RALICROSS

Euro RX3: João Ribeiro “rei e senhor” na Bélgica

De fio a pavio. Eis a saga da vitória colossal do piloto de Paredes no World RX of Benelux, terceira ronda do Europeu de Ralicross. João Ribeiro colocou sempre o seu Audi A1 S1600 na frente do pelotão, dominando a qualificação, a meia-final e a corrida decisiva.

carlos.sousa@autolook.pt

João Ribeiro não escondia a emoção enquanto ouvia “A Portuguesa” no pedestal mais alto do pódio. Afinal, o piloto paredense estava a comemorar aquela que tinha sido não só a sua primeira vitoria na temporada, mas uma das exibições mais senhoriais de sempre de um piloto no Euro RX3, uma das categorias mais competitivas do Europeu de Ralicross.

Mercê de todo o seu talento, João Ribeiro tratou “por tu” o mítico Circuito Jules Tacheny, na localidade belga de Mettet, sendo o mais forte em todas as corridas de qualificação, dominando a sua meia-final e, na corrida de todas as decisões, fez valer a sua posição na “pole-position”.

O piloto de Paredes resistiu aos ataques de Nils Volland (Audi A1 S600), líder do campeonato e seu único adversário na corrida pelo título, com o jovem germânico a tocar diversas vezes no carro do português, mas sem o desconcentrar, nem conseguir o levar de vencida.

Jogando muito bem com a sua escolha na ida à “Joker Lap”, esperando por ver o adversário a rumar à mesma e entrando ao mesmo tempo, mantendo-o atrás ao fazer valer a sua posição de líder, viu ainda o seu rival cair para o 3.º lugar mesmo sobre a linha de chegada, suplantado por Dominik Senegacnik (Skoda Fabia).

Para além da saborosa vitoria, João Ribeiro conquistou o máximo número de pontos (40), com Volland a amealhar apenas 33, rumando agora o português a Montalegre apenas a um magro ponto do piloto alemão, transformando a pista portuguesa num verdadeiro “mata-mata” final, onde o craque lusitano tem tudo para conquistar o cetro de campeão!

ANDRÉ SOUSA FOI 5.º

MAS MERECIA MUITO MAIS…

Perante uma ruidosa falange de apoio portuguesa, que vibrou e apoiou sempre de forma intensa, outro piloto nacional esteve em grande destaque: André Sousa.

E, se no início do ano de estreia a tempo inteiro neste exigente campeonato, se dissesse que o paredense da TSL Racing iria estar três vezes consecutivas na Final, em outras tantas provas e que seria 5º da geral na difícil tirada belga, todos comprariam de imediato a proposta.

Mas, este excelente resultado em Mettet sabe a pouco e é injusto, pois André Sousa esteve sempre entre os melhores, vencendo mangas na qualificação, sendo segundo na mesma meia-final onde João Ribeiro triunfou e arrancando de forma sublime na partida para a corrida da decisão.

O piloto nortenho chegou à primeira curva lado a lado com Nils Volland e logo atrás de João Ribeiro, mergulhando para a curva, protegendo o seu compatriota e amigo da agressividade do piloto da Volland Racing – que, literalmente, entrou “com tudo” – sofrendo aí um furo que o limitou ao longo da final, tendo o sangue frio de conseguir levar o carro até à bandeirada de xadrez, no 5.º posto.

Os pontos amealhados fazem com que André Sousa tenha subido ao 4.º lugar do campeonato, indo para a última prova com reais possibilidades de lutar pelo 3.º posto, estando apenas a 10 pontos desse objetivo.

A 7 e 8 de setembro, Montalegre terá as honras de ser o circuito de todas as decisões.

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