AUTOLOOK

Honda apresenta “concept car” dos anos 80

A Honda irá trazer de volta ao público o seu primeiro “concept”, o Honda HP-X, durante a Monterey Car Week – um dos maiores encontros mundiais de entusiastas de automóveis e desportos motorizados.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

Concebido e produzido pela famosa casa de design italiana Pininfarina, e fazendo a sua primeira grande aparição pública em 1984, o revolucionário HP-X (Honda Pininfarina eXperimental) precedeu o desenvolvimento da primeira geração do superdesportivo NSX.

Após extenso restauro efetuado na Pininfarina em Itália, o lendário Honda HP-X será apresentado na classe “Wedge-Shaped Concept Cars” na 73ª edição do Pebble Beach Concours d’Elegance, no Domingo, 18 de agosto de 2024.

Para o diretor de design da Acura e juiz honorário do Pebble Beach Concours. «o concept Honda HP-X foi a estrela no salão automóvel italiano de Torino de 1984, apresentando elementos de excelência em engenharia e design de vanguarda, com um estilo em forma de cunha que continua a inspirar as futuras gerações de designers e engenheiros de automóveis».

«O papel inovador do HPX e um impacto inegável na indústria, realçando o nosso compromisso em ultrapassar os limites do que é possível no design automóvel», sublinhou o responsável.

O HP-X utilizou aerodinâmica avançada, incluindo efeito de solo e soluções de arrefecimento inovadoras no motor V6 DOHC de 2.0 litros e 24 válvulas montado ao centro, baseado no motor de corrida Honda F2.

O concept não tem portas e, em vez disso, apresenta uma capota de Pespex amovível de peça única, ao estilo de um avião a jacto. A parte de trás da capota estende-se numa estrutura com duas funções principais: melhorar o aspecto aerodinâmico e servir de travão pneumático controlado pelo condutor.

Além disso, o HP-X explorou a utilização avançada de materiais alternativos, incluindo painéis alveolares, fibra de carbono e Kevlar para reduzir o peso e melhorar a performance. O interior do HP-X explorou novos níveis de conforto, ergonomia e funcionalidade, graças a uma extensa pesquisa de estilo.

O sistema eletrónico de apoio à condução, desenvolvido pela Honda, apresentou características avançadas, incluindo telemetria em tempo real, GPS, e avisos sobre as condições de estradas através de um sonar especial – tecnologias atualmente comuns.

«O Honda HP-X é um exemplo ideal da capacidade única da Pininfarina de apresentar ideias inovadoras através de “concept cars” que definem tendências futuras», afirmou Felix Kilbertus, diretor creativo na Pininfarina.

«Na Pininfarina, esforçamo-nos por infundir os nossos valores de excelência de design em cada projeto, assegurando que a essência da marca com a qual colaboramos permanece intacta, enquanto olhamos com confiança para o futuro», sustentou Felix Kilbertus.

O HP-X não entrou em produção, mas a sua influência nos modelos Honda subsequentes e no panorama automóvel em geral é inegável. É um testemunho do espírito inovador da Honda e da Pininfarina, inspirando futuros desenvolvimentos na indústria automóvel.

Concebido com foco no avanço da tecnologia, o concept HP-X serviu de banco de ensaio para novas ideias, tecnologias e princípios de engenharia ambiciosos que viriam a ser vistos em modelos posteriores da Honda, particularmente no NSX de motor central e dois lugares que estreou poucos anos depois.

Concebido e desenvolvido no Japão, a primeira geração do NSX incorporou muitas das ideias e inovações exploradas pela primeira vez no HP-X, cimentando firmemente o lugar do concept na história automóvel. Dimensões do concept HP-X: comprimento – 4.160 mm; largura – 1.780 mm; altura 1.110 mm.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *