WRC

Hyundai otimista com o i20 N Rally1 Hybrid

A Hyundai Motorsport está pronta para entrar no 10.º ano do Campeonato Mundial de Ralis (WRC), com os olhos firmes nos títulos de fabricantes e pilotos de 2023. A equipa pretende atingir os objetivos com o Hyundai i20 N Rally1 Hybrid.

(auto.look2010@gmail.com)

A Hyundai Motorsport abraçou totalmente os regulamentos híbridos introduzidos pelo WRC em 2022. Ao longo do ano, a equipa desenvolveu e melhorou incansavelmente o pacote do Hyundai i20 N Rally1 Hybrid. Como resultado desse trabalho dedicado, a equipa acumulou o maior número de vitórias no WRC, acabando por ser o fabricante com a maior pontuação na segunda metade da temporada.

Usando esse fator como um trampolim e com uma nova formação de pilotos, a Hyundai Shell Mobis World Rally Team pretende alcançar mais sucesso no WRC, contando para o efeito com Thierry Neuville e Esapekka Lappi, a competir em todas as provas do campeonato, enquanto Dani Sordo e Craig Breen dividirão um terceiro Hyundai i20 N Rally1 Hybrid.

«O ano passado, o WRC foi um dos mais desafiadores para nós como equipa, mas talvez também um dos mais gratificantes. Trabalhar com um novo conjunto de regulamentos técnicos e construir o nosso primeiro carro híbrido não foi tarefa fácil. Embora tenhamos tido um início de temporada difícil, mas levantámo-nos nos reagrupamos e continuamos a esforçar com resultado. Fomos a equipa com melhor desempenho na segunda metade do ano e terminamos em alta», referiu Sean Kim, presidente da Hyundai Motorsport.

«Vamos para a temporada de 2023 na senda da continuação no capítulo que iniciámos em 2022. Temos a nosso favor o competitivo Hyundai i20 N Rally1 Hybrid e uma formação de pilotos com fome de lutar pelos títulos, enfim, uma equipa trabalhadora pronta para o desafio que nos espera», acrescentou Sean Kim.

A realizar uma campanha completa no WRC com o Hyundai i20 N Rally1 Hybrid em 2023 estarão os belgas Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe e os finlandeses Esapekka Lappi e Janne Ferm. As equipes competirão com os números #11 e #4, respectivamente.

O belga Thierry Neuville faz parte da Hyundai Motorsport desde o início e, agora, entra no terceiro ano com o navegador Martijn Wydaeghe a seu lado. A dupla emergiu como formação consistente, conquistando quatro vitórias e 12 pódios em duas temporadas.

Já Esapekka Lappi e Janne Ferm Lappi farão a sua estreia na Hyundai Motorsport no Rali de Monte Carlo no final deste mês. A dupla finlandesa impressionou o ano passado, conquistando três pódios numa variedade de superfícies.

Compartilhando um terceiro Hyundai i20 N Rally1 Hybrid estarão os espanhóis Dani Sordo e Cándido Carrera e os irlandeses Craig Breen e James Fulton. Dani Sordo e Cándido Carrera provaram ser um par de mãos confiável em 2022, marcando três pódios em cinco participações.

Já Craig Breen regressa à equipa após uma temporada fora, mas pronto para acelerar rapidamente com o Hyundai i20 N Rally1 Hybrid ao lado do novo navegador, James Fulton, a tempo inteiro.

O calendário do WRC está definido para apresentar 13 rondas. O Rally do Japão acontecerá após uma estreia bem-sucedida em 2022, na qual a Hyundai Motorsport terminou o ano em grande estilo com uma vitória por 1 a 2, enquanto as provas no México e no Chile regressam pela primeira vez desde o início da pandemia.

O novíssimo Rali da Europa Central verá as equipas enfrentarem três países em um único evento. Todas as quatro equipes da Hyundai Motorsport estão ansiosas para atender às demandas de cada rali que compreende a temporada de 2023 e demonstrar todo o potencial do Hyundai i20 N Rally1 Hybrid.

«A competição vai ser novamente muito dura, mas depois de uma forte segunda metade de 2022 para nós, penso que podemos esperar uma luta mais igual durante 2023», disse Neuville, acrescentado que o «objetivo permanece inalterado: ganhar ambos os campeonatos».

«Fiz uns dias de teste e foi uma surpresa positiva sentir-me tão confortável nele tão rapidamente. Estamos à frente do que eu esperava e estou ansioso por começar», admitiu Esapekka

Com cinco ralis feitos em 2022, Dani Sordo também optou pelo discurso otimista: «O início de uma nova temporada significa que todos começam com os mesmos pontos e ainda não sabemos quão competitivos serão os outros carros. Sinto que este pode ser realmente um bom momento para nós; não se trata tanto de encontrar um rumo, mas sim de continuarmos a ganhar».

Craig regressa à equipa depois de uma temporada fora, pronto para se adaptar rapidamente, ao lado do seu novo navegador: «É ótimo estar de volta à Hyundai Motorsport. O carro é completamente novo, mas é bom de conduzir. Não há razão para não podermos ganhar o título novamente; todos os ingredientes estão lá para o fazer».

 

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *