MotoGP

Domínio da Ducati na primeiro treino na Áustria

Jorge Martín não qualquer hipótese para os adversários e liderou o primeiro treino livre para o Grande Prémio da Áustria, em MotoGP, pese embora os inúmeros acidentes e uma bandeira vermelha após queda de Pedro Acosta.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

O espanhol Jorge Martin (Ducati) e o italiano Franco Morbidelli (Ducati) mantiveram o domínio da marca de Borgo Panigale, com o espanhol Pol Espargaro (KTM) a registar o terceiro tempo, à frente do campeão do mundo, o italiano Francesco Bagnaia.

Na luta pelo título, vantagem de Jorge Martin que, ao registar o melhor tempo no primeiro confronto, faz aumentar a pressão sobre o italiano, tanto mais que o espanhol tem revelado superioridade nas corridas “Sprint” e pode ter dado o primeiro passo para arrancar da “pole position”.

Para já, a KTM parece querer fazer frente à Ducati, com o sul-africano Brad Binder (KTM) e o espanhol Pedro Acosta (KTM) a colocarem-se atrás de Francesco Bagnaia, dando a entender que pode provocar uma surpresa.

Ao contrário do que esperava mau começo do português Miguel Oliveira (Aprilia), no traçado onde venceu pela primeira vez uma corrida da categoria rainha, ao registar o antepenúltimo tempo.

O treino de abertura do Grande Prémio da Áustria ficou marcado pela exibição da bandeira vermelha causada por Pedro Acosta já no período final da sessão. O piloto da Tech3 sofreu uma queda em velocidade relativamente baixa na chicane poucos minutos antes de perder o controle da sua KTM na curva 4. O segundo incidente foi mais grave e aconteceu nos últimos momentos da sessão.

Apesar de ter causado a bandeira vermelha, o espanhol saiu ileso do acidente. Os comissários decidiram acionar o aviso porque a moto do piloto bateu nas barreiras antes de retornar à pista, o que acabou espalhando detritos no traçado e prejudicando a segurança.

Em Moto2, o japonês Ai Ogura (Boscoscuro), que discute o título com o espanhol Sergio Garcia (Boscoscuro), que não foi além do 20.º tempo, foi o mais rápido, talvez moralizado pelo facto de saber que, para o ano, vai render o português Miguel Oliveira na Trackhouse Racing.

O piloto registou o melhor tempo da sessão mantendo a superioridade da Boscoscuro, que viu o seu segundo homem, o espanhol Fermin Aldeguer (Boscoscuro), registar o sexto tempo da sessão.

O tailandês Somkiat Chantra (Kalex) e o espanhol Manuel Gonzalez (Kalex) foram os mais directos perseguidores do japonês, com o italiano Tony Arbolino (Kalex) e o inglês Jake Dixon (Kalex), também a levarem a melhor sobre o segundo homem da concorrência.

Em Moto3, a “acelerar em casa”, a KTM colocou seis motos, nas 10 primeiras posições, mas viu as duas primeiras posições ficarem ocupadas pela concorrência.

O colombiano David Alonso (CFMoto), que comanda o campeonato, a registar o melhor tempo, à frente do espanhol Daniel Holgado (GasGas), com o australiano Joel Kelson (KTM), terceiro, a ser o mais rápido entre os pilotos da marca austríaca.

MELHORES TEMPOS

MOTOGP – Jorge Martin (Ducati), 1’29,654”; Franco Morbidelli (Ducati), 1’29,872”; Pol Espargaro (KTM), 1’29,944”; Francesco Bagnaia (Ducati), 1’29,964”; Brad Binder (KTM), 1’30,236”; Pedro Acosta (KTM), 1’30,283”; Maverick Viñales (Aprilia), 1’30,300”; Fabio Di Giannantonio (Ducati), 1’30,339”; Joan Mir (Honda), 1’30,388”; Alex Marquez (Ducati), 1’30,400; …; Miguel Oliveira (Aprilia), 1’32,040”. Treinaram mais dois pilotos.

MOTO2 – Ai Ogura (Boscoscuro), 1’34,233”; Somkiat Chantra (Kalex), 1’34,341”; Manuel Gonzalez (Kalex), 1’34,361”; Tony Arbolino (Kalex), 1’34,505”; Jake Dixon (Kalex); 1’34,548”; Fermin Aldeguer (Boscoscuro), 1’34,713”; Aron Canet (Kalex), 1’34,769”; Joe Roberts (Kalex), 1’34,779”; Darryn Binder (Kalex), 1’34,797”; Celestino Vietti (Kalex), 1’34,872”. Treinaram mais 22 pilotos.

MOTO3 – David Alonso (CFMoto), 1’40,331”; Daniel Holgado (GasGas), 1’40,573”; Joel Kelson (KTM), 1’40,793”; David Muñoz (KTM), 1’40,802”; Ivan Ortola (KTM), 1’40,815”; Tatsuki Suzuki (Husqvarna), 1’40,846”; Ryusei Yamanaka (KTM); 1’40,846”; Jose Antonio Rueda (KTM), 1’40,908”; Stefano Nepa (KTM), 1’41,020”; Collin Veijer (Husqvarna), 1’41,065”. Treinaram mais 17 pilotos.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *