FÓRMULA 1

Discussão dos títulos em aberto no Azerbaijão

O circuito citadino de Baku é o palco por excelência que acolhe, este fim de semana, o Grande Prémio do Azerbaijão de Fórmula 1, com longas retas e zonas muito lentas, colocando à prova a competitividade das equipas, sobretudo ao nível das ultrapassagens…

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Lando Norris (McLaren/Mercedes)

Quando tudo parecia apontar para uma tranquila caminhada do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) para a revalidação do título, depois de sete vitórias, nas 10 primeiras corridas, as evoluções introduzidas no “RB20” não resultaram, ao contrário do que sucedeu com a Mercedes (3 vitórias), McLaren (2) e Ferrari (1) que venceram as seis últimas corridas.

O inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), que às duas vitorias junta mais sete idas ao pódio, reduziu para 62 pontos o atraso em relação a Max Verstappen e, depois de ter sido revelado que passará a ser beneficiado, em caso de necessidade, face ao australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), seu companheiro de equipa, assume-se como o mais direto adversário do neerlandês na luta pelo título.

Charles Leclerc (Ferrari)

E se, em relação ao título de Pilotos, Max Verstappen ainda dispõe de alguma margem de segurança, no que diz respeito ao de Construtores, o mau desempenho do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), que nas últimas 10 corridas não conseguiu melhor que um sexto lugar, permitiu à McLaren reduzir para 17 pontos, o atraso em relação à Red Bull, com a Ferrari a estar, agora, a 35 pontos do primeiro lugar, pelo está tudo em aberto.

Já a McLaren parece ser a equipa que está em melhor forma, depois de ver os seus pilotos ganharem duas das quatro últimas corridas. A Ferrari, moralizada pelo triunfo em Monza, e Mercedes, parecem estar em condições de darem aos seus pilotos carros capazes de os levarem a lutar pela vitória.

Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)

Como consequência do equilíbrio entre as quatro principais equipas, o público que vai emoldurar as ruas de Baku, capital do Azerbaijão, vai assistir a uma corrida emotiva, num traçado onde as ultrapassagens não são fáceis.

De facto, existem zonas onde as ultrapassagens são proibidas, o que quer dizer que a luta pela “pole position” vai ser intensa, podendo a vitória passar por decisões estratégicas tomadas no muro das “boxes”, como sucedeu em Monza.

Entretanto e como consequência do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) ter totalizado 12 pontos de penalização num ano, por ter sido considerado culpado no “toque” no francês Pierre Gasly, no Grande Prémio de Itália, será o inglês Oliver Bearman, confirmado para 2025 na equipa americana, a substitui-lo na prova azeri.

HORÁRIO

SEXTA-FEIRA (13 DE SETEMBRO)

10h30 / 11h30 – Treino livre 1

14h00 / 15h00 – Treino Livre 2

SÁBADO (14 DE SETEMBRO)

09h30 / 10h30 – Treino Livre 3

13h00 / 14h00 – Qualificação

DOMINGO (15 DE SETEMBRO)

12h00 – Corrida

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 303 pontos; 2.º, Lando Norris, 241; 3.º, Charles Leclerc, 207; 4.º, Oscar Piastri, 197; 5.º, Carlos Sainz, 184; 6.º, Lewis Hamilton, 164; 7.º, Sergio Perez, 143; 8.º, George Russell, 128; 9.º, Fernando Alonso, 50; 10.º, Lance Stroll, 24; 11.º, Nico Hulkekberg, 22; 12.º Yuki Tsunoda, 22; 13.º, Daniel Riccardo, 12; 14.º Pierre Gasly, 8; 15.º, Oliver Bearman, 6; 16.º, Kevin Magnussen, 6; 17.º, Alexander Albon, 6; 18.º, Esteban Ocon, 5.

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 446 pontos; 2.º, McLaren F1 Team, 438; 3.º, Scuderia Ferrari, 407; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 292; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 74; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 34; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 28; 8.º, BWT Alpine F1 Team, 13; 9.º, Williams Racing, 6.

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