter a Toyota Gazoo Racing ao rubro na primeira aparição nos pisos de asfalto puro da temporada de 2023.

carlos.sousa@autolook.pt

Kalle Rovanperä

O oito vezes campeão Mundial de Ralis da FIA, Sébastien Ogier, pretende começar com o pé direito no Rali da Croácia, na estrada a partir desta quinta-feira até domingo, aquele que é o primeiro evento de asfalto puro do ano.

O francês chega à Croácia com três pontos de vantagem sobre Thierry Neuville. Os carros i20 N do companheiro de equipa do piloto belga e Hyundai Motorsport, Esapekka Lappi, terão uma decoração especial em memória do colega e membro da família WRC Craig Breen, que perdeu tragicamente a vida na semana passada.

No entanto, defender a vantagem no início da temporada não é o objetivo principal de Sébastien Ogier, piloto que compete apenas meia época. Em vez disso, o prémio final seria completar uma tripla croata para a sua equipa, a Toyota Gazoo Racing.

Thierry Neuville

O piloto francês conquistou a vitória no Rali da Croácia em 2021, mas ficou de fora do evento no ano passado, que foi vencido pelo seu companheiro de equipa, o finlandês Kalle Rovanperä, aos comandos de um Toyota Yaris GR.

«Mesmo que a mentalidade seja diferente sem estar envolvido no campeonato completo, ainda tenho o mesmo objetivo de dar o meu melhor e conseguir algumas vitórias e bons pontos para a equipa. A Croácia é difícil, mas recentemente tenho estado muito forte no asfalto. Foi com naturalidade para a equipa e para mim termos decidido regressar à Croácia», sublinhou Sébastien Ogier.

Pierre Louis Loubet

Apenas Sébastien Ogier e Kalle Rovanperä estão nomeados para marcar pontos para a Toyota Gazoo Racing no final desta semana. Por respeito à Hyundai, que agora participa com apenas duas viaturas, a marca japonesa retirou Elfyn Evans da luta pelo campeonato de construtores neste rali. O piloto galês, no entanto, continua elegível para marcar pontos no campeonato de pilotos ao lado de Takamoto Katsuta, que dirige um quarto Toyota Yaris.

Ott Tänak é o favorito da M-Sport Ford. O piloto da Estónia, que está em quarto lugar na classificação, tem a companhia de Pierre-Louis Loubet, e está ansioso para fazer as pazes depois de ter sido prejudicado por problemas mecânicos na última vez.

O rali começa na capital Zagreb, esta quinta-feira à noite, antes de três dias de competição em pisos de asfalto. As 20 etapas em agenda terão 301,26 km no total.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *