Trial

Valongo abre “hostilidades” ao Portugal Trial 4×4

Lista de Inscritos Trial 4X4 Valongo_Classes_Provisoria À semelhança das edições anteriores, o painel de pilotos inscritos é recheado de elevada qualidade, e muito diversificado no que às viaturas diz respeito.

(auto.look2010@gmail.com)

É já nos próximos sábado e domingo que a cidade de Valongo acolhe a caravana do Campeonato de Portugal de Trial 4×4 para a ronda inaugural da competição, numa organização do Clube Trilhos do Norte.

A região do Grande Porto, assim como a cidade de Valongo, continua a proporcionar aos aficionados do desporto motorizado e do Trial 4×4 em particular, um evento recheado de elevado nível competitivo, que lhe garante o “cunho” da melhor competição de Trial4x4 em Portugal.

Prova disso mesmo, é a presença dos dois campeões nacionais de Trial4x4, enquanto competição sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. Aos “campeões” Rui Rocha e Cláudio Ferreira, juntam-se outros nomes que marcaram e continuam a ser referência da modalidade do Trial 4×4 nacional.

De destacar a presença de todos os vencedores (campeões), na defesa do título alcançado em 2022 nas classes do Campeonato Portugal Trial 4×4: Rui Rocha (Absoluto e Super Proto); Luís Bacelo (Proto); Antonio Moreira (Extreme com passagem este ano para a Proto; Paulo Silva (Promoção) e Carlos Martins (UTV’s).

Serão mais de duas dezenas as equipas que participam na primeira prova da temporada, numa luta pela vitória que será disputada volta a volta, com um leque bastante grande de candidatos a poderem surpreender, fruto da experiência acumulada, e por muitos outros adquirida ao longos de muitos anos de competição.

O cenário está montado para receber as 24 equipas à partida, numa pista repleta de obstáculos de puro Trial 4×4, assegurando uma excelente competição em todas as classes, e com as melhores condições para o público. Uma pista que comporta 10 triais 4×4, numa extensão superior a 5 km, com zonas rápidas e obstáculos, em maior número naturais, como tem sido tradição nesta zona denominada pela lousa.

A prova de resistência agendada para domingo, será junto ao “Continente, Biblioteca e Escola Básica do Valado”, numa pista recheada excelentes obstáculos, beneficiando do terreno “acidentado” da região. Para Daniel Sousa, este será um novo desafio colocados aos pilotos e navegadores.

«Direi que está tudo preparado para receber as máquinas e os pilotos, assim como o muito publico que é apanágio em Valongo, num palco com excelentes condições para a prática da modalidade e de quem assiste. Ajustamos um pouco esta pista às exigências do Trial4x4, num misto de trial e velocidade, porque este terreno nos permite e possibilita recriar alternativas», sustentou o diretor de prova

Por seu tuno, o promotor do Campeonato Portugal Trial 4×4, diz que «esta prova inaugural da época de 2023 reveste-se de grande monta no panorama do Trial nacional, sendo esta a 12.ª edição de uma parceria interrupta entre o Clube Trilhos do Norte e o município de Valongo».

«É sem dúvida uma aposta ganha, um «casamento» que perdura há mais de uma dezena de anos. Esta primeira prova espera-se que seja muito competitiva, face aos bons pilotos que esta lista de inscritos comporta, com campeões nacionais e com muitos anos de trial, e muitas corridas», evidenciou Antero Bessa.

«Certamente que gostaríamos de contar com mais equipas, mas julgo que na próxima jornada já vamos contar com mais inscritos, dado o facto de haver equipas que ainda não tinham os seus carros prontos para esta ronda de Valongo», acrescentou o, presidente do Clube Trilhos do Norte.

A prova de abertura do Campeonato Portugal Trial 4×4, organizada pelo Clube Trilhos do Norte, centralizada na cidade de Valongo, tem início na tarde de sábado com a realização das verificações administrativas e técnicas. No domingo (5 março), os concorrentes terão o prólogo no período da manhã, regressando à pista a partir das 14h00 para a realização das três horas de resistência.

Um espetáculo a não perder! Venha participar nesta grande festa do Trial Nacional, com as melhores condições para o público com estacionamento grátis no local da prova.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *